Entendendo o motor 1.8 R4 20vT AGN APG AGU AUQ

JulioRJ

Membro
Pessoal conversando hoje com meu mecânico ficamos na dúvida da real necessidade dessa corrente de sincronismo no motor 1.8 20v

Pelo que eu sei, essa corrente serve pra sincronizar os comandos, girar a bomba de óleo e variar a fase através daquele tensionador... Isso também dispensa o uso de ferramentas especiais pra travar os comandos na hora de trocar a correia.

Aí que bateu a dúvida, porque não colocar essa corrente pra tocar também o virabrequim (como nos motores bmw) dispensar de uma vez por todas essa troca de correia? Po a corrente já está lá, sendo tensionada, porque não usar ela e dispensar o uso de correia?

Ele pensou que era porque talvez tivesse versão diesel desse motor, mas pesquisei e vi que não tem... aí fiquei na dúvida tb.

diego4100

Membro
Também não vislumbro um motivo. Correia dentada realmente é um porre. Dizem que deixa o motor mais suave que o sistema de corrente/engrenagem/varetas, mas nunca percebi isso na prática.

merotti

Membro
Na minha opinião só há vantagens na corrente. Correia dentada resseca com o tempo e requer trocas mais frequentes. Corrente só se troca com mais de 250.000km em alguns casos

JulioRJ

Membro
pelo q eu sei a corrente tem desvantagens tb como mais atrito, barulho e destruir tudo pela frente quando quebra, porem dura a vida útil do motor (ou a vida até retifica)

ja a correia tem menos atrito, fácil de manter quando quebra só arrebenta as valvulas, porém tem que ficar fazendo toda hora ...

o que eu queria entender era oq os engenheiros estavam pensando qndo fizeram essa corrente, entende... só por curiosidade mesmo. saber qual o motivo de nao colocar a corrente até o vira e dispensar correia do outro lado, já que já tem uma corrente ali prontinha

Vamos analisar a "genealogia" do motor... talvez isso ajude a esclarecer o pq ele usar essa corrente só atrás...

Devemos lembrar que esse motor não nasceu 20V, ele nasceu 8V (lá na época dos AP, chamado lá fora de EA827)... Em virtude de necessidade DE DESEMPENHO a VW criou os primeiros EA827 16 válvulas pros Golf GTi mk1, como o bloco era o mesmo (que já usava correia) uma solução simples de você usar a mesma correia, tensores e tal é passar a sua transmissão entre comandos "pra trás" através de corrente... alias isso foi bem genioso pra época, afinal estamos falando de década de 70

A tecnologia foi vindo, os EA827 deram lugar aos EA113 (evolução natural especialmente devida à mudança no sistema de alimentação que passou a usar injeção, o que acarretou tb mudanças em arrefecimento e lubrificação)... Porém a geometria do motor permanece a mesma, por isso o sistema de transmissão entre os comandos é mesmo... Vale lembrar que a 5ª válvula nos motores 1.8 foi inserida somente por questões de emissões, falando em desempenho não há grandes vantagens entre o 16V e o 20V... E não podemos esquecer que tanto o 1.6SR quando o 2.0 também são EA113, compartilham a linha de produção então não tem pq converter todos à corrente sendo que a correia atende mto bem a todos eles... Lembremos ainda que os 2.0T das primeiras SPB tb usam esse mesmo esquema nos comandos

Mas aiiii vem a evolução natural novamente e o EA113 é substituído pelo EA888... Este sim já com a famosa corrente, mas mantendo a dimensão entre-cilindros e diâmetro X curso do EA113

Com isso concluo que o motivo da corrente ligando os comandos é meramente pq essa era a tecnologia disponível na época e a VAG nunca achou que era necessário mudar isso atéééé o começo dos anos 2000 quando a grande maioria da concorrência migrou pelo mesmo sistema dadas as suas vantagens (cabe um parenteses aqui, pq embora já existam motores à corrente há bastante tempo somente nos últimos anos começaram-se a propagar e a fazer este sistema trabalhar legal com variação de tempo de comando e tudo mais)

AnD

Novato
Existe (ou existia) um kit de conversão de correia para corrente, achei a uns anos atras no ebay uk qdo tinha a3, porém o vendedor não enviava para o Brasil e era caro pra caramba (acho que era 500 ~ 700 libras

Se realmente achar que precisa de mais que a correia comum é só partir para uma Gates de kevlar

JulioRJ

Membro
entendi vitor. foi só questão de evolução mesmo então...

é que eu acho poucos textos falando desse motor, mesmo o meu sendo aspirado eu sinto uma elasticidade muito interessante nele. ainda nao vi a curva de torque x potencia dele mas parece bem progressivo à partir dos 3.500-4.000rpm aumentando até o pico, lembrando muito aqueles motores honda, porém começando mais cedo

pro meu uso diário caiu como uma luva

victorarrabal disse:
Vamos analisar a "genealogia" do motor... talvez isso ajude a esclarecer o pq ele usar essa corrente só atrás...

Devemos lembrar que esse motor não nasceu 20V, ele nasceu 8V (lá na época dos AP, chamado lá fora de EA827)... Em virtude de necessidade DE DESEMPENHO a VW criou os primeiros EA827 16 válvulas pros Golf GTi mk1, como o bloco era o mesmo (que já usava correia) uma solução simples de você usar a mesma correia, tensores e tal é passar a sua transmissão entre comandos "pra trás" através de corrente... alias isso foi bem genioso pra época, afinal estamos falando de década de 70

A tecnologia foi vindo, os EA827 deram lugar aos EA113 (evolução natural especialmente devida à mudança no sistema de alimentação que passou a usar injeção, o que acarretou tb mudanças em arrefecimento e lubrificação)... Porém a geometria do motor permanece a mesma, por isso o sistema de transmissão entre os comandos é mesmo... Vale lembrar que a 5ª válvula nos motores 1.8 foi inserida somente por questões de emissões, falando em desempenho não há grandes vantagens entre o 16V e o 20V... E não podemos esquecer que tanto o 1.6SR quando o 2.0 também são EA113, compartilham a linha de produção então não tem pq converter todos à corrente sendo que a correia atende mto bem a todos eles... Lembremos ainda que os 2.0T das primeiras SPB tb usam esse mesmo esquema nos comandos

Mas aiiii vem a evolução natural novamente e o EA113 é substituído pelo EA888... Este sim já com a famosa corrente, mas mantendo a dimensão entre-cilindros e diâmetro X curso do EA113

Com isso concluo que o motivo da corrente ligando os comandos é meramente pq essa era a tecnologia disponível na época e a VAG nunca achou que era necessário mudar isso atéééé o começo dos anos 2000 quando a grande maioria da concorrência migrou pelo mesmo sistema dadas as suas vantagens (cabe um parenteses aqui, pq embora já existam motores à corrente há bastante tempo somente nos últimos anos começaram-se a propagar e a fazer este sistema trabalhar legal com variação de tempo de comando e tudo mais)
Muito bom, cara!