MAF - Sensor de temperatura

Boa tarde pessoal, eu tenho um Audi A3 2001, 1.8 aspirado, e de uns tempos pra cá ele vem falhando na gasolina e fraco no gás. Fui à várias oficinas e fizeram limpeza de bicos, inclusive mandaram "queimar" a gasolina do tanque toda, mas nada. Ontem fui a outra oficina e quando passaram o scanner, houve a indicação que o sensor de temperatura do MAF estava fixada em 19.5 graus. Cheguei em casa e desmontei o MAF para olhar e limpar. Verifiquei que não tem o sensor de temperatura, ou não tem ou se soltou. Gostaria de saber se alguém sabe que tipo de sensor é esse? NPC, PTC, PT100, diodo? Se termoresistor, qual a resistência dele? Desde já obrigado!
 

Júnior

Antoniooo Nunessssssss!!!!!!!
sensor de temperatura no MAF??.....pow, eu achava q o MAF media a quantidade/fluxo de ar admitido apenas.
 

chedid

Administrador
é que alguns mafs têm junto o sensor de temperatura (acoplado).... acho que o maf com 5 fios é assim...
 
Olá pessoal, eu fiz um teste e coloquei um NPC de 10K no lugar disponível para o sensor e a potência do carro aumentou bastante, mas ainda não o suficiente para eliminar as engasgadas. O MAF do Audi 2001 é um MAF conjugado, com medição de massa e temperatura, na verdade é a medição mais exata possível da vazão. O que acontece é que a central de controle de disparo dos bicos, precisa da referência de temperatura do ar de combustão para que adiante ou atrase os pulsos. Obrigado pelos comentários pessoal. Abs.
 

RafaPR

Consultor Técnico
julioduque disse:
Olá pessoal, eu fiz um teste e coloquei um NPC de 10K no lugar disponível para o sensor e a potência do carro aumentou bastante, mas ainda não o suficiente para eliminar as engasgadas. O MAF do Audi 2001 é um MAF conjugado, com medição de massa e temperatura, na verdade é a medição mais exata possível da vazão. O que acontece é que a central de controle de disparo dos bicos, precisa da referência de temperatura do ar de combustão para que adiante ou atrase os pulsos. Obrigado pelos comentários pessoal. Abs.

Amigo, na realidade a massa de ar é medida através da temperatura!

Em resumo, acho muito difícil vc tentar arrumar a MAF, o mais certo e mais fácil é comprar uma nova mesmo!
 
Quando desmontei o módulo MAF, existem dois terminais para encaixar um sensor, pela simbologia é um sensor resistivo, mas não havia sensor nenhum, procurando módulos MAF no ML, eu encontrei uma foto onde mostra um sensor exatamente onde está faltando no meu, logo associei a mensagem do scanner que indicou falha na medição de temperatura do MAF. Ficou a dúvida se alguém arrancou o sensor ou se ele se desprendeu, já que não é soldado, apenas encaixado. Vou voltar na oficina e testar com outro MAF de outro Audi e ver se muda algo. A minha urgência em saber o sensor usado era para não desembolsar um dinheiro, tendo eu, sensores em casa. Tudo é princípio de física, e tem que seguir um padrão. Obrigado a todos pelos comentários.
 

chedid

Administrador
sim notei que vc mexe com eletronica usando um ntc de 10k hehehe (usado para desarme por temperatura de módulos.... mas cara, se for só o sensor faltando vc acaha um maf usado quebrado que tem este sensor bom....
 
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