Gas Comum - Aditivada ou Podium para o A3 ?

Terres

Novato
Pessoal q tipo de gasolina vcs costumam utilizar ? Alguns mecânicos dizem q a nossa gasolina com 25% de álcool vai com o tempo prejudicando o motor do A3 q é programado para a gas mais pura na Europa então deverímos utilizar a Podium a fim de aumentar a durabilidade do motor e evitar pequenos problemas como o carro eventualmente demorar para pegar etc. (a gas aditivada acho q tem a mesma % de ácool q a comum ou estou enganado) Concordam ou é exageiro ?

Carlinho

Consultor Técnico
Bem, todos os carros sofrem tropicalização para serem vendidos aqui, refazem o acerto de injeção para poderem andar com o nosso combustível e tal. Uma coisa que vc me fez pensar é que de uns tempos pra cá, sempre que os carros sofrem tropicalização do motor, acaba-se perdendo um pouco da potência, mas o motor 1.8 20v T não se alterou em nada a potência. É uma coisa que me deixa a pensar...

E eu uso sempre aditivada Plus da texaco, ou V-Power. Só não uso Pódium pq acho uma falta de vergonha na cara da Petro cobrar aquilo tudo, e mesmo quando todos os outros combustíveis caem de preço, ela continua no mesmo valor...

phabran

Membro
Eu só uso comum. Quando colocar o manômetro de pressão vou ver se dá diferença com a Podium, mas só para brincar mesmo. A aditivada não uso, às vezes coloco aditivo de garrafinha para limpar o sistema, mas só.

Terres

Novato
Hum tem a V-power tb mas e a porcentagem de mistura alguém sabe entre esses combustíveis ? Pelo q sei a Podium caríssima aumenta a potência mas ainda não comprovei, tb estou instalando 4 manômetros em breve e qro fazer alguns testes. Mas se como o Carlinhos disse os carros sofrem adaptação para nosso combustível então seria mito dizer q a gas comum poderia prejudicar o A3.

Carlinho

Consultor Técnico
Todos os tipos de gasolina, da comum à podium, possuem 25% de álcool. Infelizmente! Esse é um dos motivos que fazem a tropicalização dos carros para venderem aqui, além também da péssima qualidade da nossa gasolina...

phabran

Membro
Eu contorno um pouco o problema da gasolina abastecendo somente no meu posto de confiança. Pelo menos lá eu sei que nunca falhou nem deu dor de cabeça.

RafaPR

Consultor Técnico
Terres disse:
Pessoal q tipo de gasolina vcs costumam utilizar ? Alguns mecânicos dizem q a nossa gasolina com 25% de álcool vai com o tempo prejudicando o motor do A3 q é programado para a gas mais pura na Europa então deverímos utilizar a Podium a fim de aumentar a durabilidade do motor e evitar pequenos problemas como o carro eventualmente demorar para pegar etc. (a gas aditivada acho q tem a mesma % de ácool q a comum ou estou enganado) Concordam ou é exageiro ?

Não confie nesses mecânicos, hehe. Já começaram falando errado, pois a Podium possui a mesma proporção de álcool q as outras gasolinas.

Muita gente tem "mania" de falar mal da nossa gasolina sem conhecimento nenhum da causa.

A mistura do álcool é uma solução inovadora para componente oxigenador da gasolina que inclusive está sendo adotada pela Europa. Eles já começaram a utilizar 5% de álcool na gasolina deles atualmente, sendo que o plano é aumentar essa proporção gradativamente até 2020 se não me engano.

A gasolina sozinha é uma porcaria em termos de octanagem e fica impraticável para utilização em motores mais modernos. Por isso a gasolina pura via de regra sempre será pior e vai fazer o motor perder potência (ao contrário do que muita gente pensa).

Até a decada de 80 se usava o chumbo como componente oxigenador, altamente tóxico e nocivo pra natureza. Depois passaram a usar outro componente químico chamado MTBE em diversos países, enquanto o Brasil optou pela mistura com etanol que tem o mesmo resultado prático (aumento de octanagem) e ainda é uma solução ecologicamente correta pois diminui a emissão de poluentes.

Outro erro muito comum é ficar comparando valores absolutos de octanagem: a brasileira com americana ou da europa. Isso não tem validade nenhuma, pois cada pais utiliza uma métrica diferente (RON, MON ou IAD).

Uma vez eu dei uma pesquisa e se bem me lembro a nossa gasolina comum já atende os 95 RON de octanagem (acho q é RON, tenho que confirmar) que o manual pede pros motores de 180cv!

A gasolina comum brasileira já é muito superior a 'regular' nos EUA em octanagem por exemplo, pois a regular deles sim é quase gasosa pura e uma nhaca de octanagem.

Júnior

Antoniooo Nunessssssss!!!!!!!
rafapr disse:
Terres disse:

Não confie nesses mecânicos, hehe. Já começaram falando errado, pois a Podium possui a mesma proporção de álcool q as outras gasolinas.

Muita gente tem "mania" de falar mal da nossa gasolina sem conhecimento nenhum da causa.

A mistura do álcool é uma solução inovadora para componente oxigenador da gasolina que inclusive está sendo adotada pela Europa. Eles já começaram a utilizar 5% de álcool na gasolina deles atualmente, sendo que o plano é aumentar essa proporção gradativamente até 2020 se não me engano.

A gasolina sozinha é uma porcaria em termos de octanagem e fica impraticável para utilização em motores mais modernos. Por isso a gasolina pura via de regra sempre será pior e vai fazer o motor perder potência (ao contrário do que muita gente pensa).

Até a decada de 80 se usava o chumbo como componente oxigenador, altamente tóxico e nocivo pra natureza. Depois passaram a usar outro componente químico chamado MTBE em diversos países, enquanto o Brasil optou pela mistura com etanol que tem o mesmo resultado prático (aumento de octanagem) e ainda é uma solução ecologicamente correta pois diminui a emissão de poluentes.

Outro erro muito comum é ficar comparando valores absolutos de octanagem: a brasileira com americana ou da europa. Isso não tem validade nenhuma, pois cada pais utiliza uma métrica diferente (RON, MON ou IAD).

Uma vez eu dei uma pesquisa e se bem me lembro a nossa gasolina comum já atende os 95 RON de octanagem (acho q é RON, tenho que confirmar) que o manual pede pros motores de 180cv!

A gasolina comum brasileira já é muito superior a 'regular' nos EUA em octanagem por exemplo, pois a regular deles sim é quase gasosa pura e uma nhaca de octanagem.
Rafa esculaxou!!!! :palmas:
Só uso comum da texaco que eles dizem ter techron..pega de primeira pela manha..meu carro rende MUITO BEM com ela, tanto em autonomia quanto em potencia.
Quando coloco Podium, nao sinto diferença NENHUMA no desempenho do carro, e inclusive a autonomia do carro fica uma MERDA.
Entao eu vou de comum mermu!

House

Fundador do A3Clube
rafapr disse:
Terres disse:

Rafa me permita corrigir, nossa gasolina é "una mierda" sim, em termos de octanagem tanto a brasileira quanto a americana possuem 87 IAD que é a media entre RON e MON....87 é a mesma coisa que 91-93 RON. Mas o pior mesmo a quantidade de enxofre que mina o catalisador, destrui o oleo e ainda faz akela craca preta no pistão e vias de admissão do motor. Hoje a quantidade de enxofre é de 1000ppm (parte por milhao) que 30 vezes, sim, 30 vezes a quantidade da européia. Isso pro seu motor? nada bom!

Voltando a octanagem segue a tabela

Comum BR-> 87 IAD 91-93RON
Comum US-> 87 IAD 91-93RON
Comum Euro-> 91 IAD 95RON

Premiun BR-> 91 IAD 95RON
Premiun US-> 91 IAD 95RON
Premiun EURO-> 91 IAD 95RON

Podium BR-> 95 IAD 99RON
SuperPLus Alemanha -> 94 IAD 98RON

Etanol -> 122 IAD

Em suma, o alcool salva a octanagem da gasolina brasileira, não é pouco, salva muito. Inclusive dá um tapa para a Podium ganhar da super plus, mas apresentar isso como solução inovadora é um jeito bonito de dizer que o lobby dos usineiros acabou ajudando nossos motores sem querer.

Chumbo tetraetila não tem nada de "oxigenador" para começar sua formula é Pb(C2H5)4, que nem oxigenio tem.

Methyl Tertiary Butyl Ether ou MTBE (C5H12O) tem oxigenio em sua formula, mas não confunda isso com poder de octanagem
pois o chumbo tinha essa funçao e nao tinha nada ver com O2.

Com relação ao uso de alcool na gasolina é verdade, os EUA ja usam 10% de alcool em alguns estados, a europa ja usa 5% e a tendencia é aumentar.

RafaPR

Consultor Técnico
Heitor, realmente eu confesso que não sou profundo conhecedor, mas o pouco que li disseram que o MTBE veio pra substituir o chumbo no aumento de octanagem.

Quanto ao enxofre, bom saber, não conhecia esse detalhe!!

E obrigado pela tabela de octanagem também, eu lembro de já ter ido atrás desses valores um dia, mas não tinha mais a mão!

A3Branco

A3 Maníaco
Isso aqui é A3Clube de verdade....

vamos aos fatos.
Só uso Texaco Plus... uma vez usei petro comum e ficou falhando .... nao sei se foi coincidencia...

Quanto a Podium pode ser q não tenha interferido no rendimento de um foguete igal ao do Junior... AInda nao utilizei no meu A3 pq aqui onde moro nao existe Podium (verdade)

Mas ja fiz 1600km na Belém-Brasilia (800 p ir e 800 p voltar)... estava num prisma 1.4, 05 ocupantes... na saida de belem enchi com Podium. o bichinho voava. naquelas retas interminaveis da Belem-Brasilia dava até 170...
Nas subidas, baixava pra 140... ai na estrada nao se acha Podium, e enchi com comum mesmo, e nao consegui a mesma performance, principalmente nas ultrapassagens... essa foi a minha experiencia.

abcs

ItsoJ

Novato
A3Branco disse:
Isso aqui é A3Clube de verdade....

vamos aos fatos.
Só uso Texaco Plus... uma vez usei petro comum e ficou falhando .... nao sei se foi coincidencia...

Quanto a Podium pode ser q não tenha interferido no rendimento de um foguete igal ao do Junior... AInda nao utilizei no meu A3 pq aqui onde moro nao existe Podium (verdade)

Mas ja fiz 1600km na Belém-Brasilia (800 p ir e 800 p voltar)... estava num prisma 1.4, 05 ocupantes... na saida de belem enchi com Podium. o bichinho voava. naquelas retas interminaveis da Belem-Brasilia dava até 170...
Nas subidas, baixava pra 140... ai na estrada nao se acha Podium, e enchi com comum mesmo, e nao consegui a mesma performance, principalmente nas ultrapassagens... essa foi a minha experiencia.

abcs

cara... temos um prisma aki em casa e só roda com comum. Chegar a 170 não é nenhuma proeza...

mas vale o relato :)

Terres

Novato
Gurizada se puxou ae boas explicações ! Porém pelo q estou lendo o álcool apenas misturado não seria um problema para o motor, mas enfim para o nosso A3 qual seria a gasolina adequada considerando economia e potência ? Creio q uma octanagem maior levaria a um aumento no consumo.

phabran

Membro
Terres, na teoria a octanagem maior não elevaria o consumo, pelo contrário, o problema é que inconscientemente você sabe que tem mais potência e acaba pisando mais...

RafaPR

Consultor Técnico
Terres disse:
Gurizada se puxou ae boas explicações ! Porém pelo q estou lendo o álcool apenas misturado não seria um problema para o motor, mas enfim para o nosso A3 qual seria a gasolina adequada considerando economia e potência ? Creio q uma octanagem maior levaria a um aumento no consumo.

Acho que isso da gasolina ideal vai muito da cabeça de cada um.

Uma coisa é certa, como o Carlinho disse, quase todos carros passam por um processo de "tropicalização" antes de entrarem no nosso mercado. Então essa conversa de que o álcool da nossa gasolina faz mal pro motor do A3 é pura balela, os mexânicos em geral sempre arranjam cada uma que vou te contar!

Eu gosto de usar sempre VPower, pois ela teoricamente é uma "aditivada plus" que diminui atrito e blablabla. A verdade é que não sinto ganho nenhum com ela em desempenho, nem em consumo, só uso pela questão da qualidade pq pelo fato de ser mais cara e um produto diferenciado, na minha cabeça eu acho que tem menos chance de ser batizada (além do dono do posto ser conhecido da minha família, o que aumenta a credibilidade dele comigo, hehe).

A Podium deu uma puta diferença de desempenho no meu carro. Como já comentei em outro tópico eu tenho manômetro de pressão instalado e usando Podum chegou a aumentar o overboost!

Contudo, com o preço a R$ 3,20 aqui em Curitiba não tem a menor condição!

Júnior

Antoniooo Nunessssssss!!!!!!!
Show de bola Heitor!!!

mas diz pra mim, em quais postos no BrEsil eu encontro essa tal gasolina PREMIUM com 95 RON?? :numsei:
pq ate onde eu sei, as "aditivadas" nacionais usam aditivo (se é q usam mesmo) pra manter o sistema livre de impurezas, nada tendo a ver com o aumento da qtdade de RON's .

RafaPR

Consultor Técnico
Júnior disse:
Show de bola Heitor!!!

mas diz pra mim, em quais postos no BrEsil eu encontro essa tal gasolina PREMIUM com 95 RON?? :numsei:
pq ate onde eu sei, as "aditivadas" nacionais usam aditivo (se é q usam mesmo) pra manter o sistema livre de impurezas, nada tendo a ver com o aumento da qtdade de RON's .

Podium = 99 RON (segundo o que o Heitor postou).

E o A3 180cv pede gasolina "Super Plus" de 98 RON e não 95!! o_O (confirmei hoje na portinhola do tanque).

Se não me engano a Esso vende as gasolinas Maxxi Gold e Prata, coisa assim, creio eu que uma delas seja a premium mais "light" com 95 RON.

diego4100

Membro
Vou dar meu relato empírico sobre o uso da Podium.

Quando meu A3 tip era 100% original, completei com Podium em 3 postos diferentes; o consumo ficou absurdamente alto e o desempenho prejudicado, desisti e voltei para a Shel V-power.

Posteriormente, após a troca de velas por modelo Denso Iridium IK20, conserto de algumas mangueiras que vazavam ar da admissão e o chip do @[member="overspeed"], o carro fica muito melhor quando abastecido com Podium, a diferença foi tão perceptível que decidi só usar Podium daqui em diante. Notei melhora no torque em baixíssimas rotações (antes da turbina começar a atuar) e grande melhora em alta rotação. Achava meu carro amarrado de alta, era um carro que, por exemplo, disparava na frente de um Civic Si, mas, depois da quarta marcha, era ultrapassado como se não estivesse acelerando. Com as velas de Iridium e gasolina Podium noto que ele tem um fôlego muito maior em alta rotação.