[Duvida] A3 Spb x Bmw

leorsxd

Membro
Boa noite pessoal, primeiramente se estiver postando na área errada peço desculpas!

Seguinte, estou planejando a troca de um dos meus carros, atualmente tenho uma BMW 540i V8 97, tenho a 2 anos...

Então chegou a hora de escolher... estou numa dúvida cruel, sei que eu estou num fórum de Audi hehe, mas quero algumas opiniões...

Estou entre um Audi A3 SPB 2.0T 2007 a 2008 e uma BMW 330i MotorSport 2003 a 2004, ambos giram na faixa de R$ 50 a 55 mil.

Fiz um levantamento de ambos carros, fui atrás de relatos de manutenção do A3, o pessoal comentando que teve bastante problema com parte elétrica (Modulos ABS,entre outros), Queria saber em geral a opinião dos donos, sobre preços de peças na CSS, Disponibilidade, Manutenções de 60/70/80 Mil KM, Defeitos Crônicos...

Já tive um Audi, mas foi um 8l (1.8T 180 2005 Manual, que por incompetência dum "estalador" de som pegou fogo) (Não recebi nada até hoje... é foda)

Obrigado pela atenção!
 
Cara, dificil escolha hein! Pelo que leio por ai a manutenção da 330 é menos frequente porem mais cara que do 8P... Sobre ele, o que leio é q a primeira coisa a fazer é correr da css pelo custo, focar em trazer coisas de fora, comprar um cabo VAG e fazer as preventivas no tempo correto
 

FelipeFei

Novato
Bom dia amigo... tenho uma SPB 2006/07, e ate esta para vender, aqui vai o link: http://www.a3clube.com/topic/8166-sportback-preto-20tfsi-2007-gerez-vendo/#entry157470 , e tb tenho um BMW 318 IS ,2portas 1994. Os dois são carros fantasticos, obvio que nao da pra comparar um com o outro e tb nao tem nada a ver com a 330i, MAS em fins de manutenção tenho experiencia em falar:

No audi que é 2007 já gastei em torno de R$10.000 entre peças compradas fora e dentro do brasil e na mao de obra na css para instalar. Na bmw que é 1994 não passa de troca de oleo e nem preciso fazer na css.

o motor turbo da audi é bem mais complexo e mais caro,cambio tb é outro que da dor de cabeça pra muita gente. Na bmw nao tive problemas com nada desde que comprei. Enfim, talvez nao seja o caso da 330i e nao sei como funciona as manutençoes em css da bmw, mas as da audi são sempre bem salgadas.

minha opniao é que BMW da menos manutençao que AUDI, mas estou comparando dois carros completamente diferentes. essa é só minha opniao, mas mesmo assim ando de audi todo dia e bmw fica como carro de rodizio...kkkk

abraço
 
Eu trabalhei com peças de importados por mais de 5 anos e hj tenho um SPB 08, blindado, e olha que comprei com 110mil km e ja ta com mais de 116mil.

O A3 eu fiz uma grande preventiva, troquei suspensao, fiz toda a manutenção e fucei bem nele. chip filtro escape, bomba HPFP e tudo mais. achei que valeu cada centavo.

Nesses ultimos 5 anos vendi mta peça de BMW, peça de motor, arrefecimento, radiador, junta de motor, pistao.....não to dizendo que o motor simplesmente quebra, sei que os clientes que pediram eram pessoas relaxadas....manutenção cara com pouco dinheiro da nisso

a 330 2004 é 3.0 v6 24v 231cv, e vc não vai ter margem p/ subir essa potencia, se essa for sua idéia futura.

O a3 são 2.0T 200cv, que com intake, downpipe, HPFP e remapeamento vc ja chega nos 270cv ou mais. pode trocar turbina e fazer ele beirar os 400cv


e acho que o mais importante, o A3 é mais novo, 3-4 anos.....
 

Cfacioli

Membros VIP
Vou dar o meu pitaco...

O dito carro vai ser o carro de uso diário? Se sim, EU não teria nenhuma das opções (digo EU, na MINHA realidade).

Se não, eu iria de BMW, por N motivos: dirigibilidade, durabilidade, 6cil, tracao traseira, mecânica robusta, etc.
 

diego4100

Membro
O ruim da BMW é que sempre perde em custo x benefício pra Audi. Uma comparação justa seria a BMW 335 vs A3 2.0T. Acho que a 330 é bem inferior no quesito desempenho. É fácil atropelar uma 330 de arrancada com um 1.8T antigo chipado. A3 tem consumo muito melhor. Pode até ter manutenção mais frequente, mas é mais fácil de achar peças e fazer manutenção. Esse motor 2.0T ta igual fusca, vem em vários carros da Volks/Audi, isso se traduz em disponibilidade e competitividade entre fabricantes e fornecedores.
Sem falar que a BMW 540 é muito mais carro que a 330, eu ficaria com ela. Agora um SPT com remap... Nenhuma delas verá a cor, haha.
 

merotti

Membro
Eu iria de 330i. Pelo que acompanho do bimmerbrasil, a 330i é um tanque de guerra, só óleo e gasolina. Em questão de desempenho em linha reta o a3 pula bem na frente e a 330i só passa perto dos 200km/h. O a3 é turbo e tem câmbio dsg, é um conjunto ótimo para ups. Eu ficaria totalmente satisfeito com o desempenho oem da bmw, ainda mais por ser tração traseira, onde você tem a sensação de que o carro está está te empurrando e não te puxando.
 

Cfacioli

Membros VIP
Meu novo mantra eh:

Nao importa o quanto anda, e sim como anda.

Pra mim, um spb nao supera nunca uma 330. Pode andar mais, ter cambio da nasa, turbo e nao sei mais o que, mas nao supera uma 330...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

RaFa360x

Membro
Eu tb estou nessa duvida,

mas comparando com uma 325i 2006>2007 que é a mesma faixa de preço do Spb 2007>2008....

Tenho um amigo que tem uma 325i 2006, 86 mil km rodados, pegou desde os 20 mil km, disse que até hoje é manutenção normal mesmo, nada de problemas anormais...

Bmw é foda! só pecou nessas 320i/120i que tem motor 2.0 4 cilindros, que resseca os retentores de válvulas e começa a fumar....

mas se a ideia for aumentar a potencia, com ctz o Spb ganha, pela facilidade de ups, mas não é minha intenção..
 
Essa de oleo e andar eu não acredito.

carro é mto mais que isso. Amortecedor, bieleta, coxins, disco, pastilha, escapamento

um carro 03-04 vai precisar de mta coisa. Sonda lambda, bomba de combustivel, sensores... o carro tem mais de 10 anos, e deteriora com o tempo, desgasta, seja parado, seja andando.


cambio precisa trocar o oleo, o filtro e por ai vai. motor as vezes carboniza, merece tirar a tampa de valvulas, limpeza, trocar correia...


são 2 excelentes carros, mas eu pessoalmente não curto mto bmw. Ja andei mto de 325 95, 320 2010, X6 , X1, mas depois q comprei o a3, não tenho vontade de sair de audi.


Se fosse uma 335 2010, 306HP, ai a conversa seria outra
 

leorsxd

Membro
Poxa vida!

Conseguiram me deixar mais na duvida ainda... hahaha

Pois é de manutenção, peguei minha 540i a 2 anos atrás com 116.000 KM, hoje se encontra com 143.000, nunca tive nenhum problema grave (Elétrica/Cambio/Motor), Sim é um carro que tem 143 mil Km, e não bate nada por dentro, ao contrário dum Azera 2010 com 70 mil km...

Mas sobre a questão do uso, intercalo o uso da bmw com o azera, mas estou gastando uma bela grana em combustível por mês, Rodo uma média de 1500 a 1800 km/mês...

Dou algumas esticadas sim nunca tive problemas de bmw...

O que tá contando muito no Audi é o consumo urbano, que sei que vou fazer 6,5 a 7 km/L ( Faço 3,8 a 4,5 na 540i)
Também por ter ano (mais novo), Vou cotar o seguro para ambos...

O Problema mesmo seria o medo da manutenção, manutenções básicas tudo bem (Troca de oléo/filtros/pastilhas/pneus, tudo sempre OEM... oléo sintético e tal.), o problema é (cambio/motor/elétricos...)

DiegoJJ
Até pensei em ficar com a 540i, mas o consumo dela é muito elevado... na estrada não consigo passar de 9 a 9,5 Km/L andando a 100/110 km/H
 

diego4100

Membro
Eu não vejo muito sentido nessa "tara" pela tração traseira. Tenho ambos na garagem. Pro dia a dia? Sinceramente prefiro o tração dianteira. Quem teve tração traseira pra uso diário sabe como ela é incomoda em certas situações, cito algumas:

1) Quando você precisa dar ré em uma subida molhada, o carro simplesmente não sobe! O peso do motor fica todo na frente e a traseira fica leve. Já passei alguns sufocos manobrando o Omega em terrenos irregulares.

2) É preciso muito cuidado em pista molhada. Uma simples manobra de retorno exige cuidado, já que se afundar o pé o carro roda na hora, tem que saber dosar, é até perigoso em certas situações.

3) Peso maior devido aos componentes extras

4) Túnel central muito alto

5) Manutenções mais específicas e difíceis. Acha alguém pra balancear o cardã por exemplo.

6) Carro tração traseira arranca pior que tração dianteira. É só ver nas arrancadas, os traseiras (tirando os Fuscas) patinam muito mais, já que o eixo que traciona fica em um lugar com pouco peso caso o carro esteja vazio. Só arranca bem se colocar pneus especiais, diferencial blocado, etc.


Pra conversa purista de entusiasta ok. Numa pista a traseira é mais divertida e eficiente mesmo, mas no dia a dia, sinceramente. Não faz falta.
 

Bruno_mgá

Novato
Duvida complicada. Acho as Bmw 330 motorsport e46 fodasticamente lindas., porém para uso no dia a dia acredito que o A3 seja mais racional devido aos custos em todos os aspectos.

Consumo: meu A3 andando normal na cidade faz 8km/L e se for andar igual a uma vovó já cheguei a fazer 10km/L. Na rodovia o turbao também é muito vantajoso, além da potência ali no pé se andar tranquilo vai fazer 12 - 13km/L fácil (ou até mais) e com 'sangue no zói' ainda faz 9 - 9,5km/L.

Peças: No geral é muito fácil de achar e com preços 'normais' (para um importado) eu pego o código da peça e compro tudo em concessionária Volkswagen a pronta entrega (discos de freio, pastilhas, filtros, bobinas, velas etc.. quase tudo da pra achar na Vw).

Pneus: O A3 usa pneus de medida comum 225/45 17 que são fáceis de achar e relativamente baratos. Paguei R$ 399 nos Michelin Primacy 3 e esses dias estava em promoção no WalMart por R$ 330. A BM que eu saiba usa pneus mais largos de medidas mais raras, logo pode custar o dobro e até a triplo de uma medida comum.

Desempenho: Nisso não tem nem que ver, esse motor 2.0 T + DSG é foda. Até as 130i de 265cv o A3 consegue andar na frente até os 200 e poucos km/h. E o melhor de tudo é a questão do consumo que já comentei, afinal eu por exemplo dou uma pisada forte ou ando mais forte 5% do tempo, nos outros 95% prezo por economia. Já o 6 canecos imagino que deva fazer entre 5 a 6km/L na cidade (baseado no consumo das 130i que pesquisei).

Espaço interno: Acho que o Audi vai ser um pouco maior para os passageiros traseiros, mas isso teria de confirmar pois faz anos que não entro em uma E46.

Em suma é uma bela dúvida, eu tentaria andar nos 2 e ver qual o coração bate mais forte. Só achei meio salgado uma e46 2002-2004 por 50 - 55k. Não seria melhor esticar para uns 60k e pegar uma 330 e90 2006?
 

Chucky

Novato
Cara, não sei muito sobre as BMW, mas confesso que tenho maior curiosidade de experimentar algumas (em especial as novas).

Quanto ao A3, gosto muito do carro, tenho muito zêlo por ele. Pretendo ficar com ele por muuuuuuito tempo.
Preço das coisas na concessionárias é piada e não serve de parâmetro. Boa disponibilidade de peças e conhecimentos técnicos pelo fato de ser "clone" do Jetta 2.0 TSI é real, há muita semelhança.

Consumo? o meu fica entre 9km/l e 10km/l na cidade com trânsito misto. Já fui de São Paulo pra Curitiba (400km) com metade do tanque de 55 litros com V-Power Nitro+. Levo o carro numa boa, mas dou minhas pisadas eventualmente. Uso ar-condicionado só na rodovia, é um antigo costume meu. Revisão em dia. Tem muitas variáveis que influenciam nisso. Valores citados referem-se à média por tanque.

Seguro e IPVA são uma paulada.

Existem relatos de problemas com alguns mecanismos do carro (como cambio, freios e motor...), mas não é tão problemático quanto pode parecer. Sugiro pesquisar aqui no fórum e ver quais são os intervalos de chassi afetados. Até por essa razão, pode ser melhor vc buscar uns 2012 pra frente que já receberam algumas otimizações, mas o preço é outro.

Se souber e gostar de cuidar, é carro pra muito tempo.

Abraços,
Chucky.
 

Tiago-TSA

Novato
Eu acho BM foda pacas. Ainda quero ter uma.

Mas só lembrando que a questão do A3 ter "mais" problemas relacionados a manutenção é que tem muiiiito mais A3 nas ruas do que BMW, é um carro bem mais "comum" rsrs tem q levar isso em conta por conta do percentual de problemas. Posso ate estar dando um tiro no pé mas tem q levar esse fator em consideração.

Mas meu próximo carro será uma SPB. rsrs To sonhando com os 200cv e o DSG.

Att
 

MarceloA3T

Membro
merotti disse:
Eu iria de 330i. Pelo que acompanho do bimmerbrasil, a 330i é um tanque de guerra, só óleo e gasolina. Em questão de desempenho em linha reta o a3 pula bem na frente e a 330i só passa perto dos 200km/h. O a3 é turbo e tem câmbio dsg, é um conjunto ótimo para ups. Eu ficaria totalmente satisfeito com o desempenho oem da bmw, ainda mais por ser tração traseira, onde você tem a sensação de que o carro está está te empurrando e não te puxando.
Ja fiz comparativos quando tinha o 180cv remapeado e a 330i Oem não tem esse desempenho q vc espera nao... O A3 em todas situações andou na frente. Te falar que o seu carro que é quase o mesmo + filtro, Downpipe e remapeado anda bem perto de uma 330. A 330i pesa bem mais 1430 kg contra os 1280 do A3 1.8T e na relação peso potencia fica a vantagem para o A3.

Se for uma 330i 2007 em diante ai já muda um pouco a historia pois a partir dai vieram com 258cv oem.

BMW na minha opniao só compraria se fosse as turbos em diante... 135i e 335i...falo por gostar de desempenho e como são turbo, com remap o ganho é bem maior !
A 130i tb acho bem legal... porem o preço é bem salgado pelo ano do carro e não tem tanto desempenho.
 

merotti

Membro
Marcelo H. disse:
Ja fiz comparativos quando tinha o 180cv remapeado e a 330i Oem não tem esse desempenho q vc espera nao... O A3 em todas situações andou na frente. Te falar que o seu carro que é quase o mesmo + filtro, Downpipe e remapeado anda bem perto de uma 330. A 330i pesa bem mais 1430 kg contra os 1280 do A3 1.8T e na relação peso potencia fica a vantagem para o A3.

Se for uma 330i 2007 em diante ai já muda um pouco a historia pois a partir dai vieram com 258cv oem.

BMW na minha opniao só compraria se fosse as turbos em diante... 135i e 335i...falo por gostar de desempenho e como são turbo, com remap o ganho é bem maior !
A 130i tb acho bem legal... porem o preço é bem salgado pelo ano do carro e não tem tanto desempenho.
Exatamente marcelo, o vídeo que eu vi foi de uma 330i das novas.
 

leorsxd

Membro
Se tudo der certo, até final da semana de caranga nova!

Vou ir num argolas mesmo... espero não ter decepções... com o preço da gasolina hoje, outro 6 cilindros fica complicado...
 
Faz bem. Gasola ta foda. Minha Veracruz fica parada a semana inteira, uso só p/ viajar. O A3 se porta mto mais economico, mesmo blindado e com podium
 

alexsp91

Membro
Cara tenho um amigo que é dono de uma 330 e46 motorsport facelift (só tem uns badge M e ja era nada de diferente)...
Só que a dele é M/T, o carro é bem legal, tem uns problemas cronicos em relação a eletronica tbm, por exemplo valvula disa...nao lembro pra que servia mas dava entrada de ar falsa...

Peças manutenção vc vai ter que trazer tudo de fora... nao sei se é assim com os spb

O Diff é aberto, entao msm na chuva se vc nao forçar mto ela nao sai de traseira tao facil

Nunca vi ele reclamando de problemas qnt a tração traseira no dia a dia, apesar dele ter virado um bmw lover hahaha mas pergunto hoje pra ele

o carro na cidade faz uns 8~9 km/l c/ ar ligado, estrada fez 13km/l com 4 pessoas + ar condicionado

no interior tem varios detalhes bem legais, como por exemplo tomada 12v para passageiros (nao lembro se era no focus ou na 330 isso)

é confortavel pra caramba, o isolamento acustico é absurdo, só de ótima qualidade

de ups oq vc pode fazr é: coletores de escape + escape magnaflow inox + remap, oq faz o caso chegar em media 240whp snme

O ronco é do caralho e a 330 é mto mais fodastico visualmente que uma spb hahaha



enfim, pra dia a dia eu iria de spb, pra fds 330
 
Topo