viniciusst
Membro
Oi pessoal boa noite
Eu como a maioria de vocês sou bastante cuidadoso com meu carro.
Estou com meu segundo audi, e a pouco mais de 3 meses, peguei esse último, fiz uma revisão geral, troquei todos os filtros do carro, óleo, enfim, está tudo em dia no carro. Andei pouco mais de 1500 km depois dessa revisão.
Esse meu atual é um A3 Sport automático 2.0T, o meu anterior era câmbio manual, logo eu gosto muito de utilizar o carro no modo TipTronic, é muito legal andar nesse modo, batendo marcha no câmbio ou nas borboletas do volante. O que acontece é que as vezes eu acho que está no modo manual e acabo tocando na manopla pensando em subir uma marcha enquanto estou acelerando e acabo colocando no NEUTRO, nesse momento o giro sobe alto, daí eu sempre peguei e parei o carro, deixei a rotação normalizar e engato novamente o modo DRIVE do câmbio.
Acontece que esta semana eu vinha vindo no modo manual, e freei o carro para entrar em uma esquina perto de casa, uma redução normal para entrar em outra rua, logo que entrei na rua, eu devia estar a uns 25 km/h, eu fui novamente acelerar e notei que o carro não acelerava, nesse mesmo tempo escuto um barulho de motor alto, na hora pensei que era um carro ou moto que estava vindo atrás de mim, daí quando olho para o painel do carro vejo o ponteiro do tacômetro praticamente entrando na faixa vermelha (o carro estava sem marcha engatada e eu estava acelerando no vazio).
Detalhes:
1) Não lembro se fui eu sem querer que engatei o neutro ou se o carro se perdeu e ao fazer a redução ele não engatou a marcha corretamente. Isso pode acontecer de o câmbio DSG de dupla embreagem ficar sem engatar uma marcha inferior quando você reduz a velocidade? No normal ele sempre vai reduzindo as marchas automaticamente mesmo estando no manual.
2) O motor já estava aquecido e lubrificado, temperatura da água em 90 graus e do óleo em 85.
3) Dei umas 2 ou 3 aceleradas fortes com o carro andando devagar sem perceber, andei uns 30 metros assim eu acho e parei, nisso nao lembro se ele engatou novamente a marcha ou se eu tive que colocar em Drive para voltar a andar. Talvez tenha cortado até giro.
Pergunta:
-Essas aceleradas no neutro, que atingem a zona vermelha por alguns segundos, danificam o motor quando acontece isso por acidente como foi no meu caso? tenho muito medo de um dia acontecer de novo e sei lá, quebrar um pistão, biela, válvula....pode ter ocorrido algum problema na turbina ou no motor ter acelerado com o carro não engatado mesmo que por pouco tempo?
Desculpem-me pelos questionamentos que para alguns podem ser bobagem, mas fiquei preocupado.
Eu cuido muito do meu carro, mesmo ele sendo turbo, nao costumo sair dando pau, espero sempre ele esquentar bem para acelerar um pouco mais forte, mesmo porque ando mais na cidade e aqui com o transito que tem quase nao tem tempo e espaço para se acelerar mais forte.
Agradeço a quem responder :hehehe2:
Eu como a maioria de vocês sou bastante cuidadoso com meu carro.
Estou com meu segundo audi, e a pouco mais de 3 meses, peguei esse último, fiz uma revisão geral, troquei todos os filtros do carro, óleo, enfim, está tudo em dia no carro. Andei pouco mais de 1500 km depois dessa revisão.
Esse meu atual é um A3 Sport automático 2.0T, o meu anterior era câmbio manual, logo eu gosto muito de utilizar o carro no modo TipTronic, é muito legal andar nesse modo, batendo marcha no câmbio ou nas borboletas do volante. O que acontece é que as vezes eu acho que está no modo manual e acabo tocando na manopla pensando em subir uma marcha enquanto estou acelerando e acabo colocando no NEUTRO, nesse momento o giro sobe alto, daí eu sempre peguei e parei o carro, deixei a rotação normalizar e engato novamente o modo DRIVE do câmbio.
Acontece que esta semana eu vinha vindo no modo manual, e freei o carro para entrar em uma esquina perto de casa, uma redução normal para entrar em outra rua, logo que entrei na rua, eu devia estar a uns 25 km/h, eu fui novamente acelerar e notei que o carro não acelerava, nesse mesmo tempo escuto um barulho de motor alto, na hora pensei que era um carro ou moto que estava vindo atrás de mim, daí quando olho para o painel do carro vejo o ponteiro do tacômetro praticamente entrando na faixa vermelha (o carro estava sem marcha engatada e eu estava acelerando no vazio).
Detalhes:
1) Não lembro se fui eu sem querer que engatei o neutro ou se o carro se perdeu e ao fazer a redução ele não engatou a marcha corretamente. Isso pode acontecer de o câmbio DSG de dupla embreagem ficar sem engatar uma marcha inferior quando você reduz a velocidade? No normal ele sempre vai reduzindo as marchas automaticamente mesmo estando no manual.
2) O motor já estava aquecido e lubrificado, temperatura da água em 90 graus e do óleo em 85.
3) Dei umas 2 ou 3 aceleradas fortes com o carro andando devagar sem perceber, andei uns 30 metros assim eu acho e parei, nisso nao lembro se ele engatou novamente a marcha ou se eu tive que colocar em Drive para voltar a andar. Talvez tenha cortado até giro.
Pergunta:
-Essas aceleradas no neutro, que atingem a zona vermelha por alguns segundos, danificam o motor quando acontece isso por acidente como foi no meu caso? tenho muito medo de um dia acontecer de novo e sei lá, quebrar um pistão, biela, válvula....pode ter ocorrido algum problema na turbina ou no motor ter acelerado com o carro não engatado mesmo que por pouco tempo?
Desculpem-me pelos questionamentos que para alguns podem ser bobagem, mas fiquei preocupado.
Eu cuido muito do meu carro, mesmo ele sendo turbo, nao costumo sair dando pau, espero sempre ele esquentar bem para acelerar um pouco mais forte, mesmo porque ando mais na cidade e aqui com o transito que tem quase nao tem tempo e espaço para se acelerar mais forte.
Agradeço a quem responder :hehehe2: