Intercooler

Galera,

Dando inicio aos primeiros passos para meu up grade, fiz a troca do intercooler.

Negociei a venda da peça nova e sua mão de obra de instalação, lá com o pessoal da Supercooler. Dei uma leve chorada no preço e levei por R$ 850,00 já instalado.

Pensei que era bem rapida a troca, mas demorou mais de 2 horas. Foi necessário remover o para choque para depois soltar as conexões e trocar o dito cujo. Eita para choque dificil de soltar, aquelas travinhas de cima e dois parafusos perto da roda são chatos pra caramba.

Bom, durante a troca fiquei um pouco surpreso pois quando tiramos a borracha que vem da turbina, a mesma estava melada de oleo e fiquei preocupado, vou tentar saber o motivo. Já do outro lado, que vem da borboleta, estava tudo limpinho.

Vou tentar colocar umas fotos, só não aprendi ainda..kk

abs

Eduardo
 

gondimvitor

Novato
Eduardo Mercante disse:
Galera,

Dando inicio aos primeiros passos para meu up grade, fiz a troca do intercooler.

Negociei a venda da peça nova e sua mão de obra de instalação, lá com o pessoal da Supercooler. Dei uma leve chorada no preço e levei por R$ 850,00 já instalado.

Pensei que era bem rapida a troca, mas demorou mais de 2 horas. Foi necessário remover o para choque para depois soltar as conexões e trocar o dito cujo. Eita para choque dificil de soltar, aquelas travinhas de cima e dois parafusos perto da roda são chatos pra caramba.

Bom, durante a troca fiquei um pouco surpreso pois quando tiramos a borracha que vem da turbina, a mesma estava melada de oleo e fiquei preocupado, vou tentar saber o motivo. Já do outro lado, que vem da borboleta, estava tudo limpinho.

Vou tentar colocar umas fotos, só não aprendi ainda..kk

abs

Eduardo
Eita o cara da supercooler queria que eu pagasse, 1200! é normal tem um pouquinho de oleo! bem pouco nao muito, por exemplo na minha hks valve tem oleo, mas jah me disseram que é um pouco normal!abracos!
 

Andr3T

Membro
Nossa muito boa aquela foto com o intercooler OEM e o bombado. Muito grande a diferença, creio que em carro OEM não, mas em remapeados dá uma baita diferença tanto no quesito térmico quanto no fluxo. Eu tenho um 150cv remapeado e tem epocas aqui em Goiãnia que faz MUITO calor e é notável que o intercooler OEM satura, o carro perde uma leva de cavalos. Ai chega a noite, esfria, o carro é outro.
 
O meu 150 ta chipado na nascar.

Agora vou colocar um filtro conico que comprei do amigo Max, trocar a turbina por uma K04, + Inlet + velas Iridiun. Já estarei colocando um escape lá no Giba de 2,5 com Dp de 3", bicos do S3, dosador, embreagem stage 1 e quero remapear com o Over. Pareço criança de tanta ansiedade..kkk mas a receita federal esta me boicotando..kkk e eu ainda fico toda a semana ligando para o Bruno Rates, que tem uma paciência comigo rs

Vou tentar colocar as fotos e passo a passo do meu up
 

prisco

Novato
Fica legal demais esse setup, fiz recentemente e gostei demais!
Sobre o óleo, é normal um pouco sim, a turbina/respiros sempre jogam um pouco na admissão.
Liguei na Supercooler e fizeram esse mesmo preço mas ainda não decidi se vou de bombado ou frontal visando ter sobra para tão sonhada gtx2860! haha
 

Andr3T

Membro
Eduardo, o pessoal só fala bem desse setup, e se for fazer o acerto com o over, segue os conselhos dele pq ele deve acertar um A3 com K04 toda semana se brincar kkkkk, se bem que vc já está bem encaminhado.


prisco disse:
Fica legal demais esse setup, fiz recentemente e gostei demais!
Sobre o óleo, é normal um pouco sim, a turbina/respiros sempre jogam um pouco na admissão.
Liguei na Supercooler e fizeram esse mesmo preço mas ainda não decidi se vou de bombado ou frontal visando ter sobra para tão sonhada gtx2860! haha
Opa, é exatamente o que eu vou fazer ano que vem. Estou para pegar um A3 com câmbio manual, e inicialmente vou andar de K04 e ir comprando as peças, depois de juntar tudo, monto o que eu quero, que é exatamente a GTX2860R. Pegada em baixa, segundo o over, igual a K04 e empurra bem os seus digamos 320cvs na roda (será que chega a isso tudo na roda?). Quero fazer com bastante calma, freios montros gringos, suspa top também, pneus bons, alimentação, e o mais importante, como tenho retifica na familia, vou forjar 2.0 stroker levemente taxado na gasolina.
 

prisco

Novato
Empurra muito mais de 320cv na roda! ela tem mapa para 2,5kg de pressão, é forjada, dual ball bearing, coisa fina!!
A primeira fase será buscando o limite do motor oem e a segunda é stroker forjado com uns 11 de taxa e aí na base do tudo que dá da turba.. hahaha planos futuros e distantes no momento, tenho que me contentar de chaveiro k04.

@[member='Eduardo Mercante'] vc reparou algum atraso na pegada? Sentiu melhora em algum aspecto? Dê suas impressões sobre esse ic pra ajudar a turma.
Meu carro chega fácil nos 90 graus na admissão com o ic oem.
 

Andr3T

Membro
Eu acho isso muita pressão, no meu eu quero o acerto fino com no máximo 1,6kg de pressão de pico. Se com isso e essa turba e sendo 2.0 stroker taxado eu conseguir tirar uns 320cv na roda, estarei feliz rs.
 

prisco

Novato
Sempre vai querer mais! Andava de oem e imaginava a K04 e só, 1 mês depois já quero 300cv e assim vai.. vício do diabo esse! kkkkk
 
Bom,

Eu não percebi nenhuma alteração no carro, tanto na alta quanto na baixa, só com a troca do intercooler.

Para ser bem sincero, não sei se este intercooler ajuda mesmo ou não. Com o original, as colmeias ficam mais afastadas do para choque e ainda tem uma peça plastica que direciona o ar.

Como o novo intercooler é mais largo ele fica muito próximo do para choque e ainda perdeu esta peça plastica, que não cabe mais. O ideal seria o frontal, mas para fixar e passar as mangueiras deve dar muito trabalho, adaptação (gabiarra..rs) e eu não procurava por isso.

Quinta vou deixar o carro no Gimba para fazer o escape e sabadão se der tudo certo irei instalar o intake.....ai só esperar as peças chegarem para terminar.

Agora pensem num cara ancioso, assim estou ..kkkk

abs Andre, Prisco e demais
 

Andr3T

Membro
Com a turba original apenas chipado, dependendo do clima da sua cidade, não vai perceber nada mesmo não. Agora chega em algum lugar quente com uma K04 e com intercooler OEM pra tu ver rsrs, aqui em Goiânia por ex, o meu é notável o rendimento em dias que fazem 35 graus na sombra e na época de "frio" (12 graus).
 

MarceloA3T

Membro
Texto sobre intercooler:

[SIZE=10pt]O uso do intercooler remonta aos anos 30, 40 na aviação comercial com a instalação de turbos nos motores diesel cuja eficiencia em funcionamento oscilava entre 55 a 60%. Devido a baixa eficiência, geravam o aumento de temperaturas no ar comprimido que era produzido. E este aquecia tanto quanto maior fosse a altitude devido as baixas pressões atmosféricas porque obrigava a um maior trabalho do turbo por haver menor densidade de ar. Resumindo, quanto maior for o trabalho, maior a produção de calor transmitida ao motor.
Como medida preventiva ao baixo arrefecimento da temperatura, optava-se por uma maior quantidade de injecção de combustível, mas esta medida trazia inconvenientes como o aumento do consumo, redução da lubrificação devido a "lavagem" dos cilindros.
A solução óbvia passa, então, pela redução da temperatura do ar comprimido recorrendo ao intercooler.

O arrefecimento do ar é um dos assuntos tabus da termodinâmica. Basicamente, no mundo automóvel, consiste na redução da temperatura do ar, beneficiando a potência e a fiabilidade de um motor.
A escolha de um intercooler pode ter vários critérios. O espaço, o local, a disposição, a área frontal de arrefecimento, a construção e concepção, o tipo de metal, etc... e todos eles influenciam a eficiência do arrefecimento. Muitas vezes a decepção surge após a instalação.
A eficiência de um intercooler é dado em níveis percentuais.
Um intercooler 100% eficiente deve ser capaz de arrefecer o ar quente até uma temperatura igual à temperatura ambiente. Por norma, a eficiência de um intercooler é de 70%.

Também a oposição à livre circulação do fluxo de ar criado é imperativo na escolha de um intercooler. Demasiada contra pressão aumenta a temperatura, indo contra o objectivo da colocação de um intercooler. Este é um dos grandes factores tidos em conta durante o processo de concepção. Outro factor importante é a velocidade do ar. O ar necessita de estar em contacto com as paredes metálicas de arrefecimento, mas deve ser feito de forma rapida. Se o processo for lento, significa menos caudal por estagnação do ar. Nesse sentido, um intercooler bem concebido deve ter as linhas do core alinhadas com o fluxo de ar. No caso de intercooler de saídas opostas deverá ser assim:
[/SIZE]


[SIZE=9pt]http://img505.imageshack.us/img505/3055/icdh4.jpghttp://img505.imageshack.us/img505/3055/icdh4.jpg[/SIZE]

*Um frontal será mais eficiente, principalmente se tiver a entrada de ar de um lado e saida do lado oposto.
 

Andr3T

Membro
O intercooler do meio que aparece nessa foto não tem nada a ver kkkk, acho que ninguém em sã consciência fabricaria tal artefato. Mas o texto é legal, principalmente a parte histórica.
 

Andr3T

Membro
Esse ai que colocou é um diferente dos 3 mostrados na foto. Olhe novamente a foto e analise o fluxo do segundo intercooler, vai entender o que estou falando. Em poucas palavras, o ar no intercooler deve passar pela colmeia antes de sair, no intercooler do meio, uma parte do ar passa pela lateral e vai direto para a saída sem passar pela colmeia. Por isso que o que postou agora também não tem nada a ver com o da foto, pois ele foi bem pensado e todo ar passa pela colmeia. Sacou?
 

carozo

Novato
show cara vai ficar muito massa, recomendo na k04, no maximo 1,5-1,6 estorando no pico..... ja demoli todo o meu conjunto por usar intercooler original e muita pressao....com certeza seu carango vai fica show
 

Amabur

Membro
Comprei um dos IC mais baratos do ebay pra ver se valeria a pena...estou com ele ateh hj ahahahahahaha

Meu carro chegava a entrar em modo de proteção por causa da alta temperatura do IC bombado (Pré-detonação)...coloquei um frontal
de U$ 60,00, refiz parte a pressurização (bombado>IC frontal) e agora n passa dos 50~55ºC.

Gasto total em torno de R$ 850,00...
 
Topo