Engatou NEUTRO sem querer e acelerei forte!!!problemas??

viniciusst

Membro
Oi pessoal boa noite

Eu como a maioria de vocês sou bastante cuidadoso com meu carro.
Estou com meu segundo audi, e a pouco mais de 3 meses, peguei esse último, fiz uma revisão geral, troquei todos os filtros do carro, óleo, enfim, está tudo em dia no carro. Andei pouco mais de 1500 km depois dessa revisão.
Esse meu atual é um A3 Sport automático 2.0T, o meu anterior era câmbio manual, logo eu gosto muito de utilizar o carro no modo TipTronic, é muito legal andar nesse modo, batendo marcha no câmbio ou nas borboletas do volante. O que acontece é que as vezes eu acho que está no modo manual e acabo tocando na manopla pensando em subir uma marcha enquanto estou acelerando e acabo colocando no NEUTRO, nesse momento o giro sobe alto, daí eu sempre peguei e parei o carro, deixei a rotação normalizar e engato novamente o modo DRIVE do câmbio.
Acontece que esta semana eu vinha vindo no modo manual, e freei o carro para entrar em uma esquina perto de casa, uma redução normal para entrar em outra rua, logo que entrei na rua, eu devia estar a uns 25 km/h, eu fui novamente acelerar e notei que o carro não acelerava, nesse mesmo tempo escuto um barulho de motor alto, na hora pensei que era um carro ou moto que estava vindo atrás de mim, daí quando olho para o painel do carro vejo o ponteiro do tacômetro praticamente entrando na faixa vermelha (o carro estava sem marcha engatada e eu estava acelerando no vazio).

Detalhes:
1) Não lembro se fui eu sem querer que engatei o neutro ou se o carro se perdeu e ao fazer a redução ele não engatou a marcha corretamente. Isso pode acontecer de o câmbio DSG de dupla embreagem ficar sem engatar uma marcha inferior quando você reduz a velocidade? No normal ele sempre vai reduzindo as marchas automaticamente mesmo estando no manual.
2) O motor já estava aquecido e lubrificado, temperatura da água em 90 graus e do óleo em 85.
3) Dei umas 2 ou 3 aceleradas fortes com o carro andando devagar sem perceber, andei uns 30 metros assim eu acho e parei, nisso nao lembro se ele engatou novamente a marcha ou se eu tive que colocar em Drive para voltar a andar. Talvez tenha cortado até giro.

Pergunta:
-Essas aceleradas no neutro, que atingem a zona vermelha por alguns segundos, danificam o motor quando acontece isso por acidente como foi no meu caso? tenho muito medo de um dia acontecer de novo e sei lá, quebrar um pistão, biela, válvula....pode ter ocorrido algum problema na turbina ou no motor ter acelerado com o carro não engatado mesmo que por pouco tempo?

Desculpem-me pelos questionamentos que para alguns podem ser bobagem, mas fiquei preocupado.
Eu cuido muito do meu carro, mesmo ele sendo turbo, nao costumo sair dando pau, espero sempre ele esquentar bem para acelerar um pouco mais forte, mesmo porque ando mais na cidade e aqui com o transito que tem quase nao tem tempo e espaço para se acelerar mais forte.

Agradeço a quem responder :hehehe2:

viniciusst

Membro
oi Almeida, para entrar no neutro , estando no modo Drive não precisa apertar o botão da alavanca, basta empurrar o câmbio para cima que ele entra direto, apenas para colocar no modo P, R e S que precisa apertar o botão da trava. Acho que para o neutro não precisa por uma questão de segurança em uma emergência, no proprio manual diz que se voce colocar no neutro a partir do drive involuntariamente, deve esperar baixar a rotação antes de colocar no drive novamente. Por isso as vezes acho que esta no TipTronic e toco no cambio para subir a marcha e na verdade ele está no Drive e daí entra no neutro.Você tem um Sportback neh? o seu não é assim? faça um teste parado pra você ver , coloque no Drive e depois coloque no Neutro sem pressionar a trava, ele deve engatar normal.

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
Estranho isso, o carro limita rotação p 4 mil nos sportback em neutro. O carro tem Remap do cambio?

Sent from my XT1572 using Tapatalk

viniciusst

Membro
Oi Fractal, não tem REMAP o carro é todo original, e ai que está, eu fiz o teste depois que aconteceu isso, se estou com o carro completamente parado e coloco em neutro e acelero, ele não passa de 4 mil RPMs, mas isso aconteceu com ele andando, quando reduzi o carro para entrar em outra rua, dai fui acelerar novamente e o carro e não estava engatado, dai fiquei acelerando sem perceber, estava com os vidros meio fechados, rádio ligado e o carro já é tb silencioso. Só não tenho certeza mesmo se o câmbio que não reduziu corretamente a marcha ou se fui sem querer que toquei no neutro, pq já me aconteceu de estar andando e colocar no neutro, e nesse momento ele passa dos 4 mil rpms.
Estou andando com o carro para ver se acontece novamente, mas a única questão que me preocupa é se isso pode ter danificado algo, digo acelerar com ele desengatado mais forte?
obrigado

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
Acho que não. Ele tem limitador de giro de qq jeito. Mas é bom passar scanner pra ver se tem código de falha de overrev. Ou de problema na engate da marcha.

Sent from my XT1572 using Tapatalk

Almeida

Membro
MRSflash, após um ano e meio e 40.000km rodando com o carro fiz o que vc falou, com o carro parado lógico, e realmente a alavanca passa do D para o N sem apertar o botão, já aconteceu comigo em trânsito de esbarrar na alavanca mas entretanto a mesma muda para o lado (modo tip/manual).
Pq não usa as borboletas amigo que é muito mais prático pra conduzir em modo manual? Muito cuidado que a manutenção desse câmbio é cara e a mão de obra especializada é escassa.

Enviado de meu SM-G920F usando Tapatalk

viniciusst

Membro
cara eu gosto de usar ambos, eu uso as borboletas também, mas as vezes gosto do câmbio, para lembrar um pouco o modo manual da coisa hehe
Mas vou ter mais cuidado, eu devo ter engatado o neutro sem querer e acelerado.
Mas de vez em quando isso nao deve ser tao perigoso eu acho, é que nem os mecanicos as vezes pegam os carros e dao umas aceleradas pra ver se esta tudo ok com o motor eu acho. mas na hora fico pensando se isso pode estourar uma biela, pistão....