Grau de Vela Iridium - a3 150cv 01 AGU

Bom Dia amigos,

queria saber qual seria o grau da vela de iridium correta para o meu carro,
Pretendo andar com 300cv no Etanol.

Estou procurando essa vela, mas notei que tem vários graus, 6,7,8 e 9 graus!

Vlwwww
 
André Dal Molin disse:
Pode ir de grau 7, só se atente ao GAP das velas. Originalmente elas tem 0,8mm, talvez você tenha que fechar um pouco. Mas só feche se precisar.
Seria a folga né!!
Será que eu posso comprar essa vela grau 7 instalar no carro rodando a gasolina e depois passar pra álcool sem ter que troca-las?
 

Andr3T

Membro
William 8L disse:
Seria a folga né!!
Será que eu posso comprar essa vela grau 7 instalar no carro rodando a gasolina e depois passar pra álcool sem ter que troca-las?
Sim, GAP é a folga entre o eletrodo central e o eletrodo lateral.
Pode usar sim, sem grilo.
 
André Dal Molin disse:
Sim, GAP é a folga entre o eletrodo central e o eletrodo lateral.
Pode usar sim, sem grilo.
Cara, me ajuda aii kkkkkkkkk
Vi que vc anda de Stroker, stroker necessariamente precisa ser forjado?
O que eu teria que comprar e mudar pra virar um stroker?
 

Andr3T

Membro
kkkkk, então, vou ser bem simples e direto. Se você não sabe o que são, quais são, e como se relacionam as medidas de um motor (diâmetro pistão, curso virabrequim, tamanho da biela, altura de compressão, .., ...), da uma pesquisada no Google aí. É melhor você ver uns vídeos ilustrando isso do que eu tentar explicar.

Sabendo disso, o stroker (do inglês stroke, que significa curso do vira) nada mais é que um motor com curso do virabrequim ampliado (aumentado).
No caso do meu carro, o curso passou de 86,4mm para 92,8mm, mantendo o mesmo tamanho de biela (144mm). Além disso o pistão passou de 81mm para 82,5mm.
E na vida nada é 100% vitória, tudo é um tira daqui e coloca ali. Com curso maior mantendo a mesma biela, eu tenho uma alavanca de torque maior, e com isso mais torque, porém eu também tenho uma inclinação maior da biela, uma velocidade linear maior do pistão, portanto menor RPM máxima teórica, menor aproveitamento de força em giros altos. Tudo é um projeto. Num motor desse você não vai fazer ele com cabeçote, turbina e etc pra girar 9000rpm, o aproveitamento de força dele vai ser até perto dos 8000rpm e deu. Bem diferente de um Civic Si, que tem outras medidas (além de muitas outras coisas) que favorecem potência em giro alto.

Pra você montar stroker, você tem que comprar um virabrequim 92,8mm, e trocar os pistões por pistões 2.0 para casar a altura de compressão. Stroker não quer dizer forjado. Forjado é fazer um motor utilizando peças forjadas (processo de fabricação, diferente da fundição). O meu carro é stroker forjado, pois eu aumentei o curso do vira, e além disso, utilizei peças forjada para fazer isso sacou.

Basicamente é isso, se tiver mais dúvida fala ai.
 
André Dal Molin disse:
kkkkk, então, vou ser bem simples e direto. Se você não sabe o que são, quais são, e como se relacionam as medidas de um motor (diâmetro pistão, curso virabrequim, tamanho da biela, altura de compressão, .., ...), da uma pesquisada no Google aí. É melhor você ver uns vídeos ilustrando isso do que eu tentar explicar.

Sabendo disso, o stroker (do inglês stroke, que significa curso do vira) nada mais é que um motor com curso do virabrequim ampliado (aumentado).
No caso do meu carro, o curso passou de 86,4mm para 92,8mm, mantendo o mesmo tamanho de biela (144mm). Além disso o pistão passou de 81mm para 82,5mm.
E na vida nada é 100% vitória, tudo é um tira daqui e coloca ali. Com curso maior mantendo a mesma biela, eu tenho uma alavanca de torque maior, e com isso mais torque, porém eu também tenho uma inclinação maior da biela, uma velocidade linear maior do pistão, portanto menor RPM máxima teórica, menor aproveitamento de força em giros altos. Tudo é um projeto. Num motor desse você não vai fazer ele com cabeçote, turbina e etc pra girar 9000rpm, o aproveitamento de força dele vai ser até perto dos 8000rpm e deu. Bem diferente de um Civic Si, que tem outras medidas (além de muitas outras coisas) que favorecem potência em giro alto.

Pra você montar stroker, você tem que comprar um virabrequim 92,8mm, e trocar os pistões por pistões 2.0 para casar a altura de compressão. Stroker não quer dizer forjado. Forjado é fazer um motor utilizando peças forjadas (processo de fabricação, diferente da fundição). O meu carro é stroker forjado, pois eu aumentei o curso do vira, e além disso, utilizei peças forjada para fazer isso sacou.

Basicamente é isso, se tiver mais dúvida fala ai.
Entendi!!!
E quanto a taxa de compreensão cara? Como ficou, você alterou alguma coisa? Se for stroker no alcool, iria mudar tbm?
 

Andr3T

Membro
Taxa de compressão mudou pois eu comprei pistões com cabeça reta. Com isso a taxa aumentou dos 9,5:1 originais para algo como 10,5:1.
Stroker taxado no alcool é a melhor coisa que tem, o carro tem uma pegada animal. O carro vira outro, nem parece mais 1.8t 20v morto de baixa.
 
André Dal Molin disse:
Taxa de compressão mudou pois eu comprei pistões com cabeça reta. Com isso a taxa aumentou dos 9,5:1 originais para algo como 10,5:1.
Stroker taxado no alcool é a melhor coisa que tem, o carro tem uma pegada animal. O carro vira outro, nem parece mais 1.8t 20v morto de baixa.
Então cara, esse carro é mt morto em baixa pqp =/ com o ar ligado entao afff kkkkkkkkk
E essa parada de taxa muda sozinha ou tem que alterar alguma coisa no acerto/remap ?

O vira eu posso comprar de Bora/Golf 2.0 ? Já serve pra stroker ou tem que ser desses a3 2.0T?
E o pistão pode ser qualquer um então, desde que a medida seja 82,5mm..
 

Andr3T

Membro
A taxa do motor é algo físico, não é coisa que se altere no acerto.
A taxa de compressão é a relação entre o volume completo do cilindro quando o pistão está em PMI com o volume quando ele está em PMS. No cálculo é levado em conta o volume da cabeça do pistão, volume da câmara de combustão do cabeçote, volume criado pela junta do cabeçote, offset do pistão entre o bloco, tudo que crie volume...

Sobre o vira, pode sim usar de golf/bora 2.0. O pistão não é qualquer um não, tem que ser pistão que tenha a altura de compressão correta, alojamento do pino igual das suas bielas, e por ai vai.
 

Andr3T

Membro
max.druciak disse:
André, chegou a medir potência e torque do seu carro depois de stroker?

Enviado de meu SM-G610M usando Tapatalk
Esse mês vou dar um tapa no mapa com o meu amigo que faz acerto, ai vamos passar no dino. VOu postar o resultado no meu topico.
 
William 8L disse:
Então cara, esse carro é mt morto em baixa pqp =/ com o ar ligado entao afff kkkkkkkkk
E essa parada de taxa muda sozinha ou tem que alterar alguma coisa no acerto/remap ?

O vira eu posso comprar de Bora/Golf 2.0 ? Já serve pra stroker ou tem que ser desses a3 2.0T?
E o pistão pode ser qualquer um então, desde que a medida seja 82,5mm..
André Dal Molin disse:
Taxa de compressão mudou pois eu comprei pistões com cabeça reta. Com isso a taxa aumentou dos 9,5:1 originais para algo como 10,5:1.
Stroker taxado no alcool é a melhor coisa que tem, o carro tem uma pegada animal. O carro vira outro, nem parece mais 1.8t 20v morto de baixa.
POEM MORTO EM BAIXA NISSO.

Cheguei achar que poderia ser problema no meu carro (ainda mais com ar ligado e dia quente) vira uma carroça
 
André Dal Molin disse:
A taxa do motor é algo físico, não é coisa que se altere no acerto.
A taxa de compressão é a relação entre o volume completo do cilindro quando o pistão está em PMI com o volume quando ele está em PMS. No cálculo é levado em conta o volume da cabeça do pistão, volume da câmara de combustão do cabeçote, volume criado pela junta do cabeçote, offset do pistão entre o bloco, tudo que crie volume...

Sobre o vira, pode sim usar de golf/bora 2.0. O pistão não é qualquer um não, tem que ser pistão que tenha a altura de compressão correta, alojamento do pino igual das suas bielas, e por ai vai.
Entendi. Quando eu for comprar de fato as peças, vou te chamar pra vc me ajudar com os pistões em... ahahhaahha
Tava vendo um video do Diego Ducati no Youtube, ele falando sobre balancear o vira com o volante do motor + disco de embreagem (se nao me engano). Pra não forças os componentes e etc.
Tem mais essa então, mas não parece ser algo foda de fazer e achar..
 

Andr3T

Membro
William 8L disse:
Entendi. Quando eu for comprar de fato as peças, vou te chamar pra vc me ajudar com os pistões em... ahahhaahha
Tava vendo um video do Diego Ducati no Youtube, ele falando sobre balancear o vira com o volante do motor + disco de embreagem (se nao me engano). Pra não forças os componentes e etc.
Tem mais essa então, mas não parece ser algo foda de fazer e achar..
Esse balanceamento é primordial. Tem que fazer. Balancear todo conjunto rotativo da parte de baixo.
Pode chamar sim que a gente da uma força.
 
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