Fumando após colocar AUT 917

Tezotto

Membro
Pessoal, boa tarde!

Meu A3 está fumando após a montagem da turbina AUT917 da Biagio, antes que comentem desta marca quero deixar registrado aqui que utilizo há muito tempo e nunca tive problemas, esta é a quinta AUT 917 que monto (as outras 4 foram em motores AP) porém no A3 ela fumou.

Bom, assim que dei a primeira partida e deixei o carro esquentar já vi que depois de quente fumava um pouco em marcha lenta, como era pouca fumaça e o retorno de óleo ainda era original andei com o carro e acertei ele. Ontem instalei o novo cárter com o retorno de óleo num ponto mais alto e pra minha surpresa não mudou nada... ainda fuma quando aquece e fica na marcha lenta.
Detalhe, frio não fuma nada, sinto apenas o cheiro maravilhoso do álcool sendo queimado com lambda 1.

Alguém já passou por isso?

Andr3T

Membro
Tezotto disse:
Já ví comentários de se colocar na entrada da turbina... nunca no retorno...
Isso, é que eu li o comentário acima do meu e fiquei com a palavra retorno na cabeça, é na entrada mesmo.

AnD

Novato
Qual coletor vc usa? Seu retorno não esta com "barriga"? Restritor de qtos mm na entrada?
Tive o msm problema usando retorno superior no carter, mas no caso meu coletor é feito e a turbina fica para baixo um pouco mais que o normal.
Com o retorno superior ele ficava com pouquíssima caida, fazendo fuma horrores pq com o oleo no nivel maximo o carter fica cheio literalmente ate o talo, o que dificulta mais ainda o retorno.
Aumentei o diametro pra 5/8 tb e ainda continuo fumando, só resolveu quando acertei a posição do retorno para ter mais caida.

Tezotto

Membro
AnD disse:
Qual coletor vc usa? Seu retorno não esta com "barriga"? Restritor de qtos mm na entrada?
Tive o msm problema usando retorno superior no carter, mas no caso meu coletor é feito e a turbina fica para baixo um pouco mais que o normal.
Com o retorno superior ele ficava com pouquíssima caida, fazendo fuma horrores pq com o oleo no nivel maximo o carter fica cheio literalmente ate o talo, o que dificulta mais ainda o retorno.
Aumentei o diametro pra 5/8 tb e ainda continuo fumando, só resolveu quando acertei a posição do retorno para ter mais caida.
Uso coletor TM05 SPA, muito bom por sinal...
Meu retorno está zerado! sem barriga alguma...
Só fuma depois de quente se ficar uns 5 minutos em marcha lenta...
Não uso nenhum restritor...

AnD

Novato
Legal, qdo acontecer uma "oportunidade de upgrade" pretendo usar esse coletor.

To achando que é falta de redutor na entrada msm...
Qual niple usa na entrada? Aqueles "direto" sem nenhuma redução?
Bomba de oleo original ou com retrabalho?
A entrada da minha é m14 e uso um niple da spa que já vem com redução interna de smne 3 ou 2mm que coloquei antes de alterar o retorno e ajudou a reduzir bastante a fumaceira...
Mas vc já deve saber que redutor na entrada é meio que polêmico...rs cada um tem uma opinião....

Tezotto

Membro
A entrada da minha é M14 também...
Você usa qual turbina?
O Uso do restritor é muito polêmico, eu por exemplo não estou convencido do seu uso, visto que essas turbas não tem refrigeração por agua, e por isso são ainda mais dependentes de uma boa lubrificação.
Bomba de óleo original...

Já me disseram pra usar óleo 20W50 porém não quero mudar de especificação por causa da turbina...
Na entrada uso um niple feito em torneiro, sem nenhuma restrição...

AnD

Novato
Uso uma HX frank sem refrigeração a agua tb...
O niple que uso é esse:
https://www.spaturbo.com.br/loja/produto/niple-rosca-m14-x-1-4-sae
Na verdade nem sabia que ele tinha a redução interna, comprei ele pq a minha antiga turbina era m12..
Ae usei um niple velho que acabei achando jogado aqui(bem aberto) e qdo chegou coincidiu de estar tendo o problema da fumaceira...
Oleo uso 10w60, está usando qual?
20w50 não curto usar em 20v e msm assim acho que vai fumar do msm jeito pq se tivesse fumando frio até faria sentido um oleo mais grosso mas como ta fumando quente...enfim..EU iria no niple...

AnD

Novato
Sim resolveu, escape sequinho, pode deixa meia hora na lenta ou desce o cacete que n fuma nada.

Alem de fuma, n ta babando oleo, msm que pouco, na caixa quente ou o compressor?

Tezotto

Membro
Muito obrigado pela foto!
Deixa eu te perguntar um coisa, você colocou o niple antes de mexer no retorno né? com o niple resolveu ou só resolveu após mudar o retorno?

Acho que vou ter que fazer isso no meu...

AnD

Novato
Isso, coloquei o niple antes e só resolveu de vez qdo mudei o retorno msm.
Só com o niple reduziu bastante a fumaceira, tipo uns 80%. Tenta só ele antes de mexe no retorno.