Fumaça saindo do lado direito do motor (talvez turbina)

Caros,

O A3 Turbo 180cv 2005 com 85.000KM está delicioso de dirigir, sem barulhos na suspensão e com todas as marchas mudando suavemente. A potência do carro não parece comprometida em nada e a turbina não faz barulho excessivo (não tenho parâmetro para comparação, mas se não achei alto, me parece normal). O carro tem dificuldades de ligar pela manhã (pode ser bateria) e trepida um pouco mais que o normal em ponto morto (eu gosto quando o carro nem parece que está ligado de tão regulado...). Mas tem um problema que não sei se é sério, ou apenas bobeira:

Sai fumaça constantemente do lado direito do motor (olhando o carro de frente). A fumaça parece que sai sendo soprada, e não apenas o resultado de óleo queimando. Não consegui identificar exatamente de onde vem a fumaça, suspeito da turbina, mas nem sei se ela fica ali mesmo, do lado direito do motor... A fumaça é lançada para frente do carro, meio pra cima... Como se tivesse um ventiladorzinho ali.

Você sabem quais possam ser os motivos disto? Não olhei no escapamento, logo não sei se está saindo fumaça pelo escapamento.

Queria ter uma ideia das possíveis causas deste sintoma, e se é comum... Será que é só o anel do óleo, ou coisa mais séria como cabeçote e/ou turbina... Se fosse cabeçote sairia fumaça neste local?

Mecânicos e apaixonados pelo A3, help me!!!!

Della,

Como faço para curtir mais de uma vez as suas respostas? :risada:
Brincadeiras à parte, quero parabenizar o nível do forum do A3, é simplesmente fora do comum. Eu já participei do C30, do Veloster (queria comprar esta porcaria antes de descobrir que não tinha motor, e que custava o preço do Jetta TSi), do Tigra, e nunca vi um onde o pessoal se trata, diria até, com carinho como este aqui!

Abração,

Felipe

PS.: Pena que só posso postar 4 vezes ao dia... Tenho que ficar esperando 24h pra poder cumprimentar ou complementar uma resposta!

Amigo, alguma mangueira ou respiro de óleo deve estar rasgada...
Tem que cavocar que acha!

Andr3T

Membro
Aconteceu o seguinte comigo há 3 semanas. Estava chegando em casa, e um carro parou na minha frente. Como ele ficou na minha frente, o farol dele pegou no capo do meu carro, e iluminou um vapor subindo. Levei maior susto, cheguei em casa, nem desliguei o carro, abri o capo, peguei uma lanterna e fui atrás de onde saia o vapor. Na hora eu já vi que era vapor de agua, pois o de oleo tem um cheio bem forte. Ai fui vendo as mangueiras de agua. Quando derrepente eu literalmente ENCOSTEI numa conexão e ela se partiu. Ela já estava trincada, foi só encostar que quebrou. Vazou agua porque estava com pressão o sistema, ai no outro dia comprei a conexão no ferro velho, comprei aditivo pro radiador e troquei tudo.

Ficou zero :). Veja se não é alguma conexão de agua.

A flange que estou falando é essa da foto abaixo. Note que o carro da foto é de um A3 TDI, mas os nossos a gasolina tem a mesma peça no mesmo lugar :).

gabrielm

Novato
ja quase fiquei na rua por causa dessa conexao, consegui fazer uma gambiarra, e como tinha uma garrafa de agua no carro, consegui chegar. depois comprei pela net e eu mesmo troquei. resolveu.

della

Membro
@loudenvier, logo vc vai poder postar mais, é assim mesmo no início, novatos tem restrição a quantidade de post, para "forçar" a ler um pouco mais e entender como o clube funciona...

comprei a 1 mes um audi a3 turbo 150 cv, hj no transito um rapaz olhou para o meu carro e me alertou da fumaça saindo do motor!!! parei o carro dei uma olhada e é exatamante uma fumaça saindo do lado direito do carro, vou levar em um mec para ver se acha esta mangueira... mas ja fiquei mais aliviado .... obrigado

Helmar

Membro
Hoje ocorreu isto comigo, muito calor em SP e saiu fumaça... O painel avisou, apitou e bingo...
pensei que fosse a turbina. Me deram a dica da mangueira também....

O meu esta saindo uma leve fumacinha branca quase transparente pela grade frontal, perto dos farois..e junto um cheiro quando paro o carro. Ja analizei muito por baixo e por cima, nao há vazamentos no motor. Vou verificar mangueiras ali da frente que ficam entre o motor e o eletroventilador.

Bom dia amigos.

Sou novo aqui no clube, comprei meu A3 1.8T 180 cv a pouco mais que um mês, e já havia notado que após o motor estar quente começa a sair uma fumaça (aparentemente vapor, pois não cheira óleo) do capô, e há alguns dias apareceu o alerta da temperatura no painel do carro, verifiquei o reservatório e a água havia baixado, será que é somente mangueira? O carro não esta com vazamento de água aparente, nem está pingando no chão e também não tem água misturado no óleo, acredito que seja mangueira mesmo que está fazendo uma "bola de neve" (MANGUEIRA VAZANDO > MOTOR QUENTE EVAPORA A ÁGUA > BAIXA O NÍVEL DO ÁGUA DO RADIADOR > ALERTA DE TEMPERATURA NO PAINEL). Será que estou certo?

Desde já agradeço a ajuda de todos.

OBS: A temperatura não passa dos 90°

DIEDE

Moderador
@[member="Luiz Henrique Clehn"],
Acho mais provável serem as flanges. Veja se elas não estão com uma crosta meio rosada em volta. Tem um Y perto do reservatório, a casinha da termostática, a flange circulada em vermelho alguns posts acima e a carcaça do sensor de temperatura, que fica no lado direito (lado motorista) do bloco.

DIEDE disse:
@[member="Luiz Henrique Clehn"],
Acho mais provável serem as flanges. Veja se elas não estão com uma crosta meio rosada em volta. Tem um Y perto do reservatório, a casinha da termostática, a flange circulada em vermelho alguns posts acima e a carcaça do sensor de temperatura, que fica no lado direito (lado motorista) do bloco.
Ok amigo, vou verificar e retorno aqui para repassar se achei a dor de cabeça hehe Abraços

Amigos, voltando para informar que solucionei o meu problema de vazamento, realmente como o DIEDE disse o vazamento estava em uma flange, no Y perto do reservatório, abraçadeiras deram "adeus" kk

Estou com o mesmo problema, fumaça saindo parte direita do motor ( lado oposto a correia dentada) não reparei se cheira óleo mas acredito que sim já que a água não abaixa absolutamente NADA, como o amigo ai disse, parece que tem um ventiladorzinho soprando.

Carro nao apresenta vazamento nessa parte do motor ( único que tenho e no resfriador de óleo, ali onde o filtro vai e mesmo assim e minimo)

Qual a mangueira mas provável que esteja furada/rasgada ? acredito que seja alguma que leve apenas vapor de óleo já que nao tem vazamento.

Valeeu

DIEDE

Moderador
@[member="Danylo"],

No lado direito, abaixo do coletor tem o respiro de óleo. É um joelho que vai para a lateral direita do motor na parte de cima, e para PCV (Tem um Y ao lado da tampa de válvulas).
No meu carro esse joelho quebrou, e fazia um pouco de fumaça ali, por escapar vapor de óleo.