Informações Swap Cambio Golf 1.4 TSI em Audi A3 180

Gostaria de informar minha experiencia na troca do cambio Tiptronic, para um manual do Golf 1.4 TSI, eu e meu irmão conseguimos um elevador emprestado para poder tirar o cambio Tiptronic e instalar o Manual, no inicio foi instalar os pedais, o pedal de freio basta vc tirar o do freio e trocar sem a necessidade de tirar o suporte, tem uma trava verde que segura o varão de acionamento do hidrovacuo, a minha eu tive que quebrar pois não consegui tirar, mas no outro pedal veio uma branca inteira, tem um outro detalhe no suporte de dois lugares de instalar o parafuso, use o de baixo, pois o de cima o varão fica pegando em uma parte do suporte, o pedal de embreagem e muito facil de instalar, sem nenhum segredo, para retirar a alavanca de marcha não precisa retirar o console basta retirar o acabamento superior, e retirar aquela borracha que vai em baixo no suporte do cinzeiro, então tem dois parafusos estrela que basta retirar que vc ja tem acesso as duas porcas cabeça 13 mm, para retirar a alavanca tem que retirar o escapamento do coletor ate aquele dois do meio, precisa retirar o suporte, traseiro que segura ele no meio basta tirar e baixar, tirar o aluminios que evita o aquecimento do veiculo, pronto vc tem acesso a alavanca, a mesma tem que ser ou do Audi 1.8 Manual ( Todos ) ou do Bora e Golf 2.0, para instalar o cambio tem que trocar a capa seca, essa apenas e possivel desmanchando todo o cambio, a capa seca e a mesma, mas não tem o furo do sensor de velocidade, tirando isso o restante e o mesmo, eu coloquei o volante do motor do Logus, Pointer, 2.0, e o Kit de embreagem tambem destes veiculos, mas com disco com lona em HD, recomendo a todos caso o kit de embreagem não seja novo, colocar um colar de embreagem novo, comprei os parafuso originais na concessionaria, aqui foi R$ 32,00 todos, nos tiramos a tulipa e a cruzeta das mangas de eixo e colocamos a do Golf 2.0, pode colocar a suas tambem, mas procurei evitar problemas futuros, o suporte dos cabos eu usei o original do Golf 1.4, em Plastico, tem um detalhe tem um cano de agua do lado atrapalha um pouco o encaixe do parafuros mas estudando com pequenas adaptações e possivel instalar, eu retirei tambem aquela bomba de vacuo que vai no agregado e minha ja não funcionava mesmo, regular os cabos tem um video no Youtube que ensina super bem, o motor de partida eu coloquei o do Logus, partida rapida ficou top, agora vamos na parte eletrica, no audi A3 180, vc não precisa colocar nenhum fio nem para dentro em nem para fora, aquele conector que vai acima do cambio tem um pós chave e um negativa, tem um fio que ja e o fio da ré então você vai ligar no conetor da Ré um pós chave e outro o fio que vai para o rele, que e o mesmo da partida, vc faz um jampe no fio creio que seja preto com alista azul ou vice versa basta vc olha na lanterna e com um multimetro na opção continuidade voce consegue achar o que vem de fora e vai no rele e do relé para a lanterna, isso e super facil, você pode cortar os dois do rele e emendar um no outro, agora vamos no sensor de velocidade, como esse conector tem vario fios, acho que sao 5 ou 6, você pega um ponte do pós chave e o negativo e liga no conector do sensor de velocidade, escolhe um fio, que vai servir de entrada para o carro corta esse fio do rele e emenda em um fio verde fino, com o multimetro voce acha ele, voce vai tirar o painel apenas para conferir se esse que você achou vai no pino 28 do conector azul do painel, agora vamos na partida, no rele que libera a partida e vc ja cortou os dois fios da ré e tambem o que vai do velocimento, você vai apenas colocar um relé da 4 pinos o de bomba de combustivel de Gol, ele 40 amperes, o encaixe serve perfeito, entao basta voce ligar um negativo, pois ja tem o sinal da partida no rele, o positivo linha 30 neste suporte e o que vai para acionar no motor de partida, não tem segrego se a pessoa for um pouco dedicada, fica perfeito, sem precisar passar nenhum fio para fora mais original ainda, conector redondo que liga no cambio, voce pode tirar e isolar os fios, eu terminei no dia 31/03/2020, tem um outro detalhe use o contrapeso do cambio do golf 1.4, você pode dizer vai pegar no motor de partida, no do logus não pegou, o cabo positivo tem que fazer um curva proximo do peso mas super tranquilo, agora vamos no que estamos achando, o carro ficou muito melhor, teve um aumento na autonomia, o carro responde, pena que a sexta marcha e mais para você usar na estrada, mas ficou perfeito, na troca da capa seca eu recomendo você conseguir um mecanico especializado em cambio, pois como e um cambio raro, se estragar alguma coisa, para achar vai ser dificil e caro, olha compensa demais.
Vou complementar, tem que instalar o sensor do pedal de embreagem, no audi a3 180, vou dizer no meu 2006, e o conector 39 do modulo, um fio branco com a lista vermelha, e muito facil, tem um conector acima da caixa de reles, um encaixe branco, junto de Ns encaixes, neste encaixe o fio banco com a lista vermelha esta la, tem dois fios desta cor no encaixe, um que continuação apos o encaixe o outro para na parte de cima do encaixe, basta fazer a ligação e colocar no sensor de pedal de embreagem um pos chave, o sensor manda o sinal pos chave quando pisa na embreagem, e muito simples, isso e util para quem for remapear o modulo de injeção.
 
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Show, vai ajudar a galera que está pensando em trocar o tiptranco por um manual.
Seria interessante gravar um vídeo acelerando o carro com essa caixa de 6 marchas pra observar o comportamento dele. Estou curioso kk
 
Rodrigo, quando puder faço o video sim, deveria ter tirado fotos de cada passo, mas sabe quando vc esta fazendo voce quer terminar, aqui em casa para terminar e fazer o mais perfeito possivel, mas tem a experiencia, e quem eu puder tirar as duvidas, o cambio tem uma relação bem longa
 
O fórum ainda respira!

Rodrigo, quando puder faço o video sim, deveria ter tirado fotos de cada passo, mas sabe quando vc esta fazendo voce quer terminar, aqui em casa para terminar e fazer o mais perfeito possivel, mas tem a experiencia, e quem eu puder tirar as duvidas, o cambio tem uma relação bem longa

Pois é, a questão das fotos seria bom, porém com essas trocas de host do fórum, as imagens acabam sendo perdidas. (confere tópicos antigos, nenhuma imagem carrega mais). O texto ja faz uma grande parte na ajuda. Esperamos o vídeo acelerando!
 

Andr3T

Membro
Muitos amigos meus já fizeram o swap pra esse cambio, de TSI.
Inclusive nos Golf's GTI, nem precisa trocar a capa seca. Dá pra alterar o software do painel pra ele buscar a velocidade na rede CAN (vindo do ABS). Ou seja, é mais fácil ainda.
 

Andr3T

Membro
Sem modificação física, até o momento não. Porém estamos na luta pra desenvolver uma solução mais amigável para os A3.
 
Eu gostaria muito ter descoberto uma forma para não ter que trocar a caixa seca, mas se você não tem informação possivel para saber como fazer funcionar, pensa vc não trocar a caixa seca e depois não conseguir achar um local para fazer o sensor de velocidade funcionar, eu ate fiz o teste desligando a central de ABS, para saber, mas continuou funcionando, conversei se poderia fazer uma adaptação, mas como conversei com um especialista aqui no grupo, desculpe eu ter esquecido o nome desde nosso companheiro, ele me explicou a diferença da onda, mas se algum dia alguem descobrir como que faz sem o sensor de velocidade, eu serei o primeiro a retirar o sensor, posso as vezes trocar ate a caixa seca novamente, deixar como original.
 
Sem modificação física, até o momento não. Porém estamos na luta pra desenvolver uma solução mais amigável para os A3.
Andre eu vou ficar no aguardo, o legal e para quem tem o VCDS original ficar mexendo, eu vou comprar em breve, quando essa crise acabar, pois a reserva esta acabando, e de ficar muito preocupado.
 
Muitos amigos meus já fizeram o swap pra esse cambio, de TSI.
Inclusive nos Golf's GTI, nem precisa trocar a capa seca. Dá pra alterar o software do painel pra ele buscar a velocidade na rede CAN (vindo do ABS). Ou seja, é mais fácil ainda.
Rodrigo, os A3 tambem tem rede can, não sei se com as mesmas funções, mas creio que com algum estudo seja possivel, eu tive que pagar 400 reais e uma caixa seca com o sensor, aqui em Goiania, eles já não desmancham mais o cambio manual do audi, a muitos anos atras vendia no ferro velho a caixa inteira, hoje não tem para quem quer.
 

piacava

Membro
Muitos amigos meus já fizeram o swap pra esse cambio, de TSI.
Inclusive nos Golf's GTI, nem precisa trocar a capa seca. Dá pra alterar o software do painel pra ele buscar a velocidade na rede CAN (vindo do ABS). Ou seja, é mais fácil ainda.


Oi André... tem mais detalhes sobre fazer essa alteração no GTI?? Estou na eminencia de realizar essa troca, jé estou com o cambio do TSI e outro manual do A3 aspirado pra usar a capa seca dele... Conseguindo alterar o painel do GTI pra buscar a velocidade do abs vai me salvar de ter que desmontar o cambio do TSI que é zero... ;)

Ainda só nao fiz a troca por conta dessa quarentena.... a oficina que levo está fechada...:(


E parabéns ao Sancler por dividir a experiencia com a gente nessa empreitada..
 

Andr3T

Membro
Oi André... tem mais detalhes sobre fazer essa alteração no GTI?? Estou na eminencia de realizar essa troca, jé estou com o cambio do TSI e outro manual do A3 aspirado pra usar a capa seca dele... Conseguindo alterar o painel do GTI pra buscar a velocidade do abs vai me salvar de ter que desmontar o cambio do TSI que é zero... ;)

Ainda só nao fiz a troca por conta dessa quarentena.... a oficina que levo está fechada...:(


E parabéns ao Sancler por dividir a experiencia com a gente nessa empreitada..

Você é de que cidade?
 

Andr3T

Membro
Se você tiver alguém ai (amigo ou chaveiro) que consiga ler o arquivo do teu painel, eu modifico ele aqui e te mando de volta, e ele grava novamente no carro. Feito isso você pode subir o 6M de TSI sem abrir ele.

Para quem tem A3, eu estou desenvolvendo uma solução para ele, que em breve sou soltar ela também. Semana passada comprei um câmbio 6 marchas manual do A3 sportback 2009, e ele também não tem sensor de velocidade. Ou seja, mais do que nunca agora eu preciso resolver isso no A3 kakkakaka.
 

piacava

Membro
Se você tiver alguém ai (amigo ou chaveiro) que consiga ler o arquivo do teu painel, eu modifico ele aqui e te mando de volta, e ele grava novamente no carro. Feito isso você pode subir o 6M de TSI sem abrir ele.

Para quem tem A3, eu estou desenvolvendo uma solução para ele, que em breve sou soltar ela também. Semana passada comprei um câmbio 6 marchas manual do A3 sportback 2009, e ele também não tem sensor de velocidade. Ou seja, mais do que nunca agora eu preciso resolver isso no A3 kakkakaka.
Bacana André.... vou procurar aqui então e entro em contato com você... te agradeço muito a ajuda..
 
Se você tiver alguém ai (amigo ou chaveiro) que consiga ler o arquivo do teu painel, eu modifico ele aqui e te mando de volta, e ele grava novamente no carro. Feito isso você pode subir o 6M de TSI sem abrir ele.

Para quem tem A3, eu estou desenvolvendo uma solução para ele, que em breve sou soltar ela também. Semana passada comprei um câmbio 6 marchas manual do A3 sportback 2009, e ele também não tem sensor de velocidade. Ou seja, mais do que nunca agora eu preciso resolver isso no A3 kakkakaka.

Eu vou aguardar voce, conforme for compro um cambio zero parcelado, ainda bem que parcelam no cartão, para ficar com um cambio sem mexer.
 
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