[DUVIDA] Teto Solar

e ai galera, após uma busca de um a3 1.8T inteiro meesmo, com procedência, revisoes, lacrado, 2p, etc... me deparei com um carro que faltava um grande quesito. o teto solar. :/ mas afinal tive que acaba rematando. e por curiosidade e interesse, consegui achar um teto solar original de a3 inteiro, perfeito estado a mismeros R$1.000,00 e vcs acham que da pra adaptar? ou é algo impossivel? e o custo total vai gira em torno de qunto? pq na webasto eles querem nada mais nada menos que R$5.200,00 pra instala um teto padrão DELES. e ai uq acham?? abraço a todos

RafaPR

Consultor Técnico
Besteira, você vai estragar o carro.

Se quiser serviço de qualidade, eu não recomendaria ninguém fora a WEBASTO mesmo.

Mas pra investir 5 mil reais num carro que vale pouco mais de 20, acho que não compensa muito não!

E se pagar mais barato que isso, a chance de ter dor de cabeça é muito grande. O teto é um item fundamental na construção do carro como um todo, é ele quem manda na rigidez torcional e outras coisas, tanto que os veículos com teto solar de fábrica possuem mais reforços na estrutura do teto. Fazer um corte ali requer muita perícia e qualidade no serviço, sem contar possíveis problemas com infiltração de água, acabamentos internos, etc...

Então acho que vc já sacou meu ponto de vista, acho que não compensa não...

jaltinier

Plantonista
To com o Rafa.

Cara, não vale apena, investimento mto alto, o importante é o carro estar inteiro, o teto e melhor deixar para o próximo A3 que vc comprar.

Já vi amigo meu instalando teto no carro e depois dar um monte de dor de cabeça além de não conseguir passar o carro pra frente depois.

Curta o A3zão sem teto mesmo.

Abraço

Klaus

Membro
eu penso assim, se o modelo do carro q vc escolheu tem teto, entao pega um com teto, mas se o modelo escolhido nao tem esse opcional e vc vai ser o unico com teto, ai manda por
dexa o teto pro prox a3, ou entao podia te procurado um poko mais e pegado um com teto...

e gian eu ja vi muuito a3 blindados com teto, e de diferente tipo de blindagem no teto solar e carro blindados desvaloriza muito, por isso os blindados são mais baratos...

jaltinier

Plantonista
é isso mesmo Klaus, quando estava procurando o meu A3 percebi que os blindados são mais baratos, acabei por fugindo dos blindados.

abraço

Micuim

Membro
Eu não faria isso... Sempre tive na cabeça que só compraria um A3 se tivesse teto solar... a partir daí, nem olhava os sem teto...
No entanto, como você já comprou e surgiu a oportunidade de adquirir um teto solar com um preço bom, talvez compense, mas é sempre um risco de nao ficar bom...
O que não justifica é você ter dor de cabeça e, pior, pagar um valor tão alto que daria, somado ao que deu no carro sem teto solar, prá comprar um igual ou melhor, mas com teto...

Sobre os blindados, aquela velha história: desgaste maior de peças, restrições quando à utilização dos vidros, problemas de delaminação, seguro mais alto etc... por isso o valor ser mais baixo que os não-blindados...

A3runner

Novato
eu não tenho certeza mas acho que o forro do A3 com teto é diferente do sem teto... não sei dizer pois o meu tem teto.
caso seja diferente vai ter que trocar o forro também

A3runner

Novato
achei que era apenas o forro era diferente .. então fica mais complicado ainda para esta modificação ficar bem confiável.

DiStefano

Membro
basta comprar com as colunas, ai recortará a coluna do seu carro e colocará a do outro

ai vai da coragem da pessoa

ou mete um teto solar do stilo q fica louco tbm hehehe

jaltinier

Plantonista
rsrsr...agora vamos às alternativas...rsrsr...o Stefano já falou do skywindow...aliás...tem um membro aqui do clube que possui um A3 amarelo com o teto skywindow....seria legal perguntar pra ele...só q num lembro o nome dele...

alguem lembra do nome dele?

abraço

A3runner

Novato
fazer essa "cesariana" não deixa o carro com uma rigidez diferente? isso não afeta diretamente a estabilidade?
Cuidado com estas mudanças estruturais... o teto faz parte da estrutura do carro e promove a rigidez do cunjunto... Eu acho que esse tipo de alteração irá afetar a estabilidade e a segurança dos ocupantes.

jaltinier

Plantonista
entaum Runner, acho meio complicado esse incherto (é assim que se escreve?..rsrsrs), muiot embora ache legal tanto o teto solar comum, quanto o skywindow (se não ligasse para originalidade e soubesse que o serviço ficaria bom, eu trocaria o meu teto para skywindow), mas o teto é uma coisa muito importante para o carro, muito embora as pesssas achem que só serve para proteger em caso de acidente ou chuva...rsrs

tem que se atentar num coisa tb...se for ficar mto tempo com o carro...desista da idéia do teto, pois é quase certo que a longo prazo vc terá problemas estruturais....

galera obrigado pelas opniões, mas vanho pesquisando, e sim o forro de teto tem que vir a ser mudado, mas isso ja localizei tambem a R$400,00 muito inteiro e na mesma cor do meu atual. e tmbm olhei no catalogo do meu a3 no qual baixei e comparei o teto com a ilustração de um tópico sobre concerto do mesmo que tem aqui no site, e nao constatei diferença alguma, e tambem pesquisei sobre alguma pane eletrica que nao há porque vir a ocorrer mas e ai, como vou saber sobre esse quesito de infiltrações, desalinhamento, e o principal, se vier a ficar bem feito, QUEM VAI FAZE aqui no RS. isso que ta me amolando, alguem sabe de alguem que ja fez esse tipo de adaptação??? abraço

Serious

Novato
GianFrantiesco disse:
Rapaz indo contra todos, se seu sonhoe um A3 com teto solar, mandar cortar e instalar um.

Meu amigo fez isso no G5 dele, gastou cerca de seis mil, pq o teto dele era de uma bmw, ficou lindo o carro *_*

Eu acho um charme o teto solar, so não compraria um, pq veículo blindado geralmente não tem teto, pelo peso do vidro etc...

Sou meio contraditorio, mais os A3 mais top's com preços mais baixos, são os blindados alguém ja reparou?

Mas o Gian soh fala merda mesmo
puta merda!
Cala a boca cara!

Olha cara, nunca me stressei com ninguem, mas tu passou da conta!
O cara é capaz de cortar porque tu meteu pilha e vai foder com o carro, depois o cara se acidenta, e o cedo cede na cabeça dele por falta de estrutura, vai que o cara com a Familia, não da conselho idiota, pensa segurança um pouco!

Micuim

Membro
Serious, você está fazendo tempestade em copo d'água...
Não sei se é por algum outro post do Gian que você se irritou, mas neste aqui não vi nada de mais...
Ele simplesmente deu a opinião dele, como nós também demos a nossa...
Instalar teto solar num carro que não veio com ele de fábrica é sempre visto com maus olhos porque existe o risco de ter dor de cabeça com infiltrações ou serviço mal feito...
No quesito segurança, sinceramente não sei se traria tanto risco assim, até porque nunca ouvi alguém falando de acidente ligado a problemas de instabilidade ou falta de rigidez estrutural decorrentes da instalação de teto solar...
Fosse assim tão grave, não teria uma Webasto da vida aí, há tanto tempo no mercado...
Certamente o Leandro não vai "cortar" o teto exclusivamente porque o Gian "meteu pilha"... Se isso ocorrer, será decorrência de uma série de fatores e em face de várias opiniões, inclusive da própria empresa/oficina que instalará o teto...
Como eu disse posts atrás, é importante saber se o custo desta instalação não tornará o investimento tão alto a ponto de, com esta diferença, ser possível comprar um carro já com teto solar... Fora isso e ressalvado o risco do serviço não ficar bom, também não vejo problemas em instalar o teto solar...

ps.: saí em defesa do Gian porque o conheço e sei que, embora meio afoito, ele tem boas intenções, é louco por carros e é boa praça...

pessoal, vamos com calma ai, acho que se todos estamos com a intenção de colaborar, nao há porque haver estresse. serious ainda bem que nao tenho familia, tenho apenas 20anos, mas junto a meus irmaos tenho a responsabilidade de cuidar de uma empresa com 60colaboradores, tendo em vista que carrego a cultura da empresa desde berço, entao tenho responsabilidade assim como vcs. mas acho que pelo analizei nos catalogos, nao deve enfluenciar muito nao na rigidez se o serviço for bem elaborado, bem pesquisado e bem feito, depois de uma serie de opniões por isso to aqui junto a vcs trocando uma ideia. apesar dos carros realmente esportivos nao possuirem teto solar, ate mesmo como o civic si, ferrari's, etc.. é pelo fator de estabilidade e aerodinamica sim, mas quer dizer o mesmo para o audi, creio eu que tmbm nao na adaptação. agora a questão é, se for feito, COMO DEVE SER FEITO, para que predomine um padrão OEM? sem comprometer um todo no carro?? valeu pela ajuda de todos.

Micuim

Membro
Em verdade, teto solar não tem segredo. É um sistema independente do resto do carro. Explico: você tem os trilhos por onde corre o vidro, a moldura que reveste o orifício feito no teto do carro e os comandos que vão lá na frente, junto às luzes de cortesia... No mais, a única coisa que você compartilha com o sistema do carro é a corrente elétrica, para movimentar o teto... Sinceramente, para mim o mais complicado é ter a manha prá cortar o teto do carro, fazer o acabamento na lata cortada, passar os dutos de escoamento de água e impermeabilizar os orifícios. Instalar o teto, em si, não é um bicho de sete cabeças... para quem entende, lógico.

Leandro, fique atento aos itens que acompanham o teto solar que você mencionou lá no início do tópico e que estava querendo comprar: borrachas de vedação, trilhos, dutos de escoamento de água, forro do teto, comandos de acionamento etc... tem que ver se está completinho mesmo, porque depois que cortar a lataria, não tem mais volta...