Junta do cabeçote,sera?

Maxweller

Membro
Após o sinal de liquido de arrefecimento assinalar no painel eu parei e esperei um pouco e verifiquei o nivel e constatei que estava meio pastoso, depois disso deixei o carro desligado um pouco e ao por agua o aviso sumiu,1 semana depois tornou acontecer a mesma coisa que foi ontem , ai fiz o mesmo processo e comprei o aditivo e fui para o mecanico trocar,ao chegar ao mecanico ele abre a o bocal onde se coloca o oléo no motor e verifica que existe uma borra nesse bocal igual ao do liquido de arrefecimento como se fosse de tampa de chaleira suada, só que verificando a vareta de oleo não se constata nada e se vê que o oleo está limpo,nisso o mecanico falou que que junta foi para o brejo e falou tenta nem andar com o carro,só que fica um dúvida comigo, o carro não está fervendo e ele estava dando o aviso de arrefecimento sempre quando o carro estava parado , quando eu sai para trabalhar e depois quando voltava para casa. Depois do mecanico ter falado que tinha que retificar o cabeçote ai fui embora e limpei a tampa para ver se suava denovo e estou monitorando, alguem tem algo para dizer sobre isso o que pode ser ou se será a junta queimada mesmo?

Obs. Em plena sexta feira 17:30 da tarde escutar um diagnóstico desse de cabeçote é para acabar com certos seres humanos.
 

Micuim

Membro
Max, geralmente a junta queimada mistura água com o óleo e vira uma borra esbranquiçada, muito parecida com leite condensado... Se isso acontece, fatalmente a temperatura vai nas alturas e é aí que o motor vai pro saco... Por vezes essa mistura não acontece instantaneamente, pois a junta pode ter um pequeno ponto de ruptura e ir misturando aos poucos óleo e água... Meu conselho é que você monitore o nível de água e óleo... Se qualquer deles se alterar, pode ser um indício de que a junta está permitindo a mistura... Mais importante é ficar de olho na temperatura do motor e no sinal de falta de lubrificação... Se a tempertura subir ou a luz do óleo acender, pere imediatamente, senão você terá que mexer na parte de baixo do motor... Se for só a junta em processo inicial de queima, você só gastaria com a troca dela, da junta da tampa de válvulas, óleo, líquido de arrefecimento e retífica (limpeza) do cabeçote... Talvez nem precise dar passe nele (plainar)... Agora, não existe essa de líquido "pastoso"... Água não é pastosa... Você adicionou algum aditivo na água? Alguns produtos não podem ser misturados, pois viram bôrra dentro do sistema de arrefecimento... No seu caso, se não é esse "leite condensado" e se não há sinal de água no meio do óleo do motor, sugiro que, primeiro, troque a água... Limpe o sistema, adicione aditivo recomendado pela fábrica e monitore... Mas limpe direito o sistema... Parece ter havido alguma reação química entre aditivos colocados na água...
 
Max e Micuim, tb existe uma outra hipótese, pode ser o resfriador de óleo danificado, geralmente uma pequena fissura interna nessa peça faz com que o óleo em maior pressão se misture com a água do reservatório de expansão e o fluído fica com aspecto de "chocolate" ou "café com leite" e o nível de óleo do cárter baixa. Aconteceu comigo, alguns me disseram que era junta do cabeçote, mas achei estranho pq o carro não perdeu potência. É bom considerar essa hipótese, se o problema for esse gastará muito menos. A peça (resfriador) é de alumínio e fica localizado abaixo do filtro de óleo (o filtro é rosqueado a ele). Qualquer dúvida poste aí...
 

Maxweller

Membro
Caros colegas Micuim e GustavoRibeiro, o acontecido foi ontem e meu carro não perde potência e nada só quando o motor está bem frio é que indica no computador de bordo para verificar o liquido de arrefecimento,e esta tarde eu pensando melhor e lado a lado com ele só analisando os fatos e o meu fato é bem parecido com o que o Gustavo falou, o liquido de arrefecimento está tomado por óleo, ai hoje só para tirar o excesso deixei o carro ligado e meti a mangueira no reservatório e tirei tudo o que consegui até ficar só a água e sabendo que o radiador inteiro está contaminado,ai segunda feira irei fazer os processos para ver o que aconteceu e se aconteceu algo de grave. Quando descobrir posto aqui o que me aconteceu!

Obrigado pela força,abraço.
 

Maxweller

Membro
Como prometido, fui até concessionária audi center do grupo ciavena em CAMPO GRANDE -MS hoje pela manhã, e logo cheguei e conversando com o mecanico e chefe da oficina, chegamos a conclusão que seria o resfriador de óleo mesmo que seria o principal problema,e depois dos achos e achados entre cliente e prestador de serviço fomos a parte que toca nós,o orçamento que seria a troca do resfriador de óleo,limpeza da linha inteira do radiador e do mesmo e troca de óleo e filtro que ao total somou uma bagatela de 1.780,00 dilmas brasileiras, ai vem a pergunta, será que uma resfriador de óleo custa 1.141,00 dilmas brasileiras e com 20% de desconto que eles falam cai para 912,00, eis a questão,será que está com o preço mesmo?
 
O resfriador de óleo custa entre R$150 a R$300

então resumindo, estão te cobrando um absurdo, te roubando, enfiando a faca, entre outras formas de dizer...

Dica do Marcão:

Veja o código da peça, compre na internet e leve para um mecânico honesto trocar, vai gastar o justo.
 

Maxweller

Membro
Intão , como prometido e achando que a bucha foi resolvida... Comprei o resfriador na crestana pelo part number no que estava no meu e chegado o produto ele foi trocado juntamente com filtro e oleo,ai ontem ao levar o carro para fazer a limpeza do sistema de arrefecimento o especialista que só trabalha no ramo condenou o meu radiador falando que tinha cozinhado borda de borracha nele e falando que se arrumasse ficaria meia boca, ai ele me orientou a comprar outro radiador que junta com a limpeza do sistema ficou em R$600,00, ai colocado um aditivo meia boca para fluir no sistema um pouco e tendo retorno semana que vem para colocar o g12, vamos ver se era só isso mesmo o problema com a viagem que farei a poucos momentos, abraços a todos que dialogaram e um bom final de semana...
 
Achei um radiador pra a3 150t ano 2000 ( nao sei se muda para as demais).
Da marca VALEO Achei ele por 250,00 .

isso no carnaval deste ano quando quebrou o meu xD
Abraços
 
Buenas Galera!

Minha primeira postagem aqui no A3 Clube,. fiz uma negociata num A3 1.8T 2001 e entrei para o mundo dos argolas... ;p
Rodei quase 1000km de boa até dar a primeira paulada no cárter, daí pra frente parece q zicou... hahaha

Entrei no fórum justamente pelo problema do resfriador de óleo, pensando que a junta e talvez o cabeçote tinham ido pro espaço, como qq iniciante em motores arrefecidos a "água", já q até então só era aficcionado nos motores VW a ar... Tenho um buggy em reforma, uma Variant 2 e um fusca pra trilha...

Vasculhando o fórum, já achei mil DIY's q vão me ajudar a resolver essas pequenas "características" que aparecem com o tempo nos argolas...

Agora vou colocar ele nos cavaletes e começar o processo de limpeza e troca do resfriador do óleo, filtro e afins, seguindo o DIY do roxo sobre a limpeza no sistema de arrefecimento. Agradeço a ajuda desde já, vou fazer as fotos de todo o processo e depois tento organizar pra compartilhar com vocês.

Uma outra coisa, a peça é a MESMA do SANTANA cód: 068.117.021B - uma dica pra galera q tá mais no interior e tem maior dificuldade pra achar peças, sem falar no preço...

Abração
 
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