AlissonA3T
Administrator
BORRA DE ÓLEO
Qual o motivo da formação da borra?
Entre os motivos, destacamos os que são facilmente explicáveis:
- Falta de troca de óleo.
- Intervalos muito longos na troca de óleo.
- Mistura de diferentes tipos de óleo.
E outras teorias um pouco menos “digestivas”:
- Uso urbano – liga /desliga sem que o motor tenha atingido a temperatura
ideal de trabalho.
- Vapores de nosso combustível – vapores de enxofre contaminam o óleo.
- Qualidade do combustível.
O que é borra de óleo?
O óleo perde a viscosidade e engrossa, parecendo uma pasta do tipo “sabão
molhado”. Em alguns casos, o óleo petrifica formando cristais de óleo. Esta “pasta
de óleo” ou os “cristais de óleo” impedem, parcial ou totalmente, a circulação ideal
do óleo por todo o motor. Com a falta de lubrificação ideal, as peças internas ao
motor começam a sofrer desgaste, ocasionando o funcionamento incorreto.
Por que a luz de óleo acende?
Por gravidade, com o veículo frio, o óleo se encontra na parte mais baixa do motor
– carter de óleo. Ao darmos a partida, ou com o veículo em funcionamento, a
bomba de óleo – logo acima do carter - impulsiona o lubrificante por todo o motor
(até o ponto mais distante) a uma certa pressão. Antes da bomba existe uma
peneira metálica que tem a função de evitar/reter que impurezas entrem nas
partes internas e galerias do motor. Com a borra, esta peneira entope
(parcialmente ou totalmente) fazendo com que a pressão do óleo diminua ou não
exista. Esta pressão é lida por um sensor ligado ao painel – a “cebolinha de óleo”
– que quando é muito baixa ou nula, faz a luz de óleo acender no painel.
Qual a gravidade ?
Quando a luz de falta de pressão de óleo do motor acende no painel, é um sinal
de que o carro necessita de atenção. O mais comum é a necessidade de uma boa
limpeza, um procedimento trabalhoso, envolvendo materiais e serviços
específicos. Existem casos mais graves, desde um desgaste interno do motor,
do(s) cabeçote(s), e até o travamento total do motor – motor fundido.
http://img826.imageshack.us/img826/5027/borra3.jpg
Qual o procedimento para limpeza?
No início o serviço era realizado através da remoção da tampa das válvulas,
efetuando a limpeza da parte superior e em seguida removendo o carter do motor
e fazendo a limpeza do mesmo, do pescador de óleo e bomba de óleo. Para
limpeza das partes intermediárias - galerias do cabeçote e bloco, paredes laterais
e tubulações de difícil acesso – realizávamos o “flush” – químico detergente –
porém, nunca 100% da borra era removida. Após o funcionamento, era removido
mais uma vez o carter para limpeza final da parte inferior.
Serviço demorado, com custo elevado e sem a certeza do motor totalmente limpo.
O procedimento exigia mudanças.
Procedimento Correto:
-Remoção do conjunto motriz do veículo (motor).
-Remoção do(s) cabeçote(s) para banho químico / revisão / substituição de
retentores de válvulas em retífica especializada.
-Limpeza do bloco do motor e componentes. Verificação do estado das bronzinas,
bomba de óleo, virabrequim, pistões e anéis de pistões.
-Limpeza dos dutos de óleo, mangueiras e tubulações.
-Limpeza do corpo de borboleta.
-Verificação da necessidade de substituição do kit da correia dentada.
-Verificação da necessidade de substituição de peças externas ao motor, como
filtros, velas, correias, polias, carga de gás do ar condicionado e etc...
-Remontagem do conjunto e instalação no veículo.
- Teste de pressão e teste de rodagem.
Algumas peças e serviços envolvidos variam conforme a necessidade de cada
caso. (orçamento completo somente após desmontagem total do motor).
Materiais e serviços envolvidos em todos os casos:
• Jogo de junta completo do motor.
• Filtro de óleo.
• Óleo motor.
• Aditivo para radiador.
• Cola junta.
• Limpeza dos bicos injetores.
• Anel de vedação do bico injetor.
• Abraçadeiras para mangueiras.
• Material de Limpeza / Consumo.
• Limpeza / revisão / retífica do cabeçote
• Limpeza / revisão / retífica do bloco e componentes.
• Mão de Obra.
Recomendações:
O motor de seu veículo necessita de cuidados especiais:
• Nunca misturar diferentes tipos de óleos.
• Amaciar o motor nos primeiros 500KM.
• Primeira troca de óleo deverá ser realizada entre 1.500 e 2.000 KM.
• Substituir óleo e filtro a cada 5.000 KM. (Pode variar dependendo do
veículo)
• Utilize em seu veículo óleo de altíssima qualidade.
• A cada troca de óleo use uma ETIQUETA NO CANTO SUPERIOR
ESQUERDO DO PÁRABRISA com os dados da próxima troca.
• Trabalhamos com peças e ajustes das partes internas do motor
conforme especificação do fabricante.
• Qualquer anormalidade ou sensação estranha ao conduzir o veículo,
favor entrar em contato para que possamos providenciar o conserto /
ajuste rapidamente, evitando danos maiores.
Fonte: http://www.oficinaplanet.com.br
Qual o motivo da formação da borra?
Entre os motivos, destacamos os que são facilmente explicáveis:
- Falta de troca de óleo.
- Intervalos muito longos na troca de óleo.
- Mistura de diferentes tipos de óleo.
E outras teorias um pouco menos “digestivas”:
- Uso urbano – liga /desliga sem que o motor tenha atingido a temperatura
ideal de trabalho.
- Vapores de nosso combustível – vapores de enxofre contaminam o óleo.
- Qualidade do combustível.
O que é borra de óleo?
O óleo perde a viscosidade e engrossa, parecendo uma pasta do tipo “sabão
molhado”. Em alguns casos, o óleo petrifica formando cristais de óleo. Esta “pasta
de óleo” ou os “cristais de óleo” impedem, parcial ou totalmente, a circulação ideal
do óleo por todo o motor. Com a falta de lubrificação ideal, as peças internas ao
motor começam a sofrer desgaste, ocasionando o funcionamento incorreto.


Por que a luz de óleo acende?
Por gravidade, com o veículo frio, o óleo se encontra na parte mais baixa do motor
– carter de óleo. Ao darmos a partida, ou com o veículo em funcionamento, a
bomba de óleo – logo acima do carter - impulsiona o lubrificante por todo o motor
(até o ponto mais distante) a uma certa pressão. Antes da bomba existe uma
peneira metálica que tem a função de evitar/reter que impurezas entrem nas
partes internas e galerias do motor. Com a borra, esta peneira entope
(parcialmente ou totalmente) fazendo com que a pressão do óleo diminua ou não
exista. Esta pressão é lida por um sensor ligado ao painel – a “cebolinha de óleo”
– que quando é muito baixa ou nula, faz a luz de óleo acender no painel.
Qual a gravidade ?
Quando a luz de falta de pressão de óleo do motor acende no painel, é um sinal
de que o carro necessita de atenção. O mais comum é a necessidade de uma boa
limpeza, um procedimento trabalhoso, envolvendo materiais e serviços
específicos. Existem casos mais graves, desde um desgaste interno do motor,
do(s) cabeçote(s), e até o travamento total do motor – motor fundido.
http://img826.imageshack.us/img826/5027/borra3.jpg
Qual o procedimento para limpeza?
No início o serviço era realizado através da remoção da tampa das válvulas,
efetuando a limpeza da parte superior e em seguida removendo o carter do motor
e fazendo a limpeza do mesmo, do pescador de óleo e bomba de óleo. Para
limpeza das partes intermediárias - galerias do cabeçote e bloco, paredes laterais
e tubulações de difícil acesso – realizávamos o “flush” – químico detergente –
porém, nunca 100% da borra era removida. Após o funcionamento, era removido
mais uma vez o carter para limpeza final da parte inferior.
Serviço demorado, com custo elevado e sem a certeza do motor totalmente limpo.
O procedimento exigia mudanças.
Procedimento Correto:
-Remoção do conjunto motriz do veículo (motor).
-Remoção do(s) cabeçote(s) para banho químico / revisão / substituição de
retentores de válvulas em retífica especializada.
-Limpeza do bloco do motor e componentes. Verificação do estado das bronzinas,
bomba de óleo, virabrequim, pistões e anéis de pistões.
-Limpeza dos dutos de óleo, mangueiras e tubulações.
-Limpeza do corpo de borboleta.
-Verificação da necessidade de substituição do kit da correia dentada.
-Verificação da necessidade de substituição de peças externas ao motor, como
filtros, velas, correias, polias, carga de gás do ar condicionado e etc...
-Remontagem do conjunto e instalação no veículo.
- Teste de pressão e teste de rodagem.
Algumas peças e serviços envolvidos variam conforme a necessidade de cada
caso. (orçamento completo somente após desmontagem total do motor).

Materiais e serviços envolvidos em todos os casos:
• Jogo de junta completo do motor.
• Filtro de óleo.
• Óleo motor.
• Aditivo para radiador.
• Cola junta.
• Limpeza dos bicos injetores.
• Anel de vedação do bico injetor.
• Abraçadeiras para mangueiras.
• Material de Limpeza / Consumo.
• Limpeza / revisão / retífica do cabeçote
• Limpeza / revisão / retífica do bloco e componentes.
• Mão de Obra.
Recomendações:
O motor de seu veículo necessita de cuidados especiais:
• Nunca misturar diferentes tipos de óleos.
• Amaciar o motor nos primeiros 500KM.
• Primeira troca de óleo deverá ser realizada entre 1.500 e 2.000 KM.
• Substituir óleo e filtro a cada 5.000 KM. (Pode variar dependendo do
veículo)
• Utilize em seu veículo óleo de altíssima qualidade.
• A cada troca de óleo use uma ETIQUETA NO CANTO SUPERIOR
ESQUERDO DO PÁRABRISA com os dados da próxima troca.
• Trabalhamos com peças e ajustes das partes internas do motor
conforme especificação do fabricante.
• Qualquer anormalidade ou sensação estranha ao conduzir o veículo,
favor entrar em contato para que possamos providenciar o conserto /
ajuste rapidamente, evitando danos maiores.
Fonte: http://www.oficinaplanet.com.br