Manutenção do fim de semana

André Brugnerotto

Hellspeed69
Olá pessoal

Sábado dediquei o dia à manutenção do A3, minha intenção era limpar e verificar o estado do intercooler, arrumar as presilhas onde o motor de altura dos faróis ficam conectados e trocar as velas de ignição. Tirei somente algumas fotos principalmente do intercooler para mostrar pro pessoal que este componente as vezes é interessante limpá-lo por fora.

Quilometragem do Carro: 83100
as fotos foram tiradas de um celular meio antigo então a qualidade não é la aquelas coisas

Frente desmontada




Fica a dica, inspecionem o intercooler para verificar se não esta obstruído por sujeira, e se puder limpem para evitar que o carro perca desempenho principalmente em subida de serra e na estrada onde o turbo é mais exigido.


Cuidem ao limpar pois é uma peça maleavel, usei a VAP com um jato bem disperso e de uns 50cm de distancia pelo menos para tirar toda essa gosma que não saiu facil, parece poeira mas esta misturada com óleo que formou tipo uma borra, usei Veja multiuso e Car80 para ajudar a dissolver.

IC lavado e Montado


sobre os faróis e as velas não tirei fotos, mas no caso do farol colei os cacos que sobraram da presilha com massa epoxi, superbonder e usei um pino de aço para dar mais resistencia, As velas substitui as que eram originais ainda NGK pelas Beru de platina, paguei R45,00 em cada em uma loja no prado velho aqui em Curitiba (Qualiparts) que trabalha com importação de peças (eles tem varias em estoque), esta loja tem sede física e o foco deles é importação, tenho um parente que trabalha lá e também é proprietário de um A3T tip e pode ajudar principalmente com peças de motor.

agradecimento ao @RafaPR pelo espaço cedido e ajuda na brincadeira!
 

gabrielm

Novato
Olá pessoal

Sábado dediquei o dia à manutenção do A3, minha intenção era limpar e verificar o estado do intercooler, arrumar as presilhas onde o motor de altura dos faróis ficam conectados e trocar as velas de ignição. Tirei somente algumas fotos principalmente do intercooler para mostrar pro pessoal que este componente as vezes é interessante limpá-lo por fora.

Quilometragem do Carro: 83100
as fotos foram tiradas de um celular meio antigo então a qualidade não é la aquelas coisas

Frente desmontada




Fica a dica, inspecionem o intercooler para verificar se não esta obstruído por sujeira, e se puder limpem para evitar que o carro perca desempenho principalmente em subida de serra e na estrada onde o turbo é mais exigido.


Cuidem ao limpar pois é uma peça maleavel, usei a VAP com um jato bem disperso e de uns 50cm de distancia pelo menos para tirar toda essa gosma que não saiu facil, parece poeira mas esta misturada com óleo que formou tipo uma borra, usei Veja multiuso e Car80 para ajudar a dissolver.

IC lavado e Montado


sobre os faróis e as velas não tirei fotos, mas no caso do farol colei os cacos que sobraram da presilha com massa epoxi, superbonder e usei um pino de aço para dar mais resistencia, As velas substitui as que eram originais ainda NGK pelas Beru de platina, paguei R45,00 em cada em uma loja no prado velho aqui em Curitiba (Qualiparts) que trabalha com importação de peças (eles tem varias em estoque), esta loja tem sede física e o foco deles é importação, tenho um parente que trabalha lá e também é proprietário de um A3T tip e pode ajudar principalmente com peças de motor.

muito bom.

me diz uma coisa. as chaves que preciso pra desmontar o pc e o ic, farol....quero fazer essa mao ai tambem.
 

Cfacioli

Membros VIP
Muito bom hein !!

Pena as fotos terem ficado pequenas, pelo menos pra mim.

Ps: tinha mto óleo no intercooler?



Sent from my iPhone using Tapatalk 2
 

Reinaldo.a3

Membro
poxa, muito bom esse trabalho. Gostei !!!
...mas me diz uma coisa....houve alguma melhora no desepenho depois dessa bela limpeza no IC ?

Antecipados agradecimentos,
Reinaldo
 

freple

Membro
WD40 vai mto bem pra tirar borra (óleo+sujeira)...SNME se no intercooler tiver resquícios de óleo é pq a turba esta babando e vai pedir arrego em breve!
 

fatcho

Membro
será q água quente não ajudaria a soltar essa borra de sujeira e oleo?

boa essa eim... assim q tiver um espaço vou ver o meu para efetuar esta limpeza...
 

André Brugnerotto

Hellspeed69
muito bom.

me diz uma coisa. as chaves que preciso pra desmontar o pc e o ic, farol....quero fazer essa mao ai tambem.

Vc precisa de chaves torx, chave para parafuso sextavado 10mm, chave de fenda, se for tirar os faróis precisa de uma chave longa Torx ou Allen (também serve) para conseguir remover o farol sem ter que ficar se espremendo no cofre para acessar o parafuso, tem que ser uma chave reta para colocar nos 2 buraquinhos que tem nos cantos, próximo ao pisca que dão acesso ao parafuso que fixa o farol por baixo.
tem tutoriais no forum de como remover os choques, mas qualquer coisa posso ajudar tb

Muito bom hein !!

Pena as fotos terem ficado pequenas, pelo menos pra mim.

Ps: tinha mto óleo no intercooler?



Sent from my iPhone using Tapatalk 2

A quantidade de óleo que tinha é aquela que esta sobre o jornal ali, deixei escorrendo por uns 20-30 minutos, e depois lavei por dentro do IC jogando Veja e Car80 + VAP.
clique nas fotos que aumentam, depois que abrir no imageshack clique na Lupa que aparece canto superior direito quando vc passa o mouse sobre a foto, mas elas não são muito grandes mesmo não, esqueci de pegar minha câmera no dia, ai onde fiz a manutenção é na casa de um amigo.

poxa, muito bom esse trabalho. Gostei !!!
...mas me diz uma coisa....houve alguma melhora no desepenho depois dessa bela limpeza no IC ?

Antecipados agradecimentos,
Reinaldo

dificil dizer, melhora de potencia acho que não da não, o que vai melhorar é a fadiga, se o ar n refrigera a injeção começa a retardar o ponto de ignição para não bater pino, por isso vc sentirá melhora mais em estrada, subida de serra, mas na cidade acho dificil, a não ser que vc fique pisando semáforo a semáforo direto e começe a esquentar toda a pressurização, ai o IC ajuda a resfriar e manter a mesmo desempenho.

WD40 vai mto bem pra tirar borra (óleo+sujeira)...SNME se no intercooler tiver resquícios de óleo é pq a turba esta babando e vai pedir arrego em breve!
Esqueci do WD40 hehe, então, é um sinal sim, mas um pouco é "normal", as mangueiras estavam razoavelmente limpas, não esta subindo óleo para a admissão ainda, acho que aguenta mais um tempo a turbina ainda. :rolleyes:
 

Júnior

Antoniooo Nunessssssss!!!!!!!
Muito bom hein André!!!

nesse final de semana eu tbm fiz algo parecido...só que tirei os faróis pra trocar as lentes e aproveitei troquei o inlet tbm pelo forge que eu comprei...trabalheira do cão, mas recompensante no final.
 

André Brugnerotto

Hellspeed69
Muito bom hein André!!!

nesse final de semana eu tbm fiz algo parecido...só que tirei os faróis pra trocar as lentes e aproveitei troquei o inlet tbm pelo forge que eu comprei...trabalheira do cão, mas recompensante no final.
Aproveitando, eu queria limpar as do meu por dentro, mas elas não saem.. além dos grampinhos tem uma cola para vedação correto? os faróis do seu car são Depo ou Hella?
 

Júnior

Antoniooo Nunessssssss!!!!!!!
São Hella.
Essa cola é muito difícil de tirar mesmo...usei o secador de cabelo da minha mulher e fui derretendo ao redor pra amolecer ela e soltar as lentes...vou postar la no DIY
 
Dae rapaziada, revivendo o post.

Sobre a limpeza do IC eu não vi nada dizendo que é preciso fazer de tempo em tempo, seria mais se notasse que a algum vazamento de óleo ou formando pingos d'água em volta.

Liguei na Master Cooler Brasil aqui em Curitiba e os mesmos me informaram que pra fazer a limpeza preventiva, seria um capricho, por não apresentar defeito. E o custo pra limpar e deixar tudo em ordem é de R$ 200,00.

Como gosto de deixar o carro zerado, to pensando em ir fazer essa limpeza preventiva.
 
Topo