Kilometragem adulterada - mitos e verdades!

Thomas

Administrator
Pessoal, esses dias conversando com uns amigos sobre voltar o velocimetro de carros, aqui em Riberão Preto é bem comun o pessoal adulterar/voltar a kilometragem dos veículos por R$ 50,00 apenas...

E me foi dito, que até nos importados, como os audis é possível fazer isso sem deixar vestígios...
O procedimento é relativamente simples, mas da um pouco mais de trabalho do que os carros comuns. O procedimento que me foi dito é que o cara reseta a central do veículo e depois coloca a kilometragem desejada.
Isso procede? ou é impossível?
Será que dessa forma não fica vestigio algum? mesmo passando o scaner?

Como estou também a procura de um A3, não quero ser enganado e preciso saber exatamente o que é verdade e o que não é para poder questionar garagistas e proprietários de veículos...

Abração

Thomás Lélis

PS: procurei algum topico relacionado mas não encontrei, caso exista, por favor podem repassar...

Jordaum

Aro 99
Thomas,

Essa adulteração do hodômetro é crime, mas infelizmente é muito comum.

Quem frauda o hodômetro ou vende carros adulterados comete crime contra as relações de consumo, previsto na lei 8.137/90. A pena varia de dois a cinco anos de prisão.

Infelizmente aqui em BH, por exemplo, é a coisa mais comum que tem. Em nenhuma revenda vc acha carros com mais de 100mil km, independente do ano.

Sobre o A3, é muito fácil também, não requer nem mesmo desmontar o painel. Com um cabo VAG-TACHO ODB2, em menos de 1 minuto eles colocam a km que quiser.

Sobre "resetar a central", já ouvi falar também, mas uma pessoa que entende muito do assunto disse que isso não é um procedimento comum, muito complicado de fazer e que provavelmente o valor cobrado não compensaria, devido as riscos e tal. Esse valor de R$50,00 é o serviço que é feito somente no painel, via cabo. E ao contrário do que vc falou, no A3 e outros carros com ODBS é mais fácil que nos "carros comuns" (pois nestes tem q remover o painel).

Se vc quer comprar um carro cuja a chance de ter a km voltada é menor, procure um carro que tenho as revisões carimbadas no manual, assim vc pode analisar as datas e a km percorrida dentro de cada período, o que pode evidenciar ou não a fraude.

Ex: Uma vez eu vi um Audi S3 2002 a venda que a km do painel era de 60mil km, sendo q a km da última revisão era de 50mil, sendo que foi feita há mais de 6 anos. Ou seja, o carro de 2002 a 2008 rodou 50mil km, e de 2008 a 2010 rodou apenas 10mil. Então, se o carro não mudou de dono, e caiu na mão de um que roda pouco, teve alguma coisa errada ai.

[]s,

Jordaum

Aro 99
ahh, esqueci de comentar que há 4 dias a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3.740, de 2008, que determina a inclusão da quilometragem rodada no Certificado de Registro e Licenciamento anual do Veículo.

Acredito que isso vai melhor um pouco as coisas, mas não vai evitar, por exemplo, que a pessoa que compre um carro zero, rode uns 100mil em 1 ano, depois volte a km antes de fazer o licenciamento anual. Ou ainda, que a pessoa q rode muito sempre volte a km antes do licenciamento.

Mas isso vai evitar que as revendas façam a adulteração, que é o que mais ocorre.

[]s,

Thomas

Administrator
Então Jordaum, de fato é crime mesmo e sou totalmente contra tal procedimento....
Um amigo meu comprou uma Montada 2008 com 70.000k. E estavamos verificando filtros e etc e no filtro de ar tava uma etiqueta de " trocado com 120 mil kilometros".. kkk
Ele ficou puto.. 3 dias que tinha comprado, fui com ele na garagem, chamamos o dono e ele devolveu o dinheiro na hora.. sob pena de chamarmos a policia e etc...

Eu também vi que tinha um projeto de incluir no documento algum tipo de colisão que o veiculo tenha sofrido....

Sobre a kilometragem, pelo menos diminuiu um pouco esse costume brasileiro...

Mas sobre voltar o velocimetro, minha duvida é: pelo scaner conseguimos verificar na central ou em outro lugar a kilometragem do veiculo? se fica na " memória" do veículo a kilometragem atual...

Abração

gabrielm

Novato
seguinte. pelo que ando lendo a respeito reprogramar a central influi em reprogramar outras coisas tambem. nao valeria a pena. (acredito eu). e se alterar apenas no painel, alguem que tenha o vag tem como ver pois, como tu disse, alem da que aparece no painel tem a que fica na central (que tem uma diferença de até 10% da km que esta no painel)...

esses tempos apareceu alguem aqui que achou um 2002 com 32k km. eu nao acredito. dae o carro ficou mais tempo parado do que andando. o que pode nao ser bom no fim das contas...

lipeloko

Novato
isso eh rotina ja..infelizmente......um macete que tenho de astra..corsa..montana..eh q qdo adulteram..as ilumação de cada numero fica com intensidade diferente..

mas qq carro da pra fazer...ate de i30...eu soube q fizeram...

roxo

Moderador
Meus caro,

ë foda mesmo .. mas também ja me disseram que os argolas ano 2000, painel jaeger .. não tem como alterar .. mas não pesquisei se isso é verdade !!!!

markinho

Membro
Meu audera 03 está com 163km rodados, acho que adulteraram pra mais. uauahuhauaha... Brinks...

Quem adultera a quilometragem é um maior FDP!! Pois aí o cara vai comprar um carro que está aparentemente "bonito", e pega um bruxo. huahuahu

Minha caranga está bem rodada, mas tudo em perfeitas condições, sou o terceiro dono do audeira, caro de cidade, sempre revisado, faço 95Km P/dia, troco de oleo e filtros a cada dois meses (estou ficando pobre, hehe). É um carro perfeito para todas as ocasiões... Agora, voltando ao foco, não vejo vantagem nenhuma em adulterar a kilometragem de um carro, pois uma pessoa que vai comprar um carro usado, DEVE por obrigação levar em uma oficina de confiança para avaliar o real estado do carro, motor e etc... Com isso a kilometragem não irá influenciar... É claro, minha opinião...

lipeloko

Novato
Pode crer Markinho...eu prefiro deixar a km original..e comprovar todas as manutenções....qdo compro peças e faço algum serviço..eu escrevo a km na nota ou no recibo do que comprei...hahahaha..e guardo tudo!

Mto melhor vender um carro com km alta mas que esteja todo em dia...

Rodinei

Moderador
Já comprei um Gol com km adulterada, mas qdo descobri nada mudou, pois andei com o carro antes, levei no mecanico e analisei o estado geral. Na minha opinião adulterar km ou comprar apenas com ela de referencia é um tremendo engano, o ideal é comprar o carro pelo estado de conservação e não pela km mostrada no painel.
Tem mais, desligar o marcador é fácil, então mesmo que marque uma km não garante que o carro rodou somente aquilo.

Vlw.

O pricipal é verificar o estado do carro, nos Audi, vendo o interior da saber se a quiometragem é real ou não. No Brasil é tão descarado isso que quando eu falo que meu A3 tem só 70 e poucos mil Km ja pergutam, "mas a quilometragem não é original né?".

Thomas

Administrator
isso é verdade mesmo.. o que manda em um veículo é o estado de conservação dele.. E para falar a verdade, é facil perceber se um carro é bem cuidado ou não....

mas fica ai também a dica, porque por mais importado oou não que o carro seja, por mais novo que seja, no exemplo do i30, é possivel fazer a adulteração sem deixar vestígios....
Mas claro, como dito, pelo visto com os carros mais sofisticados, vamos dizer assim, o trabalho requer um pouco mais de pericia!

Abração

Thomás Lélis

DiStefano

Membro
Antigamente o cara comprava um carro zero e rodava pouco, tem carros 2001 com 30,40 mil kms originais, já muitos 09/10/11, já tem 30,40 mil andado

Klaus

Membro
isso da km eh foda, logico que eh totalmente errado o cara adultera a km do carro, mas tem gente que soh se baseia nisso...

la na loja tinha uma spacefox 07, se nao me engano tava com uns 60, 70 mil rodado, mas em estado de zero km, carro muito novo, muito conservado...ia gente na loja olhava o carro ficava todo alegre, ate ve a km do carro ai desistia da compra...eh foda pq o cara via que o carro tava zero, mas soh de ve a km desistia...

mas eh possivel sim adultera a km de qlq carro, tem os mais faceis e os mais dificeis, mas todos possiveis