dpmartins
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Senhores, criei este tópico para registrar e ajudar àqueles que venham ter problema nos seus carros, que mesmo depois de investigar e testar muita coisa, ainda não estejam conseguindo resolver os seguintes problemas, e por favor tratar como premissas:
O carro liga, sem erro, começa a rodar e quando passa de 2000/3000/4000 RPM acende a luz de ASR e EPC.
Quando passa o scanner acusa Erro de Engine Torque Sensor, Erro de Sonda Lambda ou pior, Nenhum Erro, e quando fazem a troca ou a verificação o erro some, e quando acelera o carro o erro volta.
Após acender a luz de EPC e ASR, o carro vem a morrer, e/ou perder o freio, e também fica sem qualquer aceleração.
Vamos lá então, deixo abaixo meu relato e a investigação que fiz, apenas como guia caso queiram entender e resolver os problemas que já estão sem esperanças mais de resolver. Acredito que sirva para todos os modelos de Audi, mas mais em especifico eu fiz os testes no A3 2005 1.8T 180 cv.
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Para começarmos, vamos entender o que significa as siglas EPC e ASR:
EPC = Electronic Power Control -> Quando essa luz se acende, ela está informando ao usuário que o a Central Eletrônica do seu Carro está com alguma Pane.
ASR ou ESC = Anti Slipe Regulation / Electronic Slip Control -> Essa luz visa indicar que o seu carro acionou o modo de controle de tração, seja ele ter sido acionado pelo central, como é o caso do problema, ou ele ter sido acionado manualmente. Então ele indica que o seu carro agora está controlando a rotação e a potência das rodas para evitar derrape delas através da redução de potência. Quando o ASR está ativado, ele também ajuda nas curvas evitando uma roda deslizar.
Todo carro, a partir de 1996 tem uma ECU com uma vasta gama de sensores que monitoram e medem vários parâmetros do seu carro e realizam cálculos em milisegundos para decidir como o seu carro deve reagir para cada estimulo do usuário, portanto quando você acelera fundo num carro turbo automático, a ECU entenderá que o usuário quer maior velocidade, e para isso pode acontecer por exemplo, redução de marcha, injeção maior de combustível e de oxigênio nas câmaras de admissão, e por ai vai.
Entendendo o básico de uma ECU, quando seu carro estiver com este problema grave, de estar rodando, e as vezes acender EPC e ASR, as vezes não e você já ter verificado a MAF, e os erros no VAG verificando que não existe componente com problema, o que fazer?
A EPC acendendo já é um sintoma de que algum sistema está com problema e afetando a ECU e com isso ela deixa de realizar todos os cálculos necessários para funcionamento do seu motor adequadamente, estimando inclusive alguns sensores do carro (e isso pode ser a raiz também do consumo excessivo do seu carro) e com o acendimento do ASR, seu carro está verificando que você está "derrapando" e por isso ele está assumindo o controle da tração, mesmo durante o problema, e isso é uma falha de software. Para agravar, se o seu problema ainda contemplar a falha nos freios, em que você perde a capacidade de freiar, significa que o módulo ABS também está com problema, e ele pode ser a causa raiz, ou pode estar sendo manipulando pela ECU.
Após verificar os itens básicos de problemas, soltando a MAF, verificando sonda lambda, garantindo que está usando um combustível adequado de qualidade e ter passado o Scanner e ver que não há erro, o que verificar e qual a possível e mais problemática causa raiz para o problema?
Pela investigação que fiz, a ECU não possui redundância de software, e portanto se algum parâmetro estiver corrompendo o funcionamento da central, ela pode entrar em falha grave.
Os problemas que podem estar ocorrendo são e portanto o que investigar, além do citado acima:
- (1) Lâmpadas. Sim, verifique todas as lâmpadas do seu carro, se todas estão acendendo sem ficar piscando, pois até o luz de freio pode ocasionar este problema. Lembre-se que a luz de freio só acende quando se pisa no freio, e por isso o seu carro pode estar "intermitente", pois se você usar pouco o freio pode não dar o problema, mas ai você pega um engarrafamento e o problema aparece. Então garantir a qualidade da lâmpada é extremamente importante, e uma lâmpada que quando aquece começa a dar problema pode ser a sua maior dor de cabeça.
- (2) Faróis. O Audi tem o problema crônico de derreter os fios dentro dos faróis. É meu amigo, você já verificou os fios dentro dos seus faróis? Nunca? Então pode ver que eles já estarão quase sem capa e todos ressecados. Sugiro refazer esses fios utilizando espaguete termo-restringente ou se tiver um $ a mais trocar os fios ou então os faróis completos. O derretimento destes fios, com a vibração do carro, pode causar a intermitência suficiente para gerar ruídos na tensão e levar a ECU à nossa pane e até mesmo se os fios ficarem batendo uns nos outros.
- (3) Remova todos os conectores do motor, um a um e verifique a qualidade dos pinos, se eles estão pretos ou meio cobreados, e aproveitando já aplique um limpa contato nos mesmo para deixá-los limpos. Verifique também na parte de trás de onde sai o fio, se eles não estão em curtos ou derretidos. Verifique principalmente a borboleta e seu conector, além de também fazer limpeza da borboleta (há produto só pra isso).
- Depois de fazer todas as verificações citadas acima, acoplar todos os conectores com os pinos limpos, utilize um tie-wrap (braçadeira) para amarrar bem os conectores na conexão para garantir que eles não se soltem, além de separar os fios nos conectores e deixar um espaço entre eles para checar se não estão em curto.
Qual a razão das ações acima e por que geram o problema? A ECU quando recebe ruído ou até mesmo curto na sua entrada, devido à sua fabricação é levada a entrar em emergência, e para de funcionar grande parte das suas leituras, e temos que torcer para que a entrada da ECU por onde este sinal entrou não tenha queimado (no geral ela é robusta, mas pode queimar aquele canal de entrada/saída) e parar de operar.
E a falha de Engine Torque Sensor? Ela aparece por que o usuário solicita velocidade através do pedal, "acontece" a injeção de combustível e oxigênio e a ECU aguarda o monitoramento da rotação para verificar se está acelerando, porém pelo fato de ela achar que está acelerando, porém não está e o RPM então está diferente do esperado, acusa o erro, e não necessariamente que o sensor esteja com problema.
Este é um problema bem complicado de resolver, porém é necessário você ter calma e ir verificando cada uma das conexões do seu carro, pois se levar num mecânico, pode ser que ele "arrume", onde na verdade ele esbarrou ou retirou algum conector e acabou "resolvendo" este problema quando o retornou.
Eu fiz alguns testes colocando curtos diretamente nos pontos que eu citei acima, e em média 2 a cada 3 vezes que eu simulava falha, aparecia erro na EPC e 1 a cada 3 acendia EPC e ASR.
Espero ajudar alguém que venha a ter este problema no futuro. Abraço.
O carro liga, sem erro, começa a rodar e quando passa de 2000/3000/4000 RPM acende a luz de ASR e EPC.
Quando passa o scanner acusa Erro de Engine Torque Sensor, Erro de Sonda Lambda ou pior, Nenhum Erro, e quando fazem a troca ou a verificação o erro some, e quando acelera o carro o erro volta.
Após acender a luz de EPC e ASR, o carro vem a morrer, e/ou perder o freio, e também fica sem qualquer aceleração.
Vamos lá então, deixo abaixo meu relato e a investigação que fiz, apenas como guia caso queiram entender e resolver os problemas que já estão sem esperanças mais de resolver. Acredito que sirva para todos os modelos de Audi, mas mais em especifico eu fiz os testes no A3 2005 1.8T 180 cv.
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Para começarmos, vamos entender o que significa as siglas EPC e ASR:
EPC = Electronic Power Control -> Quando essa luz se acende, ela está informando ao usuário que o a Central Eletrônica do seu Carro está com alguma Pane.
ASR ou ESC = Anti Slipe Regulation / Electronic Slip Control -> Essa luz visa indicar que o seu carro acionou o modo de controle de tração, seja ele ter sido acionado pelo central, como é o caso do problema, ou ele ter sido acionado manualmente. Então ele indica que o seu carro agora está controlando a rotação e a potência das rodas para evitar derrape delas através da redução de potência. Quando o ASR está ativado, ele também ajuda nas curvas evitando uma roda deslizar.
Todo carro, a partir de 1996 tem uma ECU com uma vasta gama de sensores que monitoram e medem vários parâmetros do seu carro e realizam cálculos em milisegundos para decidir como o seu carro deve reagir para cada estimulo do usuário, portanto quando você acelera fundo num carro turbo automático, a ECU entenderá que o usuário quer maior velocidade, e para isso pode acontecer por exemplo, redução de marcha, injeção maior de combustível e de oxigênio nas câmaras de admissão, e por ai vai.
Entendendo o básico de uma ECU, quando seu carro estiver com este problema grave, de estar rodando, e as vezes acender EPC e ASR, as vezes não e você já ter verificado a MAF, e os erros no VAG verificando que não existe componente com problema, o que fazer?
A EPC acendendo já é um sintoma de que algum sistema está com problema e afetando a ECU e com isso ela deixa de realizar todos os cálculos necessários para funcionamento do seu motor adequadamente, estimando inclusive alguns sensores do carro (e isso pode ser a raiz também do consumo excessivo do seu carro) e com o acendimento do ASR, seu carro está verificando que você está "derrapando" e por isso ele está assumindo o controle da tração, mesmo durante o problema, e isso é uma falha de software. Para agravar, se o seu problema ainda contemplar a falha nos freios, em que você perde a capacidade de freiar, significa que o módulo ABS também está com problema, e ele pode ser a causa raiz, ou pode estar sendo manipulando pela ECU.
Após verificar os itens básicos de problemas, soltando a MAF, verificando sonda lambda, garantindo que está usando um combustível adequado de qualidade e ter passado o Scanner e ver que não há erro, o que verificar e qual a possível e mais problemática causa raiz para o problema?
Pela investigação que fiz, a ECU não possui redundância de software, e portanto se algum parâmetro estiver corrompendo o funcionamento da central, ela pode entrar em falha grave.
Os problemas que podem estar ocorrendo são e portanto o que investigar, além do citado acima:
- (1) Lâmpadas. Sim, verifique todas as lâmpadas do seu carro, se todas estão acendendo sem ficar piscando, pois até o luz de freio pode ocasionar este problema. Lembre-se que a luz de freio só acende quando se pisa no freio, e por isso o seu carro pode estar "intermitente", pois se você usar pouco o freio pode não dar o problema, mas ai você pega um engarrafamento e o problema aparece. Então garantir a qualidade da lâmpada é extremamente importante, e uma lâmpada que quando aquece começa a dar problema pode ser a sua maior dor de cabeça.
- (2) Faróis. O Audi tem o problema crônico de derreter os fios dentro dos faróis. É meu amigo, você já verificou os fios dentro dos seus faróis? Nunca? Então pode ver que eles já estarão quase sem capa e todos ressecados. Sugiro refazer esses fios utilizando espaguete termo-restringente ou se tiver um $ a mais trocar os fios ou então os faróis completos. O derretimento destes fios, com a vibração do carro, pode causar a intermitência suficiente para gerar ruídos na tensão e levar a ECU à nossa pane e até mesmo se os fios ficarem batendo uns nos outros.
- (3) Remova todos os conectores do motor, um a um e verifique a qualidade dos pinos, se eles estão pretos ou meio cobreados, e aproveitando já aplique um limpa contato nos mesmo para deixá-los limpos. Verifique também na parte de trás de onde sai o fio, se eles não estão em curtos ou derretidos. Verifique principalmente a borboleta e seu conector, além de também fazer limpeza da borboleta (há produto só pra isso).
- Depois de fazer todas as verificações citadas acima, acoplar todos os conectores com os pinos limpos, utilize um tie-wrap (braçadeira) para amarrar bem os conectores na conexão para garantir que eles não se soltem, além de separar os fios nos conectores e deixar um espaço entre eles para checar se não estão em curto.
Qual a razão das ações acima e por que geram o problema? A ECU quando recebe ruído ou até mesmo curto na sua entrada, devido à sua fabricação é levada a entrar em emergência, e para de funcionar grande parte das suas leituras, e temos que torcer para que a entrada da ECU por onde este sinal entrou não tenha queimado (no geral ela é robusta, mas pode queimar aquele canal de entrada/saída) e parar de operar.
E a falha de Engine Torque Sensor? Ela aparece por que o usuário solicita velocidade através do pedal, "acontece" a injeção de combustível e oxigênio e a ECU aguarda o monitoramento da rotação para verificar se está acelerando, porém pelo fato de ela achar que está acelerando, porém não está e o RPM então está diferente do esperado, acusa o erro, e não necessariamente que o sensor esteja com problema.
Este é um problema bem complicado de resolver, porém é necessário você ter calma e ir verificando cada uma das conexões do seu carro, pois se levar num mecânico, pode ser que ele "arrume", onde na verdade ele esbarrou ou retirou algum conector e acabou "resolvendo" este problema quando o retornou.
Eu fiz alguns testes colocando curtos diretamente nos pontos que eu citei acima, e em média 2 a cada 3 vezes que eu simulava falha, aparecia erro na EPC e 1 a cada 3 acendia EPC e ASR.
Espero ajudar alguém que venha a ter este problema no futuro. Abraço.