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FUSE no hodometro parcial e Bateria no computador de bordo

Iniciador do tópico #1
Olá a todos,

Eu como sempre em busca de deixar a mecânica zerada, pois a lataria já desisti até 2014!

Bem esse problema começou após a troca do painel, já que no meu painel antigo o computador de bordo estava em péssimas condições. Já troquei esse painel faz muito tempo, e há muito tempo que to com esse probleminha.

Porém, ele não começou logo que troquei o painel. Andei por um dia inteiro, devo ter ligado umas 2 vezes o carro, aí na terceira ligada, apareceu o FUSE no hodômetro parcial e logo após o painel apitou, quando apareceu um símbolo de bateria na parte de cima do computador de bordo, aquela amarela.

Desde então estou com esse problema, mesmo se ligar a chave no estágio 1 ele já liga o painel com o FUSE escrito e alguns segundos após ele dá um apito e aparece o símbolo da bateria.

PS: O painel veio com a luz do conta giros queimada, ou seja o ponteiro do conta giros não acende, será que isso tem algo a ver com o aviso? Nas 2 auto elétricas falaram que não, tenho o meu painel antigo para retirar qualquer peça do painel que precise, pois ele estava perfeito.

Quero dizer que efetuei a busca no forum e até mesmo no google. Aqui no fórum achei de um usuário que estava mexendo nas luzes internas do carro, ali no porta luvas, e queimou a lampada, porém todas as luzes internas do meu carro funcionam, a não ser a luz auxiliar de porta do motorista, mas sim porque o interruptor não funciona( eu fiz uma compra horrível nesse carro).

Outro problema comum na internet é que todos falam que o problema é na bateria ou no alternador, só que com eles a data do painel sempre zera, já no meu carro, nunca tive problemas com a data ou horário, sempre estão lá certinhos.

Outros falaram na internet que é fusível, levei em 2 auto elétricas, checaram todos os fusíveis ou lampadas do carro, foi trocado tudo até uma lampada de placa traseira queimada. Tudo exceto a do farol de milha do lado do motorista, porque não tenho esse farol de milha hahaha, já veio sem no carro. Ou seja o carro não tem lampadas nem fusíveis queimados.

Outro detalhe a bateria é nova, heliar 60a, tem uns 7 meses apenas.

Enfim, o que posso olhar que possa estar causando tal aviso? Será que é a lampada do conta giros?

PS: Já passei vag, único erro além da maf é um tal de signal too low no terminal 30.


Abraços
 

chedid

Administrador
#2
cara, dá uma ligada para speedvelocímetros (em SP) e fala com um técnico lá, ele vai te ajudar....
mas este do terminal 30 parece ser problema de baixa voltagem... verifica isso numa auto-elétrica...
 
Iniciador do tópico #3
Então, o cara da auto elétrica falou que termina 30 é o positivo, mas mediu a voltagem e tava normal...

Dei uma olhada agora, bateria tem 8 meses, acho difícil dar problema, ainda mais heliar...
Se fosse seria o alternador, mas li em vários sites que o que ocorre nesses casos de baixa voltagem é ficar zerando junto a data e horário, toda vez que liga.

To pensando em aterramento, alguém sabe quais são os terras do A3 e aonde ficam pra eu pedir para verificar?

Tem algum fusível no painel? Pois acho estranho isso ter ocorrido no mesmo dia que troquei o painel, no antigo nunca tinha acontecido isso, e já havia trocado a bateria há mais de 1 mês, se me recordo bem.
 

chedid

Administrador
#4
cara, pode ser altenador... nem sempre ele baixa voltagem de forma a zerar o horário...
pode ser aterramento também...
Se não for isso, liga para a empresa que te indiquei, pois ai pode ser defeito no painel...
 
#5
OPA!
Problema que aconteceu hoje comigo...

Fui ligar o carro e ao invés de aparecer a KM parcial apareceu escrito FUSE além de surgir o símbolo amarelo da bateria.
As horas e datas do painel zeraram.

Andei um pouco e senti que a aceleração estava muito "instável" e no Painel surgiu o Simbolo do ESP aquele Programa Eletrônico de Estabilidade...


Seria a Bateria a causadora de tudo isso???


Alguém já passou ou tem conhecimento de como corrigir esse erro???


Grato desde já!
 
#6
@[member="Kinguile"],

Meça a tensão da bateria (Código 20 do Climatronic ou Voltimetro direto na bateria mesmo).
Com o carro ligado deverá marcar 13..14V para estar tudo OK.
Desligado, 11..12V
 
#7
DIEDE disse:
@[member="Kinguile"],

Meça a tensão da bateria (Código 20 do Climatronic ou Voltimetro direto na bateria mesmo).
Com o carro ligado deverá marcar 13..14V para estar tudo OK.
Desligado, 11..12V
DIEDE, meu bom!

Liguei o Climatronic e tudo estava dentro das especificações que você passou.

Passei o Scanner e apareceu isso aqui na Injeção Eletrônica:
P1626 - Impulso do BUS de dados - Falta mensagem da U.C. da Transmissão AT.


Tens ideia do que é? Como solucionar?

O velocímetro não marca mais, parou no zero.
Dia e hora zeram toda vez que dou partida e pra sair com o carro é um sacrifício, é como se estivesse saindo de terceira.
Luz ESP está acesa no painel, FUSE no hodômetro parcial.
As luzes do Ar e tudo mais que geralmente fica iluminado apagaram.

To em desespero aqui!
 
#8
Seu carro é automático? Se for, pela descrição da falha, está havendo algum problema de comunicação entre a central do câmbio e o restante do carro... Com isso o carro tá em modo de emergência e provavelmente esteja de fato travado em 3ª marcha
 
#9
victorarrabal disse:
Seu carro é automático? Se for, pela descrição da falha, está havendo algum problema de comunicação entre a central do câmbio e o restante do carro... Com isso o carro tá em modo de emergência e provavelmente esteja de fato travado em 3ª marcha
Victor, um mecânico me disse isso hoje cedo.
É automático sim...

Tens alguma ideia de como solucionar ou qual é o problema?
Não quero voltar no mecânico com o carro sem ter noção do que deve ser feito, aqui na minha cidade eles cobram um valor muuuito alto por tudo

PS: Na caixa de fusível, sai alguns cabos, certo? Algum deles tem certa ligação com esse problema?
 
#10
Infelizmente não conheço o sistema elétrico do A3 tão a fundo para conseguir te responder... é possível que algum dos "master fuses" do carro esteja com mau contato gerando isso, mas só investigando... Pode ser algum fio partido no chicote do carro ou, na pior das hipoteses, a central do câmbio que foi pro pau... Desculpa não conseguir ajudar mais... Talvez o Marinho aqui do Forum (especialista em transmissão) consiga te dar algum norte
 
#11
victorarrabal disse:
Infelizmente não conheço o sistema elétrico do A3 tão a fundo para conseguir te responder... é possível que algum dos "master fuses" do carro esteja com mau contato gerando isso, mas só investigando... Pode ser algum fio partido no chicote do carro ou, na pior das hipoteses, a central do câmbio que foi pro pau... Desculpa não conseguir ajudar mais... Talvez o Marinho aqui do Forum (especialista em transmissão) consiga te dar algum norte
Valeu Victor!
Valeu mesmo!

Deixei ontem no mecânico e pra ter uma ideia, nem o scanner ele passou até agora...
Fica difícil assim, mas espero que logo trabalhe e que descubra o defeito, esse, tomara que seja mínimo!
 
#13
eai pessoal bom dia espero que voces possam me ajudar
Meu audi 2003 tava aparecendo a luz da bateria no painel vermelho depois que troquei a batatinha do alternadoor....ele esta carregando certo 14,0 e agora ontem ele acendeu a luz da bateria em amarelo no computador de bordo e os ponteiros da gasolina temperatura e giros do motor nao baixam, e por fim na manha seguinte zerou a hora e a data, e as luzes na frente do cambio e nas saidas de ar nao ligam mais...alguem com uma ideia pra verificar esse problema?
dede ja agraço!
 
#15
Boa tarde galera, meu primeiro post no fórum.
Meu painel começou a apresentar esse maldito FUSE, fica apitando (três silvos curtos) e não marca mais nada. Velocidade, temperatura, combustível e rpm, tudo out.
Após googlar encontrei algumas opções, encontrei as possibilidades: fusíveis, comutador de voltagem do alternador, problemas elétricos. Verifiquei os fusíveis tudo ok, troquei o comutador, tirei o xenon e coloquei lâmpadas originais e nada.
Aqui em Brasília foi diagnosticado como queima do processador do painel, verifiquei em Sampa após enviar um vídeo pelo zap e me disseram que está desprogramado.
Resumindo, estou tipo piloto voando por instrumentos. Abasteço e calculo se tenho combustível, passo pelo pardal e meço a velocidade com o peso do pé no pedal, tá f...
Alguém pode me ajudar? O meu painel é um 110.008.945/028. Encontrei esse no ML http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-721325274-painel-instrumentos-audi-a3-2003-a-2005-vdo-_JM os encaixes são idênticos ao meu, mas esse é de um A3 2003.
Será que funciona? Meu audi é mecânico e não tem IMO.
Obrigado
 
#16
Amigos isso já aconteceu comigo, ao trocar uma lampada acabou dando um curto , e meu painel ficou com essa mensagem tambem, inclusive a hora ficava resetando toda vez que desligava o carro.
Resolvi o problema verificando a caixa de fusíveis, e tinha um queimado de voltagem 5 , troquei e tudo volto ao normal.