[Informativo] Borra de Oleo

AlissonA3T

Administrator
BORRA DE ÓLEO

Qual o motivo da formação da borra?

Entre os motivos, destacamos os que são facilmente explicáveis:
- Falta de troca de óleo.
- Intervalos muito longos na troca de óleo.
- Mistura de diferentes tipos de óleo.

E outras teorias um pouco menos “digestivas”:
- Uso urbano – liga /desliga sem que o motor tenha atingido a temperatura
ideal de trabalho.
- Vapores de nosso combustível – vapores de enxofre contaminam o óleo.
- Qualidade do combustível.

O que é borra de óleo?

O óleo perde a viscosidade e engrossa, parecendo uma pasta do tipo “sabão
molhado”. Em alguns casos, o óleo petrifica formando cristais de óleo. Esta “pasta
de óleo” ou os “cristais de óleo” impedem, parcial ou totalmente, a circulação ideal
do óleo por todo o motor. Com a falta de lubrificação ideal, as peças internas ao
motor começam a sofrer desgaste, ocasionando o funcionamento incorreto.

borra1f.jpg


borra2.jpg


Por que a luz de óleo acende?

Por gravidade, com o veículo frio, o óleo se encontra na parte mais baixa do motor
– carter de óleo. Ao darmos a partida, ou com o veículo em funcionamento, a
bomba de óleo – logo acima do carter - impulsiona o lubrificante por todo o motor
(até o ponto mais distante) a uma certa pressão. Antes da bomba existe uma
peneira metálica que tem a função de evitar/reter que impurezas entrem nas
partes internas e galerias do motor. Com a borra, esta peneira entope
(parcialmente ou totalmente) fazendo com que a pressão do óleo diminua ou não
exista. Esta pressão é lida por um sensor ligado ao painel – a “cebolinha de óleo”
– que quando é muito baixa ou nula, faz a luz de óleo acender no painel.

Qual a gravidade ?

Quando a luz de falta de pressão de óleo do motor acende no painel, é um sinal
de que o carro necessita de atenção. O mais comum é a necessidade de uma boa
limpeza, um procedimento trabalhoso, envolvendo materiais e serviços
específicos. Existem casos mais graves, desde um desgaste interno do motor,
do(s) cabeçote(s), e até o travamento total do motor – motor fundido.

http://img826.imageshack.us/img826/5027/borra3.jpg

Qual o procedimento para limpeza?

No início o serviço era realizado através da remoção da tampa das válvulas,
efetuando a limpeza da parte superior e em seguida removendo o carter do motor
e fazendo a limpeza do mesmo, do pescador de óleo e bomba de óleo. Para
limpeza das partes intermediárias - galerias do cabeçote e bloco, paredes laterais
e tubulações de difícil acesso – realizávamos o “flush” – químico detergente –
porém, nunca 100% da borra era removida. Após o funcionamento, era removido
mais uma vez o carter para limpeza final da parte inferior.
Serviço demorado, com custo elevado e sem a certeza do motor totalmente limpo.
O procedimento exigia mudanças.

Procedimento Correto:

-Remoção do conjunto motriz do veículo (motor).
-Remoção do(s) cabeçote(s) para banho químico / revisão / substituição de
retentores de válvulas em retífica especializada.
-Limpeza do bloco do motor e componentes. Verificação do estado das bronzinas,
bomba de óleo, virabrequim, pistões e anéis de pistões.
-Limpeza dos dutos de óleo, mangueiras e tubulações.
-Limpeza do corpo de borboleta.
-Verificação da necessidade de substituição do kit da correia dentada.
-Verificação da necessidade de substituição de peças externas ao motor, como
filtros, velas, correias, polias, carga de gás do ar condicionado e etc...
-Remontagem do conjunto e instalação no veículo.
- Teste de pressão e teste de rodagem.
Algumas peças e serviços envolvidos variam conforme a necessidade de cada
caso. (orçamento completo somente após desmontagem total do motor).

borra4.jpg


Materiais e serviços envolvidos em todos os casos:
• Jogo de junta completo do motor.
• Filtro de óleo.
• Óleo motor.
• Aditivo para radiador.
• Cola junta.
• Limpeza dos bicos injetores.
• Anel de vedação do bico injetor.
• Abraçadeiras para mangueiras.
• Material de Limpeza / Consumo.
• Limpeza / revisão / retífica do cabeçote
• Limpeza / revisão / retífica do bloco e componentes.
• Mão de Obra.

Recomendações:
O motor de seu veículo necessita de cuidados especiais:
• Nunca misturar diferentes tipos de óleos.
• Amaciar o motor nos primeiros 500KM.
• Primeira troca de óleo deverá ser realizada entre 1.500 e 2.000 KM.
• Substituir óleo e filtro a cada 5.000 KM. (Pode variar dependendo do
veículo)
• Utilize em seu veículo óleo de altíssima qualidade.
• A cada troca de óleo use uma ETIQUETA NO CANTO SUPERIOR
ESQUERDO DO PÁRABRISA com os dados da próxima troca.
• Trabalhamos com peças e ajustes das partes internas do motor
conforme especificação do fabricante.
• Qualquer anormalidade ou sensação estranha ao conduzir o veículo,
favor entrar em contato para que possamos providenciar o conserto /
ajuste rapidamente, evitando danos maiores.


Fonte: http://www.oficinaplanet.com.br
 

Cfacioli

Membros VIP
Eu tava pensando nisso... Essa informação que o Alisson postou é interessante, mas pra maioria de nós, membros do clube, não tem nada de novidade.

Isso tinha que ser necessariamente lido por mulheres e por donos mais negligentes (meu pai por exemplo).
 

ThiagoF

Membro
como vc ta bandida em freddy ??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

entao,...moçada esses dias atras misturei oleo diferente pois onde eu estava nao tinha do mesmo que eu tinha trocado do carro,... phodaa... pqp!
mais uma vez só assim nao da nada né,..acho que isso nao pode toda vez..uma varias vezes,..
sendo que so uso 100% sintetico,..de 5 em 5 mil km..
 

AlissonA3T

Administrator
Galera nem sempre muita gente não sabe dessas coisas, e é sempre bom ter informações assim no clube, conteudo assim atrai as mulheres pra ca kkkkkkkkkkkk
 

Thomas

Administrator
Pô Adilson!!!

Que fotinha mais gay a sua.. tenta fica um pouco mais firme nas fotografias, para tentar " parecer" mais hominho!! hahaha

Eu acho legal esse tipo de informação....Desde que não seja repetida, toda informação é válida...

E vou te falar uma coisa, que merddddddd.... esses motores ai hein?!?! nem da pra acreditar que alguém deixa ( mulher... rs..) chegar nesse ponto!!!

Abração
 

shogun

Novato
"Primeira troca de óleo deverá ser realizada entre 1.500 e 2.000 KM. "

Depois de feita a limpeza a primeira troca tem que ser realizada nesse periodo? se for o meu ta quase na hora ja.
 

kellerson

Novato
poise abri meu motor essa semana e tinha uma quantidade razoável de borra, pra 130 mil km!
o foda e que essa parada e pior que tinta misturada com cola pra tirar! no thinner, diesel e escovinha de aço deu trabalho pra deixar tudo zero bala! mas compensou! :)
e a respeito daquele c300 da foto deve ser carro de ricão babaca! pois quando trampava numa revendedora da toyota oque tinha de cara que comprava lexus, camary, e rodava 30, 40 mil km sem trocar o óleo! ai chegava na concessionária e dava de entrada por um outro zero!
mulher hoje em dia ta mais esperta que homem em troca de oleo!
 

AlissonA3T

Administrator
kellerson disse:
poise abri meu motor essa semana e tinha uma quantidade razoável de borra, pra 130 mil km!
o foda e que essa parada e pior que tinta misturada com cola pra tirar! no thinner, diesel e escovinha de aço deu trabalho pra deixar tudo zero bala! mas compensou! :)
e a respeito daquele c300 da foto deve ser carro de ricão babaca! pois quando trampava numa revendedora da toyota oque tinha de cara que comprava lexus, camary, e rodava 30, 40 mil km sem trocar o óleo! ai chegava na concessionária e dava de entrada por um outro zero!
mulher hoje em dia ta mais esperta que homem em troca de oleo!

Gastou quanto pra dexa o motor zero?
 

jaltinier

Plantonista
se for fazer aquela limpeza superficial (esse mtos fazem antes de vender o carro) não vai gastar mto....só com juntas e cola para junta...além dos tchirimbolos como produto para limpeza (alguns usam gasolina mesmo), pincel e escovinha de aço...

limpeza superficial é quando abre o carter e a tampa de válvulas e vc mesmo limpa....não é aconselhável...só se for pra eleminar um pouco da borra...pois ela fica depositada em outras partes do motor....

já vi nego tentando limpar fazendo trocar de oleo de 2 em 2 mil km...affff....sem comentários...
 

shogun

Novato
o meu quando foi feito a limpeza e retifica foi utilzado um óleo 20w50 sera q na proxima troca eu posso voltar a por o 5w40?
 
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