Kit Turbo no Aspirado ou trocar por Turbo 180HP?

pedro1292

Novato
Boa noite pessoal, pois bem, eis meu dilema:

Um background: Comprei meu A3 (2002 aspirado manual) há quase 3 anos com 120.000 km, e com 140.000 deu pau no motor e refiz o mesmo. Na verdade, desde então, a suspensão quase toda foi trocada, freios, embreagem, pneus e mais um detalhe ou outro que sempre aparece. Hoje o carro está com 160.000km, mas tá bem, não sinto nada "pronto pra dar problema".

É bom deixar claro também que não entendo muito de mecânica, muito menos de preparação. Além disso, não espero um foguete, mas venho querendo fazer um upgrade há um tempo. Pesquisei um pouco e encontrei um desses kits turbo que aparentemente vem tudo que precisa. Esse SPA por sinal, me me chamou a atenção. A primeira pergunta é: Vem tudo que eu preciso pra turbinar o carro, ou é preciso trocar mais alguma coisa? Escapamento, intercooler, etc...

A segunda pergunta seria, vale a pena? Eu preciso de um carro confiável, pois pego estrada com frequência. Um upgrade assim diminui a confiabilidade do carro ou estaria dentro do que o conjunto motor/transmissão suporta? É só instalar o kit e pronto, ou precisa fazer mais coisa (reprogramação, etc)?

Outra dúvida é: quanto de potência se ganha com algo assim? Chega em uns 180cv? A confiabilidade é mais importante que a potência no meu caso e não faço questão de um monstro das pistas (por enquanto! HAHAHA).

O dilema em si é, vale mais à pena ficar com esse carro, que já conheço, tenho histórico de manutenção e tudo mais, e fazer o upgrade, ou se é melhor procurar um turbo 150cv ou 180cv mais novo que o meu? Um fator complicante é que tenho olhado e está difícil achar um manual com boa quilometragem, relativamente perto de onde eu moro (Joinville, SC) e num preço razoável (até uns 25 mil).

Pela região onde moro, acho que são as soluções mais simples, mas se tiverem mais alguma sugestão, estou aberto à opiniões.



Desde já agradeço a ajuda de todos e peço desculpas pelo texto longo.
Pedro.
 

Tiagobel

Membro
Esse link da SPA não se refere a um "kit turbo", apenas um coletor de escape e uma turbina. Ainda faltam MUITA coisa pra instalar no seu carro.

Não é impossível instalar um "kit" no seu A3 aspirado, mas é muito mais barato e confiável trocar o seu por um 150 ou 180. Com R$25.000 você consegue pegar um A3 turbo em bom estado.
 

pedro1292

Novato
Santa ignorância Batman! hahaha

Obrigado pela resposta Tiago. Imaginei que não fosse lá das melhores ideias realmente.

Por curiosidade, aproveitando o tópico, o que mais faltaria de peças pra instalar o turbo?
 

Tiagobel

Membro
Bem por alto:

-Turbina e coletor
-Wastegate
-Pressurização
-Blow off
-Downpipe e escape
-Bicos injetores maiores
-Linha de óleo e retorno
-Embreagem reforçada
-Intercooler
 
Falta mais coisa hem Tiagobel:
- acerto
- linha de refrigeração da turbina (se for aplicado)
- bomba de combustível (não sei se a original aguentaria)
- manômetro de turbo, pressão de óleo e wideband (tb incluiria um de pressão de combustivel)
- regulador de pressão de combustível
- velas (creio que a original não fique bom num sobrealimentado)

Muito melhor pegar um original turbo
 
Cara, eu tenho um a3 150cv e acabei de fazer um up de turbina nele e comprei esse kit Spa upgrade de para a3 e Golf 1.8 20v turbo. No meu caso o meu kit é diferente deste ao qual vc citou, mas sei que lá tb fazem o kit para o motor 1.8 20v asp.
Agora devo dizer algo sobre o kit que eu comprei da Spa que é diferente daquele que é para o seu motor, mas que no meu entendimento deva ser algo semelhante.
O kit em si não é ruim, mas pelo preço que eles cobram não vale a pena, os mangotes de pressurização não são nem de silicone, e o filtro de ar é coisa de se dar risada, ele é péssimo. Meu mecânico mesmo não utilizou várias peças que veio no kit pq era óbvio que poderíamos e fizemos coisa muito melhor, mas enfim, o kit é bom mas eu não recomendo pelo custo/benefício não.
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O kit não vem a turbina, e ele tem muito mais peças que não estão na foto, como os mangotes, braçadeiras, manômetro e outros detalhes.


Em questão de confiabilidade posso dizer que qualquer carro bem montado, bem acerto, e com revisões em dia não te dará dor de cabeça, sendo ele turbo ou não, mas agora se compensa vc montar um turbo no seu carro ou pegar um outro já turbo fica difícil dizer, pq tudo vai do que vc vai querer. Você diz que não quer muita coisa, só quer algo "um pouco mais forte", mas quem tem um 150cv tb não quer muita coisa, só quer 200cv, e quem tem 200cv é a mesma coisa, quer 300, e assim a coisa só vai aumentado.

Posso te dizer que colocar minha turbina nova(k16) foi praticamente turbinar meu carro novamente do zero, pq quase todo kit turbo original do carro foi substituído, então, uma coisa que eu acho de extrema importância para vc escolher oq vai fazer é saber qual o limite de potência e torque que esse seu motor asp aguenta com miolo original, pq os 150 e o 180 originais de câmbio manual, salvo engano, aguentam 350cv com limite de torque de 45 para as bielas e 50 para o câmbio.

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pedro1292

Novato
Muitíssimo obrigado pelas respostas senhores, acho que vou procurar um turbo original mesmo.

Uma dúvida, quando vejo o pessoal dizendo que o 150 chipado vai pra 180+cv, é preciso algum tipo de reforço no carro ou ele aguenta sem upgrade?
 
150 com remap vai pra uns 210
180 com remap vai pra até 225 (isso no GTI, sei que turbina do A3 é um pouco menor)
em ambos os casos não necessita de nenhuma outra modificação!
 
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