Funcionamento do motor 5V

Pessoal....

Dei uma pesquisada no fórum, mas não achei nada parecido com minha dúvida. Peço desculpas se não olhei direito! :leia:

Os motores 20V têm 5 válvulas por cilindro. Até aí tudo bem.....minha dúvida é sobre o funcionamento.
São 3 válvulas de admissão e 2 para escape ou vice-versa? Fiquei curioso quanto ao funcionamento desses motores, e se o bom desempenho também deve-se à este sistema de 5 válvulas (em parte).
Agradeço desde já.....

:yep:
 

André Brugnerotto

Hellspeed69
serve para melhorar o fluxo de admissão de ar, em rotação alta o tempo de abertura começa a ficar menor e fica mais dificil aspirar o ar, e uma válvula a mais significa um lugar a mais pra puxar ar pro cilindro, além de auxiliar na distribuição da mistura pela câmara por causa do posicionamento delas.
 
Num é bem assim não... A Audi optou pelas 5V por cilindro por questões de emissões, tanto que os cabeçote com 4V por cilindro têm rendimento volumétrico igual ou até melhor que os 5V...
 

André Brugnerotto

Hellspeed69
Num é bem assim não... A Audi optou pelas 5V por cilindro por questões de emissões, tanto que os cabeçote com 4V por cilindro têm rendimento volumétrico igual ou até melhor que os 5V...

estranho a fabrica estar voltando para os de 16V hoje em dia com as normas de emissoes cada vez mais rigidas, eu acredito que seja mais pela distribuição do ar na camara..dificil afirmar haha
 
serve para melhorar o fluxo de admissão de ar, em rotação alta o tempo de abertura começa a ficar menor e fica mais dificil aspirar o ar, e uma válvula a mais significa um lugar a mais pra puxar ar pro cilindro, além de auxiliar na distribuição da mistura pela câmara por causa do posicionamento delas.

Legal. Então em altas rotações a válvula "a mais" compensa essa diferença pra puxar o ar.
Realmente os alemães sabem o que estão fazendo! Haha
 

André Brugnerotto

Hellspeed69
segue material sobre que achei na internet

resumindo 5v por cilindro melhora:
- valvulas menores reduzem o problema causado pela flutuação de válvula em altas rotações
- melhor eficiência na queima pela melhor distribuição do ar/combustivel na câmara, logo menor emissão de poluentes

piora:
- maior atrito
- mais componentes


5-valve engines

Yamaha was the expert of 5-valve technology. Since the mid-1980s it had been using 5-valve technology on its high-performance motorcycles. In 1991, it helped Toyota to produce a 1.6-liter 20-valve engine for Corolla Levin (Trueno). This was perhaps the earliest 5-valve application on road cars. Closely followed that were Bugatti EB110 and LCC Rocket (powered by Yamaha bike engine). Meanwhile, having used 5-valve technology successfully in F1 cars, Ferrari applied it to F355 and F50. However, the only manufacturer ever put it to mass production was Audi (which also benefited Volkswagen group). For about a decade, most engines produced by Audi were equipped with 5-valve heads.
tech_pic_eng_5v.jpg
The 5V cylinder head of Audi. Audi devoted its production engines to 5V technology from the mid-1990s to mid-2000s, including the highly popular 1.8-liter 20V, 2.8 / 3.2-liter 30V V6 and 4.2-liter 40V V8.

All 5-valve engines have 3 intake valves and 2 exhaust valves per cylinder, still arranged as cross-flow. The exhaust valves are larger, but in terms of total area intake valves is larger. The intake valves do not necessarily open at the same time. For example, on Ferrari F355, the outer intake valves opened 10° earlier than the middle valve. This created swirl, enabling better air/fuel mixing, hence more efficient burning and cleaner emission.

In theory, 5 valves per cylinder may offer larger valve area than 4-valver for better breathing. The smaller and lighter intake valves also enable the engine to rev higher without worrying of "valve floating". The latter reason was especially crucial to high-revving superbike engines and racing motors. However, the overall advantage of 5-valve technology over 4-valver has always been arguable, because it involves more components hence more mass and friction. Cross-flow breathing is also less ideal than in the case of 4-valver. In 1993, Ferrari gave us a preliminary answer: its F1 motor returned to 4-valve heads. This was made possible as new pneumatic valve springs could solve the "valve floating" problem. In the road car department, Ferrari replaced the 5-valve 360 Modena with 4-valve F430 in 2005 and still capable of making more horsepower per liter. This broke the legend of 5-valve technology. By the mid-2000s, Audi started reverting to 4-valve engines as well, ending the short-lived fever of 5-valver.
fonte: http://www.autozine....Multivalve.html
 
oi André, a Yamaha já utilizava as 5V faz tempo, chamava de conceito Genesis.
Que é mais "antigo" deve lembrar dos AP´s da vida com válvula de monza, ø42 ou ø44mm. Era um "guarda sol" de grande.
O motor conseguia admitir mais mistura, porém fora o aumento do diâmetro, a galera dava uma afinada no corpo da vávula.
Para piorar, eram usadas molas mais duras para que não flutuassem. Resultado: algumas válvulas viravam um guarda chuvas fechado, ao contrário.
Com a colocação de mais válvulas, havia o ganho de admissão sem o transtorno do aumento de peso/inercia das válvulas de grande diâmetro.
Óbvio que era necessário ter dois comandos, e nessa onda entrava o fluxo cruzado.
Esta solução normalmente tira um pouco de força em baixa, mas ganhasse em alta e redução de gases (melhor queima)
As motos atuais utilizam muito o recurso de 04 ou 05 v.
Eu não tenho certeza se algum carro usa o comando desmodrômico como as Ducati, mas que seria bacana seria.
 

Cfacioli

Membros VIP
No problem! Haha

Muito bons os vídeos!

Como funciona o comando desmodrômico que vc citou das Ducati ?

Comando desmodrômico é um sistema desenvolvido pela Ducati que dispensa as molas das vávulas. Num motor comum, o comando "empurra" as válvulas pra baixo para abertura das mesmas e a mola que tem em cima faz ela voltar ao lugar depois que o comando para de empurrar ela pra baixo. Nos motores com sistema desmodrômico quem faz a função de fechar a válvula é o próprio comando. Ele abre e fecha a válvula, ou seja, não tem como a válvula flutuar pq o comando fecha ela "na marra".
 
Obrigado @Cfacioli !

Muito bom mesmo esse sistema. Não tem chance do sistema com mola demorar pra fechar pela mola cansada por exemplo.
Como o André disse.....com o ressalto para fechar, ela fecha mais rápido sem chance de ficar um pouco aberta por ventura.
 
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