Bom pessoal, procurei e não achei nada específico, então, como estava precisando limpar o TBI do meu A3 2001 Aspirado. Resolvi fotografar e fazer esse DIY, pois é bem tranquilo.
Esse foi o produto que usei para a limpeza, CAR80, além de estopa e um pincel.
Ahh teve tb o limpa contatos.
Aqui está o TBI, tb conhecido como corpo de borboleta. Ele é reponsável por permitir a passagem do ar ao apertarmos o acelerador.
Pra começar, remova essas 4 porcas e retire a capa do motor.
Remova este parafuso de fixação do tudo do filtro de ar, onde fica o sensor MAF.
Remova com o auxílio de um alicate de pressão, esta presilha do tubo, próxima à caixa do filtro de ar.
Remova com o auxílio de um alicate de pressão, esta presilha do tubo, que fixa o mesmo ao TBI. Aproveite e solte o cabo do acelerador, que está logo acima na foto.
Remova com cuidado o Conector do TBI.
Aqui o tubo já solto, vejam que estava com óleo dentro... Limpa bem ele.
O TBI é fixado no coletro de admissão por 4 parafusos, este dois bem aparentes e mais dois embaixo, sendo que um deles vc remove com uma chave soquete 10mm, pois ter uma porca do aterramento, e depois o parafuso.
Nunca, eu disse NUNCA, remova estes parafusos, pois eles são propositadamente travados no eixo, se eles se soltarem e foram sugados pela admissão, vai ser prejuízo, e dos grandes...
Aqui o TBI já solto, e escorrendo óleo, além de carbonizado por dentro.
Aqui, bote aplicar bastante Limpa-Contatos. Ele seca rapidinho.
TBI ja limpo:
Antes de montar, verifique o estado deste anel, para não permitir entrada de ar falsa.
Nesta foto, podem ver que eu mudei a posição do aterramento, pois achei mais fácil de trabalhar. Apenas coloquei o parafuso com porca para usar na parte de cima. Dá pra ver tb, o aterramento fixado no cabeçote.
Aqui o aterramento já na posição, e fixado.
Pronto, tudo devidamente ajustado e revisado.
Espero que possa ajudar.
Agora é só curtir o Argolas...
Esse foi o produto que usei para a limpeza, CAR80, além de estopa e um pincel.
Ahh teve tb o limpa contatos.
Aqui está o TBI, tb conhecido como corpo de borboleta. Ele é reponsável por permitir a passagem do ar ao apertarmos o acelerador.
Pra começar, remova essas 4 porcas e retire a capa do motor.
Remova este parafuso de fixação do tudo do filtro de ar, onde fica o sensor MAF.
Remova com o auxílio de um alicate de pressão, esta presilha do tubo, próxima à caixa do filtro de ar.
Remova com o auxílio de um alicate de pressão, esta presilha do tubo, que fixa o mesmo ao TBI. Aproveite e solte o cabo do acelerador, que está logo acima na foto.
Remova com cuidado o Conector do TBI.
Aqui o tubo já solto, vejam que estava com óleo dentro... Limpa bem ele.
O TBI é fixado no coletro de admissão por 4 parafusos, este dois bem aparentes e mais dois embaixo, sendo que um deles vc remove com uma chave soquete 10mm, pois ter uma porca do aterramento, e depois o parafuso.
Nunca, eu disse NUNCA, remova estes parafusos, pois eles são propositadamente travados no eixo, se eles se soltarem e foram sugados pela admissão, vai ser prejuízo, e dos grandes...
Aqui o TBI já solto, e escorrendo óleo, além de carbonizado por dentro.
Aqui, bote aplicar bastante Limpa-Contatos. Ele seca rapidinho.
TBI ja limpo:
Antes de montar, verifique o estado deste anel, para não permitir entrada de ar falsa.
Nesta foto, podem ver que eu mudei a posição do aterramento, pois achei mais fácil de trabalhar. Apenas coloquei o parafuso com porca para usar na parte de cima. Dá pra ver tb, o aterramento fixado no cabeçote.
Aqui o aterramento já na posição, e fixado.
Pronto, tudo devidamente ajustado e revisado.
Espero que possa ajudar.
Agora é só curtir o Argolas...