DIY - Limpeza TBI / Corpo de Borboleta A3 Aspirado

MataPedra

Novato
Bom pessoal, procurei e não achei nada específico, então, como estava precisando limpar o TBI do meu A3 2001 Aspirado. Resolvi fotografar e fazer esse DIY, pois é bem tranquilo.

Esse foi o produto que usei para a limpeza, CAR80, além de estopa e um pincel.
H48H2X7.jpg


Ahh teve tb o limpa contatos.
9saEOs6.jpg


Aqui está o TBI, tb conhecido como corpo de borboleta. Ele é reponsável por permitir a passagem do ar ao apertarmos o acelerador.
fJipCJ1.jpg


Pra começar, remova essas 4 porcas e retire a capa do motor.
HmIFSSi.jpg


Remova este parafuso de fixação do tudo do filtro de ar, onde fica o sensor MAF.
DK6sdfu.jpg


Remova com o auxílio de um alicate de pressão, esta presilha do tubo, próxima à caixa do filtro de ar.
yDnxtcE.jpg


Remova com o auxílio de um alicate de pressão, esta presilha do tubo, que fixa o mesmo ao TBI. Aproveite e solte o cabo do acelerador, que está logo acima na foto.
0G5layg.jpg


Remova com cuidado o Conector do TBI.
5mJzrXc.jpg


Aqui o tubo já solto, vejam que estava com óleo dentro... Limpa bem ele.
j0ePex4.jpg


O TBI é fixado no coletro de admissão por 4 parafusos, este dois bem aparentes e mais dois embaixo, sendo que um deles vc remove com uma chave soquete 10mm, pois ter uma porca do aterramento, e depois o parafuso.
Phz62VW.jpg


Nunca, eu disse NUNCA, remova estes parafusos, pois eles são propositadamente travados no eixo, se eles se soltarem e foram sugados pela admissão, vai ser prejuízo, e dos grandes...
djetlp9.jpg


Aqui o TBI já solto, e escorrendo óleo, além de carbonizado por dentro.
eyENI8W.jpg


Aqui, bote aplicar bastante Limpa-Contatos. Ele seca rapidinho.
3OjvQ8I.jpg


TBI ja limpo:
ET5zL9u.jpg

DjScCKB.jpg


Antes de montar, verifique o estado deste anel, para não permitir entrada de ar falsa.
Pa1xhey.jpg


Nesta foto, podem ver que eu mudei a posição do aterramento, pois achei mais fácil de trabalhar. Apenas coloquei o parafuso com porca para usar na parte de cima. Dá pra ver tb, o aterramento fixado no cabeçote.
P6TpyjZ.jpg


Aqui o aterramento já na posição, e fixado.
eJg14W1.jpg


Pronto, tudo devidamente ajustado e revisado.

Espero que possa ajudar.

Agora é só curtir o Argolas...
 

NEJI

Novato
Tutorial sensacional, irei tentar fazer no meu final de semana. Estranho é o meu fazer um barulho tec tec bem nessa parte que encaixa o final do cabo do acelerador.

Obs: Só faz tec tec quando eu fico pisando no acelerador.
 

Alberio

Membro
@[member="MataPedra"]
Muito top o tópico, bem elaborado e com figurinhas que são bem importantes

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
 

MataPedra

Novato
Vlw galera, em breve um DIY da troca dos amortecedores, molas e coxins da suspensão traseira.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 

Alencar

Novato
Boa-noite galera sou novo aqui, recentemente comprei um argolas 1.8 125cv está tudo novo e limpo (oq mais me assusta) mas vamos lá, andei reparando meu tubo do filtro de ar não tem essa continuação (tipo, esse "reservatório " no meio do tubo) parece que foi quebrado e o ex dono fez aquela famosa gambiarra, queria saber qual a finalidade dele, e se alguém conhece o de vende por um preço mais amigável
 

Alencar

Novato
Esqueci de completar, lenta oscila e estou pensando em limpar a tbi , meu argolas msm sendo o 1.8 125 e os msms passos citados ?
 
Parabéns pela iniciativa.

tenho uma duvida, tenho um A3 180cv e queria fazer esse serviço, já vi que fazer a limpeza com ele montado...carro ligado não limpa direito a parte traseira da borboleta ( confere isso, algum sabe informar?)

agora no caso de desmontar, preciso fazer algum aprendizado por scanner? alguma programacao? vai geral algum codigo de avaria?

valeu
 

MataPedra

Novato
Alencar disse:
Esqueci de completar, lenta oscila e estou pensando em limpar a tbi , meu argolas msm sendo o 1.8 125 e os msms passos citados ?
Alencar, desculpa a demora, só hj eu vi sua msg.
O reservatório, na verdade é uma caixa de ressonância, acho que é esse o nome...
No ML é mais fácil encontrar...

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 
Galera, queria tirar o corpo de borboleta por completo, para limpar a parte interna. Nao vou desmontar ela inteira, apenas tirar do coletor. Se eu retirar depois vou precisar fazer o aprendizado por scanner?
 
MataPedra disse:
Bom pessoal, procurei e não achei nada específico, então, como estava precisando limpar o TBI do meu A3 2001 Aspirado. Resolvi fotografar e fazer esse DIY, pois é bem tranquilo.

Esse foi o produto que usei para a limpeza, CAR80, além de estopa e um pincel.
H48H2X7.jpg


Ahh teve tb o limpa contatos.
9saEOs6.jpg


Aqui está o TBI, tb conhecido como corpo de borboleta. Ele é reponsável por permitir a passagem do ar ao apertarmos o acelerador.
fJipCJ1.jpg


Pra começar, remova essas 4 porcas e retire a capa do motor.
HmIFSSi.jpg


Remova este parafuso de fixação do tudo do filtro de ar, onde fica o sensor MAF.
DK6sdfu.jpg


Remova com o auxílio de um alicate de pressão, esta presilha do tubo, próxima à caixa do filtro de ar.
yDnxtcE.jpg


Remova com o auxílio de um alicate de pressão, esta presilha do tubo, que fixa o mesmo ao TBI. Aproveite e solte o cabo do acelerador, que está logo acima na foto.
0G5layg.jpg


Remova com cuidado o Conector do TBI.
5mJzrXc.jpg


Aqui o tubo já solto, vejam que estava com óleo dentro... Limpa bem ele.
j0ePex4.jpg


O TBI é fixado no coletro de admissão por 4 parafusos, este dois bem aparentes e mais dois embaixo, sendo que um deles vc remove com uma chave soquete 10mm, pois ter uma porca do aterramento, e depois o parafuso.
Phz62VW.jpg


Nunca, eu disse NUNCA, remova estes parafusos, pois eles são propositadamente travados no eixo, se eles se soltarem e foram sugados pela admissão, vai ser prejuízo, e dos grandes...
djetlp9.jpg


Aqui o TBI já solto, e escorrendo óleo, além de carbonizado por dentro.
eyENI8W.jpg


Aqui, bote aplicar bastante Limpa-Contatos. Ele seca rapidinho.
3OjvQ8I.jpg


TBI ja limpo:
ET5zL9u.jpg

DjScCKB.jpg


Antes de montar, verifique o estado deste anel, para não permitir entrada de ar falsa.
Pa1xhey.jpg


Nesta foto, podem ver que eu mudei a posição do aterramento, pois achei mais fácil de trabalhar. Apenas coloquei o parafuso com porca para usar na parte de cima. Dá pra ver tb, o aterramento fixado no cabeçote.
P6TpyjZ.jpg


Aqui o aterramento já na posição, e fixado.
eJg14W1.jpg


Pronto, tudo devidamente ajustado e revisado.

Espero que possa ajudar.

Agora é só curtir o Argolas...

Onde vai ligada aquela mangueira fina que vai p baixo das.conexões do respiro ?
 
Topo