Lastro/balanceador do eixo traseiro A3 8L / Golf mk4

JulioRJ

Membro
Galera, tava pesquisando no ETKA pra ver o código da bucha traseira e encontrei esse negócio:

balance weight 1J0505563

As únicas referências que encontrei estão em linguas eslavas/russo/sei lá e ficou diícil de traduzir.

Parece que pesa cerca de 10kg e são para dar peso positivo no eixo. Pensei em arrancar isso fora, já que rodo com rodas 17 e pneus 225/45 bem pesados...

Alguém tem experiência com isso?

1318853870.jpg

oz2j.jpg

ebff0b2s_960.jpg

2015_01_16_21_11_46_251725_P1130134.jpg

ps: eu sei que o engenheiro estudou anos pra colocar esse peso aí, mas meu carro não está original e saber o real motivo desse tarugo de aço aí pode me ajudar a decidir se vou me intrometer no projeto do cara rsrs

abraços!

djleob

Membro
olha, pesquisei um pouco aqui e acho que entendi.
Pode ver que nas referências há sempre um valor em Hz, frequencia, então creio que esse peso não é apenas pra "dar peso", mas, como massa é sempre inversamente proporcional à frequencia de ressonância, aumentando a massa do eixo, abaixa a frequencia de ressonância da peça, provavelmente evitando algum tipo de ruído que existia em alguma condição específica. E ressonância gera vibração , o que gera fadiga de material, e logicamente, barulho.

Não sei se meu carro tem isso, mas fiquei curioso. Vou lá ver.
Se tiver, no meu, não tiro hehehhee...

JulioRJ

Membro
é eu também imaginei que poderia ser algo do gênero por ter uma frequencia ali, só que imaginei que teria a ver com os pneus (pra economizar pneu)

e tb pra baixar o centro de gravidade, mesmo q seja uma merreca...

hj to fazendo suspensao se tiver tempo vou la na oficina pra ver se tem