Freio e Ventoinhas

nikolas07

Novato
ei galera to com alguns problemas no meu audera .
Sequinte desses tempo pra ca meu pedal do freio começo a trepida e a abaixar tambem oque pode ser isso?

E as ventoinhas tambem nao estao funcionando. Ela marca 110 C e nada de armar. Oque pode ser tambem? Alquem ja paasso por esse problema?

gabrielm

Novato
tem que passar algum vag pra fazer a leituras dos erros...depois post o log aqui pra gente analisar...pode ser problema no abs...problema no sensor de temperatura....enfim..

nikolas07

Novato
sai da oficina hj a tarde e o mecanico me falo que e um problema na bomba de agua,que em uma mangueira a agua esta quente e na outra a agua esta fria, sera q e isso mesmo? To com medo de pagar 200 reais atoa =@

Ele falou tambem q o problema no freio pode ser o cinlidro mestre. Sera?

Jordaum

Aro 99
Se uma mangueira ta quente e a outra fria, provavelmente é a válvula termostática que travou. Mas é bom da uma olhada na bomba também.

Eu tenho essas peças usadas aqui, tirei do meu S3 com 45mil km, estão novinhas ainda, pq comprei um kit completo de manutenção e vem tudo, correias, tensores, bombas, termostatica e flanges, etc.. Ai pra economizar na M.O. troquei tudo de uma vez, mesmo estando tudo novo e funcionando. Se tiver interesse, manda MP q te mando umas fotos e negociamos.

Sobre o freio, de uma olhada nos discos, já vi caso de disco empenado que o abs ficava acionando e trepidava o pedal. Mas o melhor é passar o vag e ver as msg de erro. Depois verificar discos, pastilhas, fluidos, etc..

[]s,

nikolas07

Novato
well....
Amanha vai chega a bomba d' agua e ele vai troca ela. A valvula termostatica eu vo pedi pra ele da um olhada agora os freios vai ser meio dificil passar o raster (VAG) porque aqui e cidade do interior, mas nao tem nada haver com "hidrovacuo" ou cilindro mestre nao?

nikolas07

Novato
Pessoal uma parte do problema ja ta resolvida a da temperatura. Realmente era oque o Jordaum falo a bomba d' agua o mecanico trocou tudo certinho e realmente a temperatura estabilizou.

Agora falta o problema no freio.
Sai da oficina agr a tarde o mecanico falou que e normal a trepdaçao dos freios e ele afunda alguns CM. Pq quando usa muita forte os freios ele trepida para nao derrapar e ele abaixa um pouco o nivel para nao derrapar tambem, sera q e isso mesmo?

Hevanclei

Novato
galera, vou aproveitar o mesmo tópico pra postar uma dúvida minha, achei desnecessário abrir um novo, afinal, meu problema esta dentro do discutido neste.

é com relação a temperatura da água e acionamento da ventoinha (1.8 asp, automático, 2004/2004).

como o marcador tem aquela "margem de 90ºc" e tudo mais.. vou falar só das temperaturas obtidas pelo climatronic no item 49C.

quando ando na estrada, observo que o carro desce muito a temperatura, exemplos: estrada a 60km, temp. em 85ºC, estrada a 120km, temp. 75ºC.
isto é estranho, porque antigamente (salvo engano) isto não acontecia (ressalto que a 75ºC o painel também já esta abaixo dos 90ºC).

e minha principal dúvida é quanto ao acionamento da ventoinha, uma vez que na cidade ou parado, ele chega a 94ºC (climatronic) e liga a ventoinha bem fraca, a temperatura abaixa uns 2 ºC, a ventoinha para, aumenta uns 4 ºC.. a ventoinha liga.. enfim..
fica nesse liga desliga até uns 98..99ºC.. minha duvida é que a ventoinha não estabiliza a temperatura.. ela só abaixa um pouco.. e depois deixa o carro esquentar mais do que tava antes.. o medo é de pegar um engarrafamento e acabar subindo muito a temperatura.. dai eu sempre ligo o ar condicionado pra forçar a ventoinha a ligar.. e a temperatura estabiliza na casa dos 86~90 ºC.

até ai blz.. o pior eh que eu desligo o carro e a ventoinha não arma automaticamente, confiro no climatronic e a temp chega a 104ºC e nada da ventoinha ligar.

alguém poderia dar uma checada ai pra ver qual a temp o climatronic, item 49C, marca quando liga as ventoinhas com o carro desligado ?
(levei em 2 mecânicos, o primeiro disse ser ar no sistema, e sangrou o arrefecimento, melhorou, mais não completamente, o segundo disse que estava tudo normal, sem logs de erros tb. mais continuo com dúvidas).

obrigado, e desculpem o texto gigante.

Jordaum

Aro 99
nikolas07,

a trepidação no pedal é normal quando o ABS entra em ação, mas não é normal ele entrar em ação toda hora. O ABS só tem q funcionar qndo a freada faz as rodas travarem e ele entra para "aliviar". Se o seu pedal esta trepidando em toda freada, tem coisa errada.

Hevanclei, muita gente tem esse problema do carro cair a temperatura na estrada. Mas isso NÃO é normal. O carro tem q trabalhar sempre perto dos 90o C., independente da temperatura externa. Meu carro também caia muito a temperatura qndo pegava estrada, principalmente a noite, ai eu troquei tudo ligado a parte de refecimento (bomba dagua, termostática, flanges, sensor de temperarua, liquido de arefecimento, etc) e parou.

Não sei qual a temperatura que tem q armar a ventuinha, mas snme li num tópico aqui q essa ventuinha tem 2 estágios, e as vezes ela não entra no segundo, que é mais forte e estabiliza melhor a temperatura. De uma olhada na busca e veja se acha esse tópico, até alguem entrar aqui e poder te dar uma posição melhor.

[]s,

nikolas07

Novato
Outra duvida aqui tambem e que depois que eu troquei a bomba da agua a ventoinhas nao quer armar e a temperatura fika sempre em 90 mas nada de armar? Oque pode ser?

roxo

Moderador
Meus Caros,

Ventuinha não arma :

- Verifique se tem ar no sistema (eu postei um diy de arrefecimento e lá tem os procedimentos para retirar o ar)
- Verifique o sensor de temperatura, ele pode tá enviando a informação da temperatura errada pra cetral e correta para o painel. O sesnor é duplo ele manda o sinal para a central e para o painel, quando queima pode acontecer dele queimar somente uma parte (central ou painel) ou no pior os dois casos.
- Verifique os terminais eletricos dos eletroventiladores (ventuinha) .. uma boa é limpa-los com um limpa contato

Temperatura não estabiliza:

- Confirma as temperaturas, anota a que é informada no climatronic, no painel e se possivél a do VagCom e anote quando o eletroventilador entra em funcionamento. Por exemplo: No mau caso a ventuinha liga quando no painel tá 90graus, no climatronic tá 90graus e pelo vagcom ela tá em 95graus. Os carros do grupo vag a temeratura até 100g ainda é normal (vejam o santana ele arma em 110graus)
- Verifica a valvula termostatica
- Verifica o sesnor de temperatura

Peço aos dois colegas que se possivél postem o que acusa no vagcom .. eu digo: lance de temperatura tem que ter cuidado e monitorar com o vag ...

nikolas07

Novato
nikolas07 disse:
Outra duvida aqui tambem e que depois que eu troquei a bomba da agua a ventoinhas nao quer armar e a temperatura fika sempre em 90 mas nada de armar? Oque pode ser?

Bem pessoal, o problema ja era levei numa auto eletrica, e ele falou q passou o VAG, e que o problema foi solucionado, como eu nun tava la pra ver oque ele fez, so ficou pro conta de testa.Deu tudo certo a temperatura estabilizou e arma quando chega a 90 C.

So esse mes ja gastei quase 1200 com meu audera. Agr nun to quereno arrumar elee tao cedo!

Segue abaixo:

Tensor da correia dentada: 380 $
Pintura: Capo,teto,parashock 200 $
Pastilha de freio traseira: 50 $
Mao de obra mecanico: 100 $
Bomba d' agua: 200 $
Coxin da caixa: 220 $
Coxin limitador de torque: 150 $

Mais pra frente aida tem que comprar:

Pastilha de freio dianteira,discos de freio dianteiros, 1 par de farol, 1 para brisa, e uma lanterna traseira.

Kkkkkkk e muito dinheiro.

Jordaum

Aro 99
Putz nikolas, ta chorando de barriga cheia! Vc conseguiu preços excelentes! Nunca vi pintar 3 peças por 2 pilas.. Só meu PC dianteiro ficou mais caro q isso.. hehehe E as outras peças tbm estão com preços bons.

Sobre os discos dianteiros e plastilhas, tem um tópico aqui no club com opções de Fremax e outras marcas, q o pessoal recomenda e tem um custo bom.

[]s,

nikolas07

Novato
obrigado Jordaum, vou da uma olhadinha, falano nisso, sera q tem algum lugar que vende lentes do farol do audi a3 01.? Economizar 400 reais vai ser bom

Jordaum

Aro 99
Nikolas, infelizmente essas lentes não são vendidas não. As do Golf, por exemplo, que são de vidro agente acha fácil a venda, mas as do A3 eu nunca vi, uma pena.. :(

Mas se for comprar farol paralelo, compra Depo não viu, dizem que o TYC (alguma coisa assim, eu sempre esqueço o nome), são bem melhores.

[]s,