Exclamação(!) no computador de bordo

shogun

Novato
Fala ai pessoal,

Hoje fui estacionar meu carro na subida e quando parei o computador piscou uma exclamação vermelha, eu desliguei, liguei de novo, dei uma volta com o carro e parei mas não ascendeu mais.

O que seria essa exclamação? por acaso tem alguma coisa haver com o fluido do freio?

AlissonA3T

Administrator
Se eu não me engano interrogação é do freio, (( ! )) é isso não é? kkkk

Verifica o nível do óleo do freio. Se o nível tiver baixo complete e veja se para. Se estiver no nível procure um mecânico de confiança e explique o que ouve.

AdrianoY

Membro
No meu carro acontece a mesma coisa, mas é difícil aparecer esse sinal. Poderia ser pastilha gasta tbm ou o sinal é outro?

gabrielm

Novato
amigos.

simbolos vermelhos, primeira prioridade.

essa exclamação significa - falha no sistema de freios.

acende em caso de nível muito baixo no fluído de freio, ou uma falha no sistema do abs.

nao chegou a andar com a luz acesa? se o nivel esta ok e com a luz acesa poderia sentir alguma coisa estranha nas rodas...nao sentiu nada?

o curso do pedal esta o mesmo?

shogun

Novato
gabrielm disse:
amigos.

acende em caso de nível muito baixo no fluído de freio, ou uma falha no sistema do abs.

nao chegou a andar com a luz acesa? se o nivel esta ok e com a luz acesa poderia sentir alguma coisa estranha nas rodas...nao sentiu nada?

Não andei com a luz acessa, quando ela começou a piscar eu ja estava parado, ai eu desliguei o carro, liguei para dar um volta mas ela não piscou mais.

gabrielm

Novato
shogun disse:
gabrielm disse:
amigos.

Não andei com a luz acessa, quando ela começou a piscar eu ja estava parado, ai eu desliguei o carro, liguei para dar um volta mas ela não piscou mais.

pois é, fica atento entao...da uma olhada no nivel, como ja falaram, se estiver ok. fica monitorando...nao falou se o curso do pedal do freio mudou ou esta igual...isso é indício do que pode estar a acontecer...

shogun

Novato
gabrielm disse:
shogun disse:
gabrielm disse:
amigos.

pois é, fica atento entao...da uma olhada no nivel, como ja falaram, se estiver ok. fica monitorando...nao falou se o curso do pedal do freio mudou ou esta igual...isso é indício do que pode estar a acontecer...

O pedal esta igual sim, amanhã eu vo da um esticada com o carro pra ver se esta tudo igualzinho, mas eu não reparei nenhuma mudança não

Dá uma sacudida no carro ou bota numa subida de novo pra ver se acusa, pode ser o nível do fluído do freio ou até mesmo o sensor de nível.

shogun

Novato
pedrolimaumturbo disse:
Dá uma sacudida no carro ou bota numa subida de novo pra ver se acusa, pode ser o nível do fluído do freio ou até mesmo o sensor de nível.

mas então, quando deu esse sinal eu dei mais uma volta e parei no mesmo lugar e não aconteceu nada, mas na duvida amanhã eu vou fazer mais alguns testes.

gabknight

Membro
comigo isso já aconteceu. Por incrível que pareça acontece mais no inverno do que no verão, então faz tempo que não acontece. No meu o sinal acendia qnd eu dava freadas bruscas. O Abs ta funcionando 100% (pelo menos é o que parece) o nível de fluido está no máximo, e recentemente troquei a tampa do fluido de freio que tem o sensor bóia. Mas as vezes ainda faz. Qnd o cara abre a tampa do fluido e mexe na boia o sintoma é igualzinho. É como se por um breve instante a bóia descesse o nível. No meu caso penso ser isso, o que explicaria a freada brusca (o movimento do carro mexeria no fluido e na bóia dando a falsa impressão que o nível é baixo). Logo após o apito basta dar uma pisadinha no freio que o alerta some e tudo fica normal. Já mexi no conector e na tampa. Se não for isso só pode ser o módulo do ABS... aih não sei como diagnosticar.
Valeu!

AdrianoY

Membro
gabknight, o meu ta assim tb!!! Freada brusca, acende o sinal no CB... Posta o resultado na troca da tampa, vlw... Abrçs...

gabrielm

Novato
o que voces podem fazer é tentar recalibrar o pedal do freio e o abs. nesse procedimento se tiver algum outro erro "oculto" vai aparecer.

AdrianoY

Membro
Alguem descobriu como resolver esse problema? Outro dia o manobrista me disse que o pedal do freio estava baixo, será que tem a ver? Já troquei fluido e cada vez que levo no mecanico ele troca uma cebolinha, já foram 3.
Gabriel, como faz essa calibragem n pedal do freio e no abs?
Abrçs...

Cfacioli

Membros VIP
Galera, sugestão: Mandem sangrar o sistema. Pode ser ar na linha, qndo pressiona o freio o ar dos canos é comprimido e desce então mais fluído de freio, fazendo o sensor acusar queda do nível.

Sangra no cilindro mestre e na pinça pra ver se melhora.

shogun

Novato
AdrianoY disse:
O meu foi feito sangria, pois foi trocado todo o fluido velho... Mas continua na mesma o aviso no painel.

Na época que apareceu o aviso no meu eu fiz a troca do fluido e não voltou mais a aparecer nada.

Cfacioli

Membros VIP
AdrianoY disse:
O meu foi feito sangria, pois foi trocado todo o fluido velho... Mas continua na mesma o aviso no painel.

Faz de novo então. É normal dar ar no sistema. Faz como eu disse, pede pra sangrar no cilindro mestre e nas pinças (no flexível)