Duvidas de cambios automaticos ou dicas que vcs sabem

raphaelmgm

Novato
dae pessoal como todos sabem eu sou da area de cambios automaticos e motores tambem, se alguem tiver alguma duvida pode perguntar aqui quando der um tempo eu respondo, ou se tiverem alguma dica deixem aqui para o pessoal tambem, pois como todos sabem existem bons e maus mecanicos no assunto, e eu tenho conhecidos em varias partes do brasil assim se vcs precisarem de algum reparo posso indicar alguem de minha confianca ok valeu pessoal meu imail e msn e [email protected]
 
Rapha..Sempre bom termos parceiros nessa hora!! Veja só uma situação que aconteceu com a minha Audi..Estava subindo uma serra pesada e derrepente meu cambio entrou em modo de segurança e após uns 2 a 3 Km liberou e voltou ao normal! Chegando em SP fui ver e a ventuinha maior havia parado de funcionar, fazendo com que o radiador de óleo do cambio automatico ficasse super aquecido. Troquei a ventuinha e ficou tudo zerado!! Porém a mecanica falou que também tinha que trocar o radiador de óleo do cambio, visto que se aquece danifica por dentro...achei isso meio papo de vendedor...pois quer dizer que se ferver uma vez vez o carro o radiador vai para o pau!! Agora a Audi falhou em não ter um sensor de ventuinha, hein!!! Queima uma lampada o painel já fica avisando e uma ventuinha sem funcionar não!! Somente com a menor o carro em situações normais não ferve e a temperatura mantem nos 90 graus!!
É bom a galera sempre checar se as duas ventuinhas estão funcionando afim de não passarem por isso que passei!!!

Abs.
 

raphaelmgm

Novato
olha se realmente ja estivesse com problema o radiador se ha a necessidade de trocar sim, mas so pelo fato de ter aquecido uma vez nao ia estragar, os engenheiros jamais projetariam algo que fosse descartavel nao e, mas o correto amigo sempre em nossos carros e passar o scanner, zera tudo e sai andar com o carro e oq volta e o que realmente pode estar com defeito, por isso que quem mexe com isso tem que ser profissional pq as veses o scanner fala uma coisa e e outra, ou nao acusa nada e ai vc tem que checar manualmente, mas e assim mesmo qualquer defeito eletrico pode sim interferir no cambio automatico, ate pelo fato de se desligar a bateria as veses ja se desprograma o corpo de borboleta e as trocas de marchas ficam dando tranco, ai ah a necessidade de se programar com o scanner novamente
 
raphaelmgm disse:
dae pessoal como todos sabem eu sou da area de cambios automaticos e motores tambem, se alguem tiver alguma duvida pode perguntar aqui quando der um tempo eu respondo, ou se tiverem alguma dica deixem aqui para o pessoal tambem, pois como todos sabem existem bons e maus mecanicos no assunto, e eu tenho conhecidos em varias partes do brasil assim se vcs precisarem de algum reparo posso indicar alguem de minha confianca ok valeu pessoal meu imail e msn e [email protected]

Bom dia amigo, me aceita no msn lá, temos dúvidas e muitas, rsss
paulohb_70@
 
Vou te adiantar alguma coisa, já procurei ajuda em tudo quanto é canto no forum, até criei um DY de onde se encotra o módulo de câmbio, pois até lá já mexi, bom depois que arrumei o alternador, (a bateria arriou e tive que recarregá-la) o carro entrou em modo de segurança,só tá na 3ª vc sabe. Um mecânico aqui passou o scanner e me disse que tinha acho que 9 erros, resetou e restou ainda 6, parece que relacionados com a transmissão, continua na msm. Perguntas, se deu problema em solenóides, pode ocorrer tão facilmente? pode acontecer de alguma coisa estiver com defeito e o scanner acusar solenóides?
Se vou ter que levar à um especializado, como ter certeza é ali msm o problema?
Já vi mecânico cobrando uma fábula, dizendo que tem que trocar isso e aquilo, e depois vende as peças trocadas como novas. Tenho tantas dúvidas assim porque ñ acredito que o cambio do audi seja tão fragil assim, a prova disso é que ñ encontro ninguém com o msm problema. Agradeço desde já, vlw...
 

raphaelmgm

Novato
olha amigo paulo henrique eu nao rescebi teu convite ainda manda de volta ou me manda por imail mesmo se preferir [email protected], seguinte como ja havia falado antes em nossos carros eu tenho tambem um a3 tiptronic, e qualquer problema eletrico dependendo do grau dele pode sim, influenciar com o cambio, pois o modulo do motor trabalha em juncao com o do cambio e vice e versa, sendo assim um problema no motor pode fazer teu cambio entrar em modo de emergencia que so fica em terceira, uma pergunta que te faço quando vc para o carro liga e desliga ele arranca normal anda ate um certo tempo e ja entra em emergencia ou ta direto em emergencia, mas o primeiro passo e vc procurar uma mecanico de conficança qie tenha um aparelho que entre realmente na injeçao e cambio do ar para verificar oq esta acontecendo, eu sou de curitiba eu te indico de vc ir em cascavel isso e claro de guincho pois nao sei em que estagio do problema esta teu carro melhor nao forçar de um problema eletrico digamos uma simples solenoides ou 2 ou mais sei la, pois teu cambio se for o 01m que se usa nos aspirados ou turbo 150 cv usa 9 solenoides no total, sem contar que da bastante problema em tal sensor chamado G68 esse faz teu cambio ficar direto em emergencia aqui na concessionaria nao custa mais do que 200 reais se nao me engano, mas como eu tava falando troca uma ideia com os cara da prado power chips de cascavel que eles mexem com cambio automatico liga la e pede pra falar com o paulinho , fala que o rafael da magnum imports de curitiba , indicou vc e se vc pode levar o carro la, assim pede pra passar o aparelho anota os codigos e me liga (041)8405-8051 ou 3329-5005 e melhor ligar no cel mesmo valeu
 

alexrpm

Membro
Tem um macete de câmbio automático que quase ninguém sabe:

Na hora de estacionar o veículo coloque em ponto morto (N), puxe o freio de mão e desligue o carro. Só depois coloque em parking (P).

Se você coloca o carro no P antes de desligar força o câmbio pois ele fica engrenado segurando o peso do carro. Se for no plano até que não tem muito problema, mas numa subida ou descida é fatal. Se você coloca em N e desliga o carro somente o freio de mão vai segurar o peso do carro, deixando o câmbio livre.

Mais de uma vez, deixando o carro com manobrista que parou em uma subida, a câmbio ficou travado no P. Tive que fazer tanta força que parecia que ia quebrar a alavanca!
 

jaltinier

Plantonista
alex...vi seu post em outro tópico e esqueci de perguntar onde vc viu essa informação..realmente fiquei encucado com o que vc disse...ppois acho que esse método força as engrenagens do cambio, pois vc vai movimentar o cambio sem a devida lubrificação...eu evito de fazer esse procedimento...inicialmente dá sensação de ser mais suave a troca com o carro apenas em contato...mas acredito prejudicar as engrenagens...

vamos ver a opnião do rapha....

o rapha...acorda aí...responde nossos post...rsrsrsrs....

abraço
 

alexrpm

Membro
Jonathan, foi um consultor técnico de uma autorizada que me ensinou. Não me lembro bem pois tem uns cinco anos.
Não tinha pensado no que você disse em relação a passar do N para o P com o carro desligado, mas esta mudança é bem suave.
Por outro lado, você já reparou que quando para o carro numa subida, coloca no P e depois desliga como o câmbio fica engrenado e segurando o peso do carro? Você nota isso quando vai sair e câmbio fica duro, preso no P. Tente fazer dos dois jeitos para ver a diferença. No plano não faz muita diferença, mas numa subida ou descida...
Teve uma vez que eu quase tive que chamar o reboque. O manobrista parou assim e o câmbio ficou travado no P e eu achei que estava quebrado. Depois de mais de cinco minutos tentando pensei: se está quebrado então não tem problema eu fazer força. Consegui soltar o câmbio na base da força mas fiquei com a sensação que a alavanca ia quebrar. Talvez se eu conseguisse algumas pessoas para dar um leve no carro poderia liberar o câmbio com mais segurança.
 

jaltinier

Plantonista
alex...realmente quando o carro está desligado passar do N para o P fica mais suave...mas ainda acho que estraga o cambio...

cara, já percebi isso do P segurar todo o peso do carro, parece estranho neh, principalmente em subida, mas acho que ele serve pra isso mesmo, para evitar que o cambio movimente sem o carro estar ligado, o que prejudicaria todas as engrenagens...

o que aconteceu com vc, pode ter sido problema nos sensores, principalmente no que tem no pedal do freio...será que vc não esqueceu de apertar o freio...isso já aconteceu comigo...tinha esquecido de acionar o freio e o cambio naõ saia do P...fiquei doido da vida...rsrsrs..depois li o que estava escrito no CB e deu certo..

a alavbanda fica mais pesada para se tirar do P quando o carro esta na subida ou descida...mas é pelo peso do carro e entendo não ser nada demais...mas não sou especilista em cambio..rsrsr..por isso quero que o rapha esclareça isso pra gente...

vamos descobrir mano...é questão de tempo...
 

Northon

Membro
o "nada de mais" poderá causar rompimento na espia que liga o manete do cambio à caixa, ou até mesmo do proprio manete
já ocorreu isso com outro carro la de casa
 

jaltinier

Plantonista
mas vc diz quando não se aciona o freio ou quando paramos em subida ou descida e a alvanda do P fica mais dura de se tirar do lugar

vou testar fazer o procedimento inverso que o amigo alexa falou, tirar do P para o N com o carro desligado...

cara, não sabia que cambio ATM era tão melindroso assim...tenho mais elo conforto de andar no transito e por questão de segurança, acho que se tivesse um manual teria arrebentado o motor já...rsrsrsrs...
 
Topo