Fumaça que cessa depois que anda com o carro.

Diego seg

Novato
Boa tarde, meus amigos!
Meu carro é um A3 150cv manual 05/06.
Sempre que ligo o carro, ele faz uma fumaça em lenta mesmo, se eu andar uns 3 km a fumaça acaba e pode acelerar que não fuma mais. Vcs acham que é turbina ou retentores de válvulas?
O corpo de borboleta está limpo, e a água do reservátório não baixa nada.
Pesquisei em toda net e aqui no fórum e não encontrei nada parecido.
Se forem os retentores de válvulas, é possível fazer a troca sem remover o cabeçote?
O motor nunca levou uma chave, todos os componentes ainda intactos.
Desde já eu agradeço a atenção de todos , grande abraço.
 
Olha vou dar um palpite mas sem certeza, se alguém tiver mais experiência e discordar opine ai. Mas isso eu arriscaria ser anel de pistão. Quando o motor esquenta dá dilatação de material e por isso pode parar a fumaça. Turbina e retentores a meu ver ia fumar direto.
 

Diego seg

Novato
Vou pedir para medir a compressão dos cilindros.
Ele não solta fumaça pela tampa de óleo, nem pela vareta... Agora eu fiquei preocupado kkk
Obrigado, amigo!
 
Primeiro mede compressão nos cilindro, se tiver OK tira da uma olhada na pressurização de tem óleo logo após a turbina, tira a parte q vem do filtro e e a de alumínio q vai parafusada na turbina, vê se o eixo do rotor tá com muita folga, geralmente qdo tá tem bastante óleo la também e a turbina tá umida de óleo no caracol se tiver OK, pode ser os detentores de válvulas, q se for vc não consegue medir no medidor compressão mas geralmente o cilindro q tiver vazando óleo a vela vai estar meio oleosa ou preta carbonizada, da uma olhada no respiro de óleo se as mangueiras não tão entupidas, também pode fumaça.
 

Diego seg

Novato
Opa! Obrigado, Rodrigo!
Os respiros eu já verifiquei e estão ok, vou pedir para o mecânico checar os pontos que vc falou, muito obrigado!
 

Diego seg

Novato
Boa noite, meus amigos!
Retirei a mangueira da pressurização e liguei o carro, a fumaça fica do mesmo jeito... Só andar com ele que a danada desaparece, ainda não tive tempo de deixar na oficina para realizar os outros testes, mas to apostando nos retentores de válvulas mesmo... Preferia que fosse a turbina...
 

Diego seg

Novato
Opa! dando um feedback pra galera!
Td ok com o motor do carro, graças a Deus kkk
Troquei de posto e estou abastecendo só com Podium agora.
Pelo visto, era uma mistura de gasolina ruim com excesso de combustível,
preciso trocar a sonda lâmbda e os anéis dos bicos...
Vou pedir para o mecânico limpá-los e verificar a estanqueidade tb...
Obrigado pela ajuda, meus amigos!
 

piacava

Membro
Meu carro tinha um comportamento parecido uma vez...

Quando ligava ele frio, vez ou outra dava uma fumaça branca... uma vez deu muito fumaça..

Era o sensor de temperatura da água que tava louco.. aí dava excesso de combustível.. quando
esquentava o sensor marcava normal.. mas frio ele dava que estava com temperatura negativa...

Troquei ele e resolveu...
 

Diego seg

Novato
piacava disse:
Meu carro tinha um comportamento parecido uma vez...

Quando ligava ele frio, vez ou outra dava uma fumaça branca... uma vez deu muito fumaça..

Era o sensor de temperatura da água que tava louco.. aí dava excesso de combustível.. quando
esquentava o sensor marcava normal.. mas frio ele dava que estava com temperatura negativa...

Troquei ele e resolveu...
Só uma curiosidade, no climatronic, marcava errado tb ou vc viu no scanner?
 
Boa tarde amizades ... A pergunta do amigo Diego é boa, pois a minha a3 é 1.6 e tenho um problema parecido
Ela andando nao fuma nada o motor ta redondinho porem se eu deixar ela parada na lenta por cerca de 10 minutos quanto acelera ela solta uma fumaça ... Tipo como se ficasse acumulando no catalizador ou sei lá ...mais ai eu dou umas aceleradas andando e para de novo oque sera ?
 

Diego seg

Novato
Juninho lamar disse:
Boa tarde amizades ... A pergunta do amigo Diego é boa, pois a minha a3 é 1.6 e tenho um problema parecido
Ela andando nao fuma nada o motor ta redondinho porem se eu deixar ela parada na lenta por cerca de 10 minutos quanto acelera ela solta uma fumaça ... Tipo como se ficasse acumulando no catalizador ou sei lá ...mais ai eu dou umas aceleradas andando e para de novo oque sera ?BoBoa
Boa tarde, meu amigo!
Nossos companheiros mais experientes vão poder dar uma opinião mais precisa.
Mas nos conte qual é a km do seu carro...
O meu não era óleo, graças a Deus kkk era gasolina ruim e excesso de combustível.
Sonda travada e provável entrada falsa de ar pelos anéis dos bicos... Essa semana vai pra uma revisão caprichada heheh
 
Legau a minha A3 esta com 164 mil ...

Mas nao acredito q seja aneis ou fumaça de oleo .. Pois a 8 anos q tenho e so uso oleo semisintetico com trocas regulares
Outra coisa é q a fumaça cheira a combustivel mesmo e nao a Oleo .. Quando dou partida de manha ela tbm fumaça um pouco .. Meu mecanico disse q é combustivel q fica nos bicos
 

Diego seg

Novato
Pode ser problema de estanqueidade dos bicos mesmo! Passa o scanner tb, assim vc descobre se tem alguma anormalidade na injeção, que pode causar excesso tb...
 

piacava

Membro
Diego seg disse:
Só uma curiosidade, no climatronic, marcava errado tb ou vc viu no scanner?
Vi no VCDS.. (scanner)

No painel do carro marcava normal.. por que quando a temperatura subia o sensor
voltava a marcar normal.. mas frio dava que estava a -40 graus..

No Climatronic não tentei ver, tem como ver a temperatura da água nele?
 
piacava disse:
Vi no VCDS.. (scanner)

No painel do carro marcava normal.. por que quando a temperatura subia o sensor
voltava a marcar normal.. mas frio dava que estava a -40 graus..

No Climatronic não tentei ver, tem como ver a temperatura da água nele?
código 49, temperatura da água, código 51 a do motor
 

Diego seg

Novato
piacava disse:
Vi no VCDS.. (scanner)

No painel do carro marcava normal.. por que quando a temperatura subia o sensor
voltava a marcar normal.. mas frio dava que estava a -40 graus..

No Climatronic não tentei ver, tem como ver a temperatura da água nele?
Como o amigo acima disse, função 49. Só apertar a recirculação e a seta de ventilação superior que liga o modo diagnóstico. Preciso comprar esse cabo VAG logo kkk
 

tavares

Membro
Como o motor nunca levou chave, eu imediatamente abria em cima e embaixo e faria a descarbonização e limpeza do carter, pescador que deve ta feio o negócio...dps pensaria em outras coisas pra fuçar
 
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