daniel.meza
Membro
[DIY] Instalando Engate- Audi A3 Turbo ou Golf
Fala Pessoal blz.. bom hoje estou montando outro [DIY] "FAÇA VC MESMO" Fiz a instalação do engate no meu carro tirei algumas fotos para ajudar quem pretende colocar no seu carro também, esse mesmo engate e compatível com Golf, segundo vendedor me disse.
Procurei em vários lugares aqui em São paulo para colocar, mais já viu neh ! quando vc Encosta o argola nessa lojas de acessórios os olhinhos dos cara ate Brilha $ $
em tolo lugar que Fui fico de R$ 340,00 a 280,00 Reais o mais Barato :/ hehe 280,00 com desconto pago avista ainda em... Mais era instalado tudo bonitinho e mais importante não fura o carro.
Foi quando encontrei um Fabrica de Engates em São Paulo, Guarulhos - Parque Alvorada
por apenas R$ 150,00 reais :lingua:
Vendedor Muito Gente Boa "Claudio" me atendeu super bem demoro 1 dia para fabricar o engate, aproveitei e comprei 2x um pro Audi outro instalei em uma Spacefox,
Vou deixar o contado do Vendedor aqui Também para quem tiver interesse e colocar, pode ser pra qualquer carro ano ou modelo, Se eles não tiver o modelo la, basta levar o carro ate a Fabrica que eles desenvolve o engate pro seu carro em ate 4 horas.
Não deixe de mencionar que e Membro do "A3 Clube" para ter seu descontinho rs..
Contato: Claudio
Empresa WZ zanoni
Telefone: 11-96484-6551
PABX: 11-2656-1987 - "Atualizado" 03/03/2016
Email: [email protected]
[atenção] Resolução do Contran
RESOLUÇÃO N.º 197 DE 25 DE JULHO DE 2006.
(com a retificação publicada no dia 22/11/2006)
Regulamenta o dispositivo de acoplamento mecânico para reboque (engate) utilizado em veículos com PBT de até
3.500kg e dá outras providências.
Art. 4º. Para rastreabilidade do engate deverá ser fixada em sua estrutura, em local
visível, uma plaqueta inviolável com as seguintes informações;
I – Nome empresarial do fabricante, CNPJ e identificação do registro concedido pelo
INMETRO;
II – modelo do veículo ao qual se destina;
III – capacidade máxima de tração do veículo ao qual se destina;
IV – referência a esta Resolução.
Art 6º Os veículos em circulação na data da vigência desta resolução, poderão continuar
a utilizar os engates que portarem, desde que cumpridos os seguintes requisitos:
a) qualquer modelo de engate, desde que o equipamento seja original de fábrica;
Quando instalado como acessório, o engate deverá apresentar as seguintes
características: esfera maciça apropriada ao tracionamento de reboque ou trailer; tomada
e instalação elétrica apropriada para conexão ao veículo rebocado; dispositivo para
fixação da corrente de segurança do reboque; ausência de superfícies cortantes ou
cantos vivos na haste de fixação da esfera; dispositivos de iluminação, devidamente
regulamentados.
http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_197_RETIFICADA.pdf
Vamos Começar Então...
Aqui esta o Engante e seus acessórios, a unica coisa que não acompanha o kit. e os Fios que eu comprei a parte.
Os Fios podem ser comprando em qualquer casa de material elétrico ah R$ 0,47 centavos o metro, comprei 5 metros de cada cor.

Dados Técnicos
Engate: AUDI A3MODELO: TODOS
CÓDIGO: 9901
TRAÇÃO MÁX.ADM: 450 Kg
PESO MÁX.ADM.SOBRE O ENGATE: 45 Kg

Argola rs..

Vamos Utilizar agora Macaco, pode ser o macaco original do carro mesmo, Óculos de Proteção e Cavalete itens Indispensável "segurança em primeiro lugar Rapaziada"

Apos Levantar o carro com macaco, coloque o cavalete para sua segurança em algum ponto da logaria do carro, como na imagem a seguir, pode ser colocado ao lado do macaco também sem problema.

Agora olhando no lado direito em baixo do carro vocês vão visualizar 2 borrachinhas
que terão que ser removidas, ok

Agora vamos pro lado esquerdo onde esta localizado escapamento / silencioso traseiro do argola
vamos soltar esse 2x parafusos que segura o suporte do silencioso traseiro, agora só não me lembro ao certo se os parafusos são 13MM ou 14MM.. vou verificar depois atualizo aqui OK.

Suporte Solto

Pronto agora vamos voltar pro lado Direito e colocar os parafusos 17MM na longarina
Com ajuda desse arame que já vem soltado na cabeça do parafuso, vamos guiar o parafuso ate o furo original que já exite na longarina do carro.

Antes de colocar o parafuso, Eu Particularmente resolvi passar bastante graxa nele antes para evitar que venha a enferrujar com o tempo ou mesmo com maresia etc,,

Coloque dessa forma ate chegar do outro lado, nessa parte tem que ter paciência rs.. mais não e difícil

Ponto fica assim

Agora vamos colocar o outro Parafuso, já esse outro e bem mais fácil Pois não precisa guiar ele,, sô encaixar ali dentro bem tranquilo de fazer

Fica dessa forma

Agora vamos colocar o Engate para pode fazer a fixação, nessa parte o ideal e ter alguém para ajudar a segurar o engate enquanto e feito o aperto dos parafusos. ok

Passe o Engate por baixo do silencioso traseiro do carro dessa forma ...

Agora vamos prender o suporte do silencioso traseiro por cima Dele, nessa parte que e bom alguém segurar o engate enquanto vc prende os parafusos, como vai ter que colocar o suporte junto essa parte e bem chatinha de fazer gastei um tempinho tentando colocar sozinho hehe
Ate que pedi ajuda pro Meu pai dai foi muito mais fácil de fazer.
Não esquecendo também que agora nao vamos usar mais os parafusos originais, vamos substituir pelos 2 que vem no kit. do engate com as arruelas dessa forma.

No outro coloque as arruelas e Porcas 17MM e faça o aperto ...

Pronto Engate fixado agora só aperta bem todos os parafusos e Pronto Engate Instalado na carroceria.

Nos parafusos menores, do escapamento traseiro dei um torque aproximado de 45Nm e nos Parafusos 17MM cerca de 100Nm.

Agora só colocar a capa de acabamento..

Esfera Maciça

Arruela depressão Porca 30MM

Depois só aperta a porca e colocar a Cupilha

Como na figura a baixo

Terminado! agora só falta segunda parte, colocação da tomada e Fiação elétrica
Bom pessoal a segunda parte vai ter que ficar para manha, porque hoje não vai dar pra terminar já to saindo...
Amanha eu termino blz, um abraço a todos ate mais ...
att,
Daniel Meza