Elétrica do meu carro está doidona

Boa noite pessoal, hoje fiz uma viagem de uns 50KM aproximadamente, com chuva fraca. Notei que na estrada a luz da bateria estava acendendo, então desliguei o ar-condicionado para verificar e ela apagou, porém quando cheguei no meu destino, já dentro da cidade e com o ar desligado notei que a luz da bateria acendeu e não apagou mais, então resolvi voltar para casa rapidamente. No caminho de volta notei que alguns sensores começaram a falhar no meio do caminho, como o sensor de velocidade do gearbox e do veículo por exemplo (ambos são no mesmo circuito se não me engano), fazendo com que o câmbio entrasse em modo de emergência por alguns segundos depois saísse.

Quando cheguei em casa, parei o carro um pouco, ainda ligado e as luzes do painel enfraqueceram, acendeu a luz amarela da bateria no computador de bordo, apareceram erros do airbag no painel, etc. Meu painel virou uma árvore de natal... KKK. Deixei o carro parado e desligado por umas duas horas, depois dei partida, os erros haviam sumido, porém a luz da bateria continuava acessa, dei uma volta para ver se apagava, nada feito, parei então o carro para escanear e ver a voltagem que estava sendo fornecida.

Erros encontrados
https://gist.github.com/anonymous/80f13bd7b67e9a35aba15db7bb172c0d

Voltagem fornecida
11.40v +/-

Depois fui ligar o carro para analisar os dados de voltagem pelo VCDS com o veículo em movimento e não ligou mais. Quando girava a chave as luzes do carro piscavam loucamente, segue o vídeo que gravei.

https://www.youtube.com/watch?v=jySCSZEi4Dk
 

DIEDE

Moderador
(É a primeira vez que veja alguém usar o github pra postar log do vcds. rs)

Se a luz da bateria está acesa, seu alternador não está funcionando adequadamente. Isso é confirmado pelos seus 11.4V (deveria ser no mínimo 13.5V), e pelo erro "00532 - Supply Voltage B+ / 07-10 - Signal too Low - Intermittent" que você postou.

Sugiro conferir dois itens:
1. Veja se o fusível de 110A da caixa de fusíveis não está rompido. É um fusível 100% metal, não os verdes de 30A que ficam acima da caixa.
2. Se você conseguir fazer o carro ligar, meça com um voltímetro/multímetro quanto de tensão tem na saída B+ do alternador (circulada na foto abaixo). O B+ é positivo. O polo negativo do multímetro você pode ligar na própria carcaça do alternador.
2Utjv6L.jpg


Se o fusível não estiver rompido, e não der mais que 13.5V na saída B+ com o carro ligado, o próximo item provável é o regulador de voltagem do alternador. A peça original bosch custa uns R$150. Se você for curtir DIY, dá pra trocar em casa em ~1 hora.
 
Eae Diede, quanto ao GitHub, é o costume de compartilhar os debugs kkk.

Estou meio sem tempo, mandei guinchar e deixar numa autorizada Bosch aqui da cidade. O duro é que em fevereiro ele apresentou um problema similar, ai realizei a troca dos seguintes itens:
  • Regulador de voltagem
  • Rolamento 6303 do alternador
  • Rolamento 6003 do alternador
  • Bucha de ajuste do alternador
  • Rotor do alternador
Será que pode ser algum outro componente do veículo causando mal funcionamento nessas peças? Bem, vou aguardar o laudo da galera, mas acredito que vai girar em torno do que tu falou também.
 
Saiu o laudo da mecânica.

Foi o regulador de voltagem e uma placa retificadora pro alternador. R$ 520,00.

Será que pode ter algum tipo de problema afetando? O ultimo regulador de voltagem que coloquei aguentou oito meses é pra durar isso mesmo ou mais? KKK
 

Vinao

Membro
Cara alternador desses carros é dificil dar problema, que bom que resolveu facil, as vezes estes problemas quando da em chicote rompido ou derretido nego fica dias procurando..
 
Vinao disse:
Cara alternador desses carros é dificil dar problema, que bom que resolveu facil, as vezes estes problemas quando da em chicote rompido ou derretido nego fica dias procurando..
Então Vinão, to de cara porque é a segunda vez já que troco esse regulador de voltagem. Da ultima vez eu não tenho certeza se foi colocado Bosch, porém dessa vez eu me certifiquei que foi colocado tudo Bosch, levei até numa certificada Bosch para garantir kkk. E tipo, o duro é que é uma coisinha barata que deixa o cara na mão. Mas agora é jogo que segue, vou pegar o habito de ir verificando a voltagem no VCDS para ver se está dentro do esperado periodicamente.
 
Bom dia galera, gostaria da ajuda de vcs , pois estou com um problema e os mecânicos da própria concessionária não estão sabendo resolver, tenho um a3 spotback 2015 , que esta constatando no computador de bordo a seguinte frase " FALHA NA ELETRONICA DO VEICULO " já foi trocado a polia do alternador , e ainda consta o mesmo problema , alguém já passou por algo parecido ?
Abs
 
O correto é passar um scanner para ver exatamente o que os sensores detectaram, passa um scanner e posta o código aqui. Talvez tenha alguém no fórum que ja saiba as possíveis causas, mas mesmo assim, facilita o serviço kkk.
 

Nogueira A3

Novato
Olá Gustavo ! Me carro está apresentando a mesma mensagem “falha na eletrônica do veículo”. Já levei a uma mecânica especializada onde foi passado o scanner em todos os módulos e não encontrou nenhum histórico de erro ! O carro funciona normalmente mas a mensagem insiste em aparecer !

Mais alguém com o mesmo problema??? Conseguiram solução ??

A3 Sedan 1.8T 189Cv 2014/204
 

sbrazao7

Novato
Olá Gustavo ! Me carro está apresentando a mesma mensagem “falha na eletrônica do veículo”. Já levei a uma mecânica especializada onde foi passado o scanner em todos os módulos e não encontrou nenhum histórico de erro ! O carro funciona normalmente mas a mensagem insiste em aparecer !

Mais alguém com o mesmo problema??? Conseguiram solução ??

A3 Sedan 1.8T 189Cv 2014/204
Passei o scanner no meu carro e disse que era o botão da alavanca de câmbio que estava em curto. Não trocam o botão. Somente a peça inteira do câmbio. Aqui em Belém, o orçamento foi R$ 11.000,00 sendo 10.000, 00 da peça e o restante, mão de obra. Procura agora solução alternativa, pois este valor é caro. Se alguém puder sugerir revendedoras no sul com preços mais baratos, agradeço.
 
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