DIY - Trocando solenóides do câmbio JF506E

Skyhawk

Novato
Olá amigos,

Diante de algumas dificuldades de especialistas em câmbios desse tipo e algumas informações desencontradas informadas pelos mesmos, resolvi eu mesmo sanar o problema do meu A3 trocando as solenóides, pois pelos diagnósticos que busquei aqui e lá fora, tudo indicava que eram algumas delas as causadoras do problema. O sintoma do meu era ficar preso na primeira marcha até que a temperatura do fluido atingisse uma temperatura alta e algumas tentativas de saída, que depois ele ficava normal. Mas bastava esfriar que o problema voltava.

No VAG não acusava nenhum problema em solenóide, e sim algum problema nos sensores de rotação ou chave multifunção. Claro, o carro passava da velocidade da passagem de marcha e isso não ocorria, o que o carro entendesse que havia talvez algum problema com sensor de velocidade, pois a solenóide não estava interrompida, e sim uma possível fadiga ou travamento, assim eu presumi, pois não acusava no VAG.

Enfim, iniciei com a importação das solenóides que lá fora são bem mais baratas e também do fluido da transmissão Tiptronic "genuína", pois na Caraigá e Sorana não tinha nem previsão de chegada, mas o preço no sistema deles foi de assustar, então valia mais a pena importar os 6 litros que recebi.
Existem muitas desinformações à respeito do fluido correto desse Tiptronic... muitas dúvidas... mas através de um membro daqui que também foi mais sensato em importar os seus, fui buscar informação na Audi do fluido correto, e com o número do chassi obtive o código do fluído que importei da ECS.

Outras coisa importante a informar, é estar munido de boas ferramentas de vários tamanhos e tipos, ter boa habilidade manual, muito cuidado e limpeza ao trabalhar na substituição das válvulas, devido ser muito delicado. Os conectores, tomadinhas e etc trabalharam anos em temperaturas elevadas, portanto estão ressecados e quebram as travinhas plásticas com muita facilidade. Mas mesmo assim da para destravar com uma pequena chavinha na parte metálica dos conectores das solenóides. É muito detalhe para relatar aqui, mas quem tem experiência com mecânica e habilidades poderá fazer. Mas não incentivo ninguém à fazer, ou seja, estou só relatando resumidamente os passos de como eu fiz e possivelmente outras centenas de europeus devem ter feito, pois não é bicho de sete cabeças. Só tem que substituir a peça com problema como é feito com qualquer outra peça como uma MAF, sonda e etc!

Então resolvi partilhar com vcs aqui, tendo em vista também que há um post lá fora semelhante que me inspirou neste link: http://forums.vwvortex.com/showthread.php?1521077-Solenoid-Change-09A-Tiptronic

E sobre trocar, completar e verificar o nível do fluido aqui: http://forums.vwvortex.com/showthread.php?3748902-DIY-Drain-Refill-on-09A-Tiptronic-Transmission

Primeiro coloquei o carro nos cavaletes e nivelei o mesmo para poder aferir o fluído antes de tirar e para depois completar.


Vista inferior da tampa do corpo de válvulas, onde já soltei alguns chicotes elétricos e tubulação e afastei prendendo com "enforca gato" fixando próximo ao radiador para liberar espaço para trabalhar.




Retirei a bateria mas antes apaguei o erro do cambio com o VAG e chave do carro no bolso. Depois removi a bandeja da bateria e fui livrando espaço cuidadosamente.


Aqui eu desconectei a tomada da chave multifunção, removi a linkagem que comanda as marchas através da alavanca do cambio e depois a chave multifunção com muito cuidado. Antes de soltar as 3 porcas da chave, passei uma caneta para marcar a posição do ajuste, pra na hora de montar ficar na posição correta.
Depois disso fiz uma limpeza externa com ar comprimido e gasolina azul que tinha aqui, para quando remover a tampa, não cair areia, sujeira e outras partículas.


Aí estão as solenóides antigas no corpo de válvulas. Enquanto isso fui remover a cola junta de silicone na tampa. Para não raspar a tampa com estilete ou outra coisa, usei uma lâmina de acrílico que afiei no esmeril como uma faquinha, assim não risca nenhuma das partes.


Com muita calma comecei trocando as solenóides inferiores e fui subindo. Muita atenção com o conectores. Tem um momento que pra tirar uma solenóide do meio, precisa remover outra antes, bem como suporte de uma tomada do chicote. Evito informar os números das solenóides para não ficar muito técnico.




As novas crianças new in box...


Pronto! As novas solenóides já no lugar e borda da caixa para o assentamento da tampa já com a junta anterior limpa. Para eu fazer a limpeza com a faquinha de acrílico que fiz, para não entrar sujeiras da cola junta anterior, encobri todo o corpo de válvulas com aquele plástico filme que usamos na cozinha para alimentos. Pude limpar toda a borda e depois tirei o plástico cuidadosamente para a sujeira não entrar. Mesmo assim usei um espelhinho para fazer uma vistoria geral pelo reflexo.


Aí é onde eu disse anteriormente que para eu remover uma solenóide, tive que tirar outra e afastar o chicote.
Note que um dos parafusos está com uma pequena fenda, pois tive que fazer com um disco de corte bem superficialmente para poder rosquear com uma chave de fenda e depois dar o aperto com a chave apropriada. Foi o mais trabalhoso pois não havia espaço nem para girar com os dedos direito.


Vista inferior com tudo pronto e bordas limpas da junta anterior.


Mais é bonito demais isso! Adora mecânica e sistemas complexos!


Bom! A tampa já foi instalada com a nova junta! Lá trás antes de iniciar a abertura da tampa de válvulas, eu deixei o fluído antigo drenando por horas numa bandeija. Resultado que deu precisamente medidos 3,8litros de fluido sujo.
Agora com um tubo e funil, coloquei o genuíno fluido pro cambio tiptronic.


O fluido é esse para o tiptronic ou JF506e! Não há alternativos segundo a própria Audi! Então, coloquei o correto ou o melhor! Made in Germany! Código G 052 990 A2.


Pronto! Chapéu chinês colocado e tampinha nova adquirida no Diglio, pois fiquei com receio de quebrar pelo ressecamento como ocorreu com o gringo naquele link.


Ta aí uma comparação entre o fluido antigo e o fluido novo!


Após recoloquei os 3,8 litros de fluido e mais 100ml por minha conta! Liguei o carro ainda nos cavaletes, deixando esquentar fui passando todas as marchas freiado primeiramente e mantendo por alguns segundos para que o fluido correr por todo o sistema. Quando deu 40 graus centígrados no meu VAG, desliguei e fui verificar o nível do fluido conforme já sabemos. Estava Ok! Dei novamente a partida com as rodas suspensas ainda e quando fui passando as marchas no Tip não tive mais dúvida que o problema já era!
Finalizei o carro, peito de aço no lugar e uma voltinha! Pronto! Ficou redondinho... liso!

Aí estão as velhinhas solenóides!



Agora vamos ser feliz de novo com a máquina!
Abraços!
 

Cfacioli

Membros VIP
@[member="Skyhawk"]

Tentei aqui e deu a mesma coisa... tem q pegar o link FORUM e colar aqui, teoricamente é só isso.

To achando que o problema é na imagem que vc quer postar, acho q ela q ta pequena.
 

Cfacioli

Membros VIP
@[member="Skyhawk"]

Já descobri o que é.... é o problema do imageshack ter passado a ser um serviço cobrado para hospedar imagens. Qndo vc upa a imagem, ele reduz. Para ter em melhor qualidade é preciso pagar.

Tente hospedar em outro site.
 
boa amigo .. mais e ai ..

quais os procedimentos tomados ..
checagem do fluido ,, temperatura do fluido atingiu quantos graus Fahrenheit para verificar o nível ?
fez a reprogramação depois de todo serviço ?

a3 180 cv e auto adaptativa mais em relação a transmissão outras peças necessita de scanner e um certo profissionalismo ..
toma cuidado .. mais tarde irei fazer um topico do que aconteceu com um amigo nosso esses dias ..
 

Tang

Membro
@[member="Skyhawk"] parabéns, são poucos que procuram aprender e fazer por conta, não é um bicho de sete cabeças e também terrorismo barato não me assusta. Não é pra qualquer um, existe aquele que prefere e pode pagar e tem aquele que faz e dps tem que pagar pra arrumar a cagada, mas enfim.
Troquei as minhas a 2 anos e até hoje tudo 100%. Aliás já fiz tanta coisa por conta que hoje só levo no mecânico quando realmente preciso e/ou não tenho as ferramentas adequadas.

Abraço!
 

Skyhawk

Novato
Valeu Tang!!

Estamos aí pra ajudar quem tiver com as dificuldades que passamos!

No terrorism! :rofl:


Abraço
 
Skyhawk disse:
Olá amigos,

Diante de algumas dificuldades de especialistas em câmbios desse tipo e algumas informações desencontradas informadas pelos mesmos, resolvi eu mesmo sanar o problema do meu A3 trocando as solenóides, pois pelos diagnósticos que busquei aqui e lá fora, tudo indicava que eram algumas delas as causadoras do problema. O sintoma do meu era ficar preso na primeira marcha até que a temperatura do fluido atingisse uma temperatura alta e algumas tentativas de saída, que depois ele ficava normal. Mas bastava esfriar que o problema voltava.

No VAG não acusava nenhum problema em solenóide, e sim algum problema nos sensores de rotação ou chave multifunção. Claro, o carro passava da velocidade da passagem de marcha e isso não ocorria, o que o carro entendesse que havia talvez algum problema com sensor de velocidade, pois a solenóide não estava interrompida, e sim uma possível fadiga ou travamento, assim eu presumi, pois não acusava no VAG.

Enfim, iniciei com a importação das solenóides que lá fora são bem mais baratas e também do fluido da transmissão Tiptronic "genuína", pois na Caraigá e Sorana não tinha nem previsão de chegada, mas o preço no sistema deles foi de assustar, então valia mais a pena importar os 6 litros que recebi.
Existem muitas desinformações à respeito do fluido correto desse Tiptronic... muitas dúvidas... mas através de um membro daqui que também foi mais sensato em importar os seus, fui buscar informação na Audi do fluido correto, e com o número do chassi obtive o código do fluído que importei da ECS.

Outras coisa importante a informar, é estar munido de boas ferramentas de vários tamanhos e tipos, ter boa habilidade manual, muito cuidado e limpeza ao trabalhar na substituição das válvulas, devido ser muito delicado. Os conectores, tomadinhas e etc trabalharam anos em temperaturas elevadas, portanto estão ressecados e quebram as travinhas plásticas com muita facilidade. Mas mesmo assim da para destravar com uma pequena chavinha na parte metálica dos conectores das solenóides. É muito detalhe para relatar aqui, mas quem tem experiência com mecânica e habilidades poderá fazer. Mas não incentivo ninguém à fazer, ou seja, estou só relatando resumidamente os passos de como eu fiz e possivelmente outras centenas de europeus devem ter feito, pois não é bicho de sete cabeças. Só tem que substituir a peça com problema como é feito com qualquer outra peça como uma MAF, sonda e etc!

Então resolvi partilhar com vcs aqui, tendo em vista também que há um post lá fora semelhante que me inspirou neste link: http://forums.vwvortex.com/showthread.php?1521077-Solenoid-Change-09A-Tiptronic

E sobre trocar, completar e verificar o nível do fluido aqui: http://forums.vwvortex.com/showthread.php?3748902-DIY-Drain-Refill-on-09A-Tiptronic-Transmission

Primeiro coloquei o carro nos cavaletes e nivelei o mesmo para poder aferir o fluído antes de tirar e para depois completar.


Vista inferior da tampa do corpo de válvulas, onde já soltei alguns chicotes elétricos e tubulação e afastei prendendo com "enforca gato" fixando próximo ao radiador para liberar espaço para trabalhar.




Retirei a bateria mas antes apaguei o erro do cambio com o VAG e chave do carro no bolso. Depois removi a bandeja da bateria e fui livrando espaço cuidadosamente.


Aqui eu desconectei a tomada da chave multifunção, removi a linkagem que comanda as marchas através da alavanca do cambio e depois a chave multifunção com muito cuidado. Antes de soltar as 3 porcas da chave, passei uma caneta para marcar a posição do ajuste, pra na hora de montar ficar na posição correta.
Depois disso fiz uma limpeza externa com ar comprimido e gasolina azul que tinha aqui, para quando remover a tampa, não cair areia, sujeira e outras partículas.


Aí estão as solenóides antigas no corpo de válvulas. Enquanto isso fui remover a cola junta de silicone na tampa. Para não raspar a tampa com estilete ou outra coisa, usei uma lâmina de acrílico que afiei no esmeril como uma faquinha, assim não risca nenhuma das partes.


Com muita calma comecei trocando as solenóides inferiores e fui subindo. Muita atenção com o conectores. Tem um momento que pra tirar uma solenóide do meio, precisa remover outra antes, bem como suporte de uma tomada do chicote. Evito informar os números das solenóides para não ficar muito técnico.




As novas crianças new in box...


Pronto! As novas solenóides já no lugar e borda da caixa para o assentamento da tampa já com a junta anterior limpa. Para eu fazer a limpeza com a faquinha de acrílico que fiz, para não entrar sujeiras da cola junta anterior, encobri todo o corpo de válvulas com aquele plástico filme que usamos na cozinha para alimentos. Pude limpar toda a borda e depois tirei o plástico cuidadosamente para a sujeira não entrar. Mesmo assim usei um espelhinho para fazer uma vistoria geral pelo reflexo.


Aí é onde eu disse anteriormente que para eu remover uma solenóide, tive que tirar outra e afastar o chicote.
Note que um dos parafusos está com uma pequena fenda, pois tive que fazer com um disco de corte bem superficialmente para poder rosquear com uma chave de fenda e depois dar o aperto com a chave apropriada. Foi o mais trabalhoso pois não havia espaço nem para girar com os dedos direito.


Vista inferior com tudo pronto e bordas limpas da junta anterior.


Mais é bonito demais isso! Adora mecânica e sistemas complexos!


Bom! A tampa já foi instalada com a nova junta! Lá trás antes de iniciar a abertura da tampa de válvulas, eu deixei o fluído antigo drenando por horas numa bandeija. Resultado que deu precisamente medidos 3,8litros de fluido sujo.
Agora com um tubo e funil, coloquei o genuíno fluido pro cambio tiptronic.


O fluido é esse para o tiptronic ou JF506e! Não há alternativos segundo a própria Audi! Então, coloquei o correto ou o melhor! Made in Germany! Código G 052 990 A2.


Pronto! Chapéu chinês colocado e tampinha nova adquirida no Diglio, pois fiquei com receio de quebrar pelo ressecamento como ocorreu com o gringo naquele link.


Ta aí uma comparação entre o fluido antigo e o fluido novo!


Após recoloquei os 3,8 litros de fluido e mais 100ml por minha conta! Liguei o carro ainda nos cavaletes, deixando esquentar fui passando todas as marchas freiado primeiramente e mantendo por alguns segundos para que o fluido correr por todo o sistema. Quando deu 40 graus centígrados no meu VAG, desliguei e fui verificar o nível do fluido conforme já sabemos. Estava Ok! Dei novamente a partida com as rodas suspensas ainda e quando fui passando as marchas no Tip não tive mais dúvida que o problema já era!
Finalizei o carro, peito de aço no lugar e uma voltinha! Pronto! Ficou redondinho... liso!

Aí estão as velhinhas solenóides!



Agora vamos ser feliz de novo com a máquina!
Abraços!
Amigo @[member="Skyhawk"], meus parabéns pela iniciativa e coragem!

obrigado por compatilhar suas experiências....principalmente no nível de detalhe...acredito que com essa troca de informações todos que têm ou buscam informações aqui no fórum são beneficiados.

Informação é tudo.....seja ela buscada ou compartilhada. Isso contribui demais com nossa comunidade.

Pena eu não ter essa coragem e habilidade prática....heheehehehe...na boa, já busquei muita informação sobre cambio automático do nosso audi...aliás, gosto muito disso....e sempre procuro questionar, pesquisar...para no mínimo, ter uma noção para tratar com o mecânico que sanará o problema.

No meu caso, depois de levar meu carro sem resolução definitiva em 3 mecânicos e ainda além de não terem resolvido o problema terem ferrado meu cambio...acho que se eu mesmo tivesse feito o que vc fez o estrago não teria sido tão grande como foi!

Fato que o ideal e tirei isso como lição...é quando formos lidar com um cambio automático ou com outros itens técnicos do nosso carro (caso vc mesmo não possa realizar os serviço) não entregar o carro a qualquer um. E sim a um bom mecânico e de confiança!

Se você puder e souber realizar o serviço ainda....nossa, melhor ainda! O conhecimento a gente ta sempre adquirindo....estudando, pesquisando e trocando informações uns com os outros. esse é o real sentido de uma comunidade como essa!


é isso aí...parabéns! aproveita o carrão agora hein...heheheehe abs! :)



Ricardo_Marinho disse:
boa amigo .. mais e ai ..

quais os procedimentos tomados ..
checagem do fluido ,, temperatura do fluido atingiu quantos graus Fahrenheit para verificar o nível ?
fez a reprogramação depois de todo serviço ?

a3 180 cv e auto adaptativa mais em relação a transmissão outras peças necessita de scanner e um certo profissionalismo ..
toma cuidado .. mais tarde irei fazer um topico do que aconteceu com um amigo nosso esses dias ..
O amigo em questão citado pelo Marinho aqui vos fala... :)

Tive que levar meu carro lá em Jundiaí-SP pra encontrar um mecânico que entende, justo e de confiança!

Porque por aqui.....só picareta! Nem mecânica autorizada bosch (sem contar os outros cabeça-de-bagre), cheio de frescurita não resolveu meu problema e ainda me passou pra trás...
 
Cara, sem palavras, um dos melhores posts que já li por aqui. Parabéns pela iniciativa, vivo pesquisando também sobre esse cambio pois o meu é TIP também, e ficou tudo certinho então? Trocando marcha nos 2.000 RPM, sequencial em altas rotações respondendo bem? Valeu, abraço!!!
 
@[member="Skyhawk"],

havia lido esse tópico a primeira vez no trab...

agora, to em casa, tava lendo novamente o tópico.

só pra tirar aqui uma dúvidas:

- você apenas completou o nível do óleo (juntando o novo com o velho que estava na caixa) ou fez a troca completa? pois 3.8 lts só...

- conferiu se foi removido o óleo do diferencial também?

- ao todo, qt saiu mesmo de óleo?
 

Tang

Membro
Transmissão 09A não tem óleo de diferencial separado, é o mesmo da cx.
Não tem como trocar todo o óleo sem baixar a cx. E nem é interessante a troca completa pois pode começar a patinar algum disco que já esteja mais desgastado. Se quiser pode ir fazendo trocas parciais do modo que ele fez até deixar o fluído completamente limpo, mas não é muito recomendável pelo motivo já citado. Teria que fazer umas 3/4 trocas parciais desta pra deixar bem limpo.

A quantidade que saiu está escrito no tópico página 1, só reler.
Foram 3,8 lts e ele repôs 3,9, prã compensar alguma perda.

Abç
 
o fluido que faz a lubrificação e o aplique das marchas na transmissão tem a função de lubrificar o diferencial ...

aconteceu no carro do Bru@[member="Agente Linhares"] de colocarem oleo 90\... pqp isso fodeu a transmissão : /
sobreaqueceu .. estou criando um topico



e vcs acha que so sair metendo a chave ... sem scanner .. e ai soltou a chave seletora vc reprogramou amigo ????
deixa ela sair fora da posição pra ver a merda que da..sempre tomar cuidado .
 
Tang disse:
Transmissão 09A não tem óleo de diferencial separado, é o mesmo da cx.
Não tem como trocar todo o óleo sem baixar a cx. E nem é interessante a troca completa pois pode começar a patinar algum disco que já esteja mais desgastado. Se quiser pode ir fazendo trocas parciais do modo que ele fez até deixar o fluído completamente limpo, mas não é muito recomendável pelo motivo já citado. Teria que fazer umas 3/4 trocas parciais desta pra deixar bem limpo.

A quantidade que saiu está escrito no tópico página 1, só reler.
Foram 3,8 lts e ele repôs 3,9, prã compensar alguma perda.

Abç
Sim. Justamente por usar o mesmo óleo que eu estou questionando.

Não estou criticando e nem querendo ser "do contra".

Mesmo porque como já citei no meu primeiro post, admiro muito quem tem a iniciativa de pegar, meter as caras e fazer!

De verdade, acho muito bacana.....apesar de todo o risco que têm...sempre é aprendizado! E como falei, as vezes é melhor que levar em mecânico que não sabe o que está fazendo.....coisa que aconteceu comigo antes...ao menos vc ta sabendo o que está sendo trocado e faz tudo com todo cuidado do mundo já que o carro é seu.

Como o Marinho comentou acima, no meu, se desta vez não é aberta a caixa, nunca saberia o real motivo do problema do meu cambio...menos ainda teria como resolver o problema.

Culpa dos mecânicos anteriores que fizeram uma porcaria de trampo no meu cambio....ou melhor, nem sabiam o que estavam fazendo...ou nem fizeram o que deveria ser feito....e culpa minha de ter confiado o carro nas mãos deles...

Por isso que estou perguntando.....pra aprender com a troca de informações e pra compartilhar as experiências...boas ou ruins.
 
Tang disse:
Por isso marca se a posição d chave seletora antes de desmontar.
negativo .. isso de marcar não e certo ..
solto a chave seletora no manual da transmissão mostra como se regula ..

isso de marcar é errado ..

se me fala essas coisas de marcar chave seletora ou fazer risquinho etc ..
isso ai no meu conceito é marcado como falta de profissionalismo ..

A chave seletora faz queima a transmissão mesmo você marcando pode da merda .
vo para por aqui , que sei que você vai achar que to te questionando de mais ...

MAIS EU SOU ASSIM MESMO TA ERRADO EU FALO, FALO DE NOVO E FALO DE NOVO ... FIQUE BRAVO SE QUISER .

Numa dessas vc acaba colocando defeito no carro e não sabe o porque ..
 

Skyhawk

Novato
Marinho,

Peço somente o seu bom senso em evitar fazer alarde no tópico que criei, pois este aqui é somente para relatar aos amigos do que eu fiz e está sob a minha responsabilidade as consequências, porém sei muito bem o que eu fiz e não precisarei expor me aqui sob as minhas habilidades, conhecimentos e profissão para provar o quão consciente estava ao executar o serviço. O mais trabalhoso pra mim foi usar força física, pois o resto foi teta!

Crie então um tópico com um How To à respeito para mostrar o vosso profissionalismo.

Agradeço!

Abs
 
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