Líquido Arrefecimento - Audi A3 1.8 Aspirado - 1997

Glad

Novato
Olá amigos!
Uma dúvida que sempre tive a respeito não só de Audi como de todas as outras montadoras.

Qual é a proporção certa de aditivo no liquido de arrefecimento?

É recomendado colocar apenas aditivo?
É recomendado colocar apenas água mineral?
É recomendado misturar água/aditivo? Qual proporção?

Farei a limpeza do meu sistema agora fim do mês junto com troca de bomba d'agua, correia dentada, tensor hidraulico e rolamentos, inclusive, um novo reservatório. Por esse motivo, queria tirar essa dúvida.

Obrigado desde já.

G3ORG3

Membro
Depende do aditivo. Se o aditivo for o pronto pra uso, como o nome já diz, não precisa misturar com água. Basta comprar a quantidade do sistema e boa. Se for concentrado, aí você coloca na proporção que desejar... Mas 50/50 já tá de boa. Utiliza água desmineralizada pra temperar o aditivo. Não é recomendado usar somente o aditivo concentrado no sistema, sempre deve ser misturado..

Eu tenho esse aditivo Havoline XLC 50/50 pra venda, caso tenha interesse. É pronto pra uso e atende a norma g12 da VW. Inclusive uso no meu carro.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-742182995-aditivo-radiador-havoline-xlc-5050-diluido-koube-delphi-_JM

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Andr3T

Membro
Segundo o manual técnico da Audi, você pode usar entre 40% e 60% dependendo da temperatura onde vive. No Brasil (país tropical), o recomendado é usar 40%, pois não necessitamos muito do efeito anticongelante, e segundo a própria VW/Audi, quando você aumenta de 40% para 50 ou 60%, o que muda é a capacidade de anticongelamento que aumenta, o efeito antioxidante continua o mesmo, porém concentrações acima de 40% começam a diminuir a capacidade de transferência de calor da água. Por isso eles recomendam, aqui, usar 40%.

Glad

Novato
Muito obrigado meus amigos.
Farei pesquisas a respeito desses anti-cogelantes. Até fim do mês já está tudo no local.

Obrigado amigos.