"fumando" pela vareta e tampa de óleo

aggiongo

Novato
Galera beleza? sou novo aqui no fórum, estou com um spb 2008 a cerca de 5 meses, estou com algumas duvidas sobre possíveis problemas no carro, espero que alguém possa me dar alguma dica a respeto, vamos lá:

o carro não fuma pelo escapamento, nem acelerando nem na "volta" não apresenta mau funcionamento no motor (aparentemente) porém quando abro a tampa de óleo ou retiro a vareta de óleo com o motor ligado ele fuma, e aparentemente não está baixando óleo...

alguem sabe o que pode estar ocasionando isso?

lembrando que é um spb 2008 fsi 2.0t está com 100 mil km, e óleo motul 5w30...

agradeço desde já ;)
 

JulioRJ

Membro
olha se tem obstrucao no respiro de oleo. nao conheco o 2.0 mas deve ter uma valvula no respiro olha ela, filtro de ar entupido e por aí vai...
 
A PCV desses carros adora dar problema e essa fumaça pode ser causada por ela que não está recirculando adequadamente os gases do motor pra admissão, muito me espanta ela fumar como vc relata e não apresentar oscilação nem acender a luz da injeção...
 

aggiongo

Novato
victorarrabal disse:
A PCV desses carros adora dar problema e essa fumaça pode ser causada por ela que não está recirculando adequadamente os gases do motor pra admissão, muito me espanta ela fumar como vc relata e não apresentar oscilação nem acender a luz da injeção...
realmente oscilação não tem, porém a luz da injeção acende fica uns dias acesa depois apaga, fica uns dias apagada e volta a acender, e assim vai..

acho muito estranho, já levei em algumas mecânicas porém não me relataram nada a respeito dessa fumaça, e a respeito da luz da injeção existia alguns erros que foram zerados, como uma válvula da turbina, carvão, e algo parecido com entrada de ar falsa, o mecânico não soube me explicar direito..

quando comprei fiz uma revisão geral, foi trocado todos os filtros, óleos, e fluídos, aberto a tampa de válvula para verificar estado geral do motor, que aparentemente está tudo ok, unica coisa que me intriga são esses detalhes...

vou verificar o respiro pra ver se não está obstruído ....
 

MorpheuZ

Membro
To achando esse óleo 5w30 fino demais pra essa quilometragem, talvez o carro já esteja com um pequena folga nos anéis e tá deixando subir óleo pra parte de cima do motor causando essa fumaça na tampa e na vareta. Iria de 15w40
 

JulioRJ

Membro
como assim desconfiar de oleo se o cara nao informou se fuma quente ou frio? fuga de compressao nao queima só na vareta, faz uma nuvem rotativa de fumaça rsrs. e precisa muito mais que 100 mil km ou um anel travado pra isso acontecer.. vamos com calma.

por favor @[member="aggiongo"], verifica o respiro antes de sair trocando oleo. principalmente pq deu erro de entrada falsa. testa o canister e procura um mecanico mais "safo" pq esse ai nao sabe o que está fazendo, o cara tem que saber o que é, motor é tudo igual, se o cara fica com medo ou perdido só pq é um audi, procura alguém com mais experiência.
 

aggiongo

Novato
JulioRJ disse:
como assim desconfiar de oleo se o cara nao informou se fuma quente ou frio? fuga de compressao nao queima só na vareta, faz uma nuvem rotativa de fumaça rsrs. e precisa muito mais que 100 mil km ou um anel travado pra isso acontecer.. vamos com calma.

por favor @[member="aggiongo"], verifica o respiro antes de sair trocando oleo. principalmente pq deu erro de entrada falsa. testa o canister e procura um mecanico mais "safo" pq esse ai nao sabe o que está fazendo, o cara tem que saber o que é, motor é tudo igual, se o cara fica com medo ou perdido só pq é um audi, procura alguém com mais experiência.
vou fazer isso mesmo, verificar o respiro e levar em outra mecânica para dar uma olhada..

posto os resultados ... agradeço pelos comentários....
 

Freys

Membro
aggiongo disse:
vou fazer isso mesmo, verificar o respiro e levar em outra mecânica para dar uma olhada..

posto os resultados ... agradeço pelos comentários....

Desculpe anos mais tarde ressuscitar o tópico aggiongo, mas você conseguiu resolver o problema? O que era afinal?
 
MorpheuZ disse:
To achando esse óleo 5w30 fino demais pra essa quilometragem, talvez o carro já esteja com um pequena folga nos anéis e tá deixando subir óleo pra parte de cima do motor causando essa fumaça na tampa e na vareta. Iria de 15w40
Devemos ter muitissimo cuidado ao trocar o oleo recomendado pelo fabricante.. especiamente nos motores mais modernos, os variadores de avanço funcionam com pressão de oleo. Se usar uma viscosidade mais alta, pode impedir o oleo de chegar até eles, e isso seria um problema muito mais sério.

Se o motor está com folga nos aneis de segmento, o certo é abrir e corrigir o problema raiz. Ficar usando oleo mais grosso só vai piorar a situação.
 
Topo