Bem vindos!

Ola! Cadastre-se ou faça o seu login para obter acesso a todos os nossos recursos. Uma vez cadastrado e logado, você será capaz de criar tópicos, postar respostas a tópicos já existentes, dar reputação ao seus companheiros, ter seu próprio messenger privado, atualizar o seu status, gerenciar seu perfil e muito mais. Esta mensagem será removida depois de ter se-cadastrado/logado.

Register Entrar

Duvida funcionamento do tiptronic audi a3

Iniciador do tópico #1
Pessoal, seguinte, tenho um A3 180cv 2005 tiptronic, muito novo, cambio sem trancos e funcionamento normal frio e quente, porém notei que, quando frio, só tenho freio motor em 5°marcha, na estrada, se eu mudar para qualquer marcha menor, e usar o freio motor, cai neutro, por exemplo, estou na estrada em 5° , TIRO O PÉ do acelerador, o carro segura na marcha, mudo manualmente para 4 °, ele desengata, ai depois de algum tempo, começa a segurar, em qualquer marcha, defeito ou caracteristica ? Ja passei no scanner e não tem falhas registradas.
 
#2
Alan74 disse:
Pessoal, seguinte, tenho um A3 180cv 2005 tiptronic, muito novo, cambio sem trancos e funcionamento normal frio e quente, porém notei que, quando frio, só tenho freio motor em 5°marcha, na estrada, se eu mudar para qualquer marcha menor, e usar o freio motor, cai neutro, por exemplo, estou na estrada em 5° , TIRO O PÉ do acelerador, o carro segura na marcha, mudo manualmente para 4 °, ele desengata, ai depois de algum tempo, começa a segurar, em qualquer marcha, defeito ou caracteristica ? Ja passei no scanner e não tem falhas registradas.
Oi Alan, boa noite.

E aí, solucionou esse problema?

Meu cambio nunca fez isso, até eu revisar e refazer ele todo.. aí começou a fazer isso...

Meu cambio foi trocado todo o master-kit, trocado as solenoides e revisado o conversor de torque...

Tá uma manteiga.. as marchas trocam certinho.. sem trancos... tá fino...

Mas.... passou a fazer isso.. logo apos a troca da marcha se eu tiro o pé do acelerador a rotação cai
pra 1100 rpm se acelero volta pra 2000 rpm, se tiro o pé cai novamente.. mas não ocorre nem um tipo
de tranco ou solavanco..

Percebo também que ocorre um deslizamento maior comparado com antes.. depois que "acopla", depois
de um tempo na mesma marcha, para... e segura a rotação mesmo tirando o pé, e faz o freio motor..

O carro está novamente na oficina para eles conferirem isso... como o cambio foi todos revisado estou
achando que é algo com o corpo de válvulas. o Mecanico jura de pé junto que o problema não é no cambio.
mas... acho que tá querendo tirar o dele da reta...

No meu caso o corpo é a unica coisa que foi apenas limpa, e não teve as válvulas trocadas, trocou as solenoides, mas as
válvulas não. Na verdade o desgaste é no corpo né... troca a válvulas por maiores para completar o
"desgaste" do corpo de válvulas..

Alguém têm algum outro palpite??
 
#4
merotti disse:
Se o carro fosse mais moderno, apostaria que seja a programação do câmbio para o modo roda livre. Não sei o antigo tiptronic tem isso
Acho que o Tip não tem isso não... nunca fez antes comigo...

Se eles não montaram nada errado, creio que não... to apostando no corpo de válvulas com folga,
Se for isso vou comprar as Válvulas da Sonnax, e mandar substituir.

Mas o foda agora é que o serviço já está pago.. então o "corpo mole" pra eles verificarem o corpo de valvulas tá foda...

Chegou ao ponto de falar que estava normal, aí depois que demonstrei o problema falou que pode
ser motor... :euhein:, e o motor tá lisinho.. MAF nova, lambda nova, Map novo... e tudo original, Bosch.. então não creio que seja ele..
 
#5
Pessoal vi uns videos de testes de rodagem desse nosso cambio.. e parece que é uma característica :euhein:
Vejam

Vejam em 01:30, ao soltar o acelerador a rotação cai imediatamente para perto de 1100 rpm..
https://www.youtube.com/watch?v=z1xx7oppRbw

Nesse se observar o ponteiro da rotação dá pra perceber isso também..
https://www.youtube.com/watch?v=nuChY101zbs

Fiquei encucado com isso... juro que nunca percebi isso no meu.. tenho o carro a mais de 3 anos
e nunca percebi ... e agora depois de revisado e tudo trocado fui testar e percebi esse comportamento...

Será que estou neurótico??

Depois de ver isso já estou na duvida se tenho um problema.. :leia: :hehehe2:

E aí, o pessoal que tem o cambio TIP isso ocorre no de vocês?
 
#6
É to anchando que não tenho problema mesmo.. graças a Deus...
Vejam nesse video a partir de 32 minutos, os momento que ele solta o acelerador
a rotação cai, como se o conversor fosse liberado...

https://www.youtube.com/watch?v=kL_2BBSpYmg
 
Iniciador do tópico #8
Pois é, cada modelo de cambio é um jeito, esses dias dirigi uma hilux ano 2010, automática, e não tem freio motor no cambio, achei um horror,
 
Iniciador do tópico #9
Pessoal, era defeito mesmo, mas eletrovalvulas, eu importei as originais dos Estados Unidos, fiz a troca, e troquei o óleo também, e agora o cambio tem freio motor em qualquer temperatura.

Descobri o porque dos cambio tiptronic sofrerem tanto problemas nas solenoides, acontece por causa do local onde estão instaladas, elas ficam acima do nivel do óleo, o que faz aquecer e diminuir a vida util, todos os outros projetos de cambios, as valvulas ficam embaixo, mergulhadas no fluido, e assim diminui a temperatura.
 
#10
Pessoal, era defeito mesmo, mas eletrovalvulas, eu importei as originais dos Estados Unidos, fiz a troca, e troquei o óleo também, e agora o cambio tem freio motor em qualquer temperatura.

Descobri o porque dos cambio tiptronic sofrerem tanto problemas nas solenoides, acontece por causa do local onde estão instaladas, elas ficam acima do nivel do óleo, o que faz aquecer e diminuir a vida util, todos os outros projetos de cambios, as valvulas ficam embaixo, mergulhadas no fluido, e assim diminui a temperatura.
Alan estou exatamente com o mesmo problema seu será que pode por favor passar o link do vendedor ? que vc comprou