falha no limpador do para-brisa, seta, ar-condicionado e farol

Zen CWB

Novato
Se no seu carro deu esse problema, provavelmente queimou o seu comutador de ignição.
Primeiro teste os fusíveis da bateria e ao lado do volante, e, se estiver tudo ok, consultando o manual para saber quais os fusíveis certos, ponha energia direto da bateria: se o limpador for ativado, significa que o problema é dali pra trás.
É possível retirar o comutador de ignição tirando a carenagem abaixo do volante. Não é necessário tirar o air bag se tiver ajuda de outra pessoa afastando a carenagem com uma chave de fenda enquanto os parafusos são tirados.
Esse comutador é o mesmo do VW/Polo e do VW/Fox, e custa em torno de R$ 45,00.
A queima ocorre principalmente quando se dá partida com farol, som, ar-condicionado ligados, já que o motor de partida puxa uma corrente muito alta, e com tudo isso ligado, sobrecarrega o circuito e queima.
Somente dê a partida com tudo isso desligado.
Dica, antes de desligar o carro, desligue farol, som, ar-condicionado, seta e limpadores de para brisa, assim evita que você esqueça antes de dar a partida.
Esse problema aconteceu comigo em um dia que estava chovendo e perto do anoitecer.
Espero ter ajudado.
Zen.

Rocha_V8

Novato
Bom saber!!! Aconteceu comigo hoje, só não está incluso no problema o farol... muito obrigado, já sei o ponto de partida!!!