eletro-ventiladores rodam em qual sentido?

Galera, estou com uma duvida preciso de uma dica
os 2 eletroventiladores rodam no mesmo sentido? puxam o ar de fora?

ah algum tempo precisei troca o maior que tinha estragado... ai ontemr estava mexendo no carro e liguei o Ar condicionado tal...
e reparei que a ventoinha menor gira num sentido e a maior em outro, pelo oque percebi a maior ta empurrando o ar pra fora e a menor
puxando... é a ligação correta?

existe a possibilidade de inverter a polarização da ventoinha e ela rodar ao contrario? que erro feio do mecânico o_O

abraço a todos

gabrielm

Novato
acho que a idéia é essa...puxar o ar de fora...

cara, não sei como o mecanico fez essa proeza de instalar errado!!!

tu chegou a acompanhar o serviço? pra tirar as ventoinhas é uma mao!...tem que tirar umas mangueiras pra fora. vai sair a agua do sistema de arrefecimento....melhor é tirar por baixo do carro, tem que levantar ele um pouco...

eu acompanhei o serviço de um eletro aqui na época, foi a tarde toda!
só no meu caso ele conseguiu arrumar as resistencias das ventoinhas e fazer as duas funcionarem no primeiro estágio (meu problema era que funcionava só o segundo estágio - o de segurança).

que herói esse cara!

Pouts só o que me faltava... sera que é por isso que meu ar está desarmando, por excesso de temperatura?
olhei agora na hora do almoço... você de frente pra ventoinha maior ela gira pra esquerda
não consegui acompanhar o trampo, deixei cedo peguei a tarde... isso faz mais de 2 meses já
vou comprar um trofeu pra ele se estiver errado mesmo!
procurei na net e nao tem nada falando sobre, teria que ver num outro a3 ou um golf funcionando pra ter certeza né ..=\

gabrielm

Novato
espera alguem confirmar...mas eu acho que é pra esquerda mesmo...ou não...bah, agora não sei mais nada! :risada:

cara, ideal é voltar um eletro que manja de arcondicionado e mandar veriricar todo sistema...pode ser pressostato, etc...

kkkkkkkkkkkkkk é so armada!
poutz não queria voltar la sem tem uma certeza...

será que alguem poderia fazer a gentileza de olhar em qual sentido a ventoinha maior roda? kkk\
você na frente dela...
a minha está rodando pra esquerda =S

A certeza é que os dois devem puxar o ar de fora pra dentro. Não sei se tem como fazer a bisonhice de montar a helice ao contrario, mas já aconteceu comigo de inverterem a polaridade do motor em um Kadett, o carro ferveu subindo a serra. É só você pensar no ar tentando entrar no radiador e a hélice tentando soprar contra. rsss

Se você observar o desenho da hélice, consegue entender para que lado foi projetado para girar.

Abraço

gabrielm

Novato
só pra complementar.

as duas giram no mesmo sentido e juntas.

as ventoinhas tem 2 estagios, o primeiro quando liga o a/c ou quando o a/c ta desligado ela arma pela temp.

e o segundo estágio de emergencia que arma as duas ventoinhas numa velocidade maior, aciona quando passa dos 100cº cento e tantos...

eu tambem acho que não tem como o cara montar errado....mas sempre tem algum.....

Então na verdade eu acho que ele inverteu a polaridade saca? não sei se tem essa possibilidade ... mas teoricamente o motor roda ao contrario com os polo invertidos
precisava de uma ajuda de alguem, abri o capo e ligar o ar... as duas vão acionar, ai desliga o ar e vai la na frente ... fica de frente pra ventoinha maior
quando ela começar a parar vai dar pra ver a posição :D

djleob

Membro
Nao precisa ver girando pra saber se o ar vai pra dentro ou pra fora. Olha elas com atenção e vê o sentido da inclinação das pás. Para o ar vir para dentto do cofre, puxando o ar de fora atraves dos radiadores, a helice devera girar de modo que as pás avancem para o lado que a borda mais proxima do radiador esteja à frente da borda que fica mais longe do radiador.
Imagine vc puxando um rodo à 45 graus. A água irá para o lado do rodo que passa "depois", da mesma forma que a pá da helice fará com o ar.
A unica forma de inverter o fluxo do ar eh girar o motor ao contrário, trocando as polaridades. Se vc pudesse tirar as helices e monta-las ao contrario, mesmo assim vc nao inverteria a direcao do fluxo do ar

djleob

Membro
E elas NÃO giram no mesmo sentido. A ventoinha do lado esquerdo (motorista) gira no sentido horario (vendo- de de dentro do cofre. A da direita(passageiro) gira no anti horario (tambem olhando de dentro do cofre do motor.

@djleob excelente explicação! agora entendi, (visão:eu no banco do motorista), a ventoinha maior está girando no sentido horário e a menor no anti-horário
perfeito, então a ligação está correta! tive a impressão que a maior estava empurrando o ar do motor para fora

djleob

Membro
Andrebattini disse:
@djleob excelente explicação! agora entendi, (visão:eu no banco do motorista), a ventoinha maior está girando no sentido horário e a menor no anti-horário
perfeito, então a ligação está correta! tive a impressão que a maior estava empurrando o ar do motor para fora

Se vc quiser tirar mais uma prova, liga o AC e coloca a mao logo atras das ventoinhas, vc vai sentir o ventao!
Acredito que não possa mesmo estar errado, afinal nossos carros são do mesmo ano, e eu fui verificar la no meu antes de postar.
Pode ficar tranquilo

Beleza, valeu mesmo hein! obrigado pela ajuda... eu fiz esse teste, é que confunde um pouco venta na frente da gradinha também hehe
Mas é isso ai! os dois eletro ventiladores puxam o ar de fora :)

Boa noite galera meu audi e 2001esse negocio de ventuinha e meio loko a do meu arodeia as 2pro mesmo lado vc de frente pra ele arodeia sentido direita a peqena pucha o ar qente a grande enpura o ar iso esta certo ??

djleob

Membro
ooo

Douglas2001 disse:
Boa noite galera meu audi e 2001esse negocio de ventuinha e meio loko a do meu arodeia as 2pro mesmo lado vc de frente pra ele arodeia sentido direita a peqena pucha o ar qente a grande enpura o ar iso esta certo ??
cara... to aqui em Chapecó. Se rolar de vir pra cá com o carro eu posso te ajudar a conferir se tá ok. se tiver interesse me chama pelo privado.

Mas assim, veja as explicacoes acima e confira. As ventoinhas devem apenas puxar ar pra dentro, no sentido da frente para trás do veículo. Colocando a mao na grade pelo lado de fora, voce deve sentir apenas ar frio passando. Se tiver jogando ar quente pra frente tá errado!

Abraço!