DIY Fail - Alguém bom de elétrica. Led iluminação portas - vidro elétrico

JulioRJ

Membro
Seguinte, fiz esse mod da minha cabeça. Iluminação indireta no puxador com led...

Bom, quase uma semana rodando e o vidro do carona não funcionou (depois de ficar meio maluco). Desliguei meu mod e voltou a funcionar.

Queria entender o que eu fiz de errado e como vou fazer pra ligar corretamente.

2015_08_13_19_27_07.jpg

No chicote q vai pro BOTAO do vidro elétrico, tem um 5v lá. Liguei os leds nesse 5v com resistor de 330ohm, assim:

Untitled_2.jpg

acho que a resposta mais óbvia é ligar isso em algum dos 12v com resistor maior e usando o terra do carro (marrom) q também tem nesse chicotinho...

agora, porque a porcaria do vidro parou de funcionar com isso??? nao entendi NADA... esse 5v q eu saiba é pra iluminar os leds dos botões, certo?

o do motorista ta ligado do mesmo jeito e nao deu pau ate agora... porém às vezes o led da uma escurecida e volta...

preciso de ajuda de um cara bom, pq to quase arrancando tudo, to com medo de dar alguma M

abraços!

cara, nao liga nada nesses fios nao!! a maioria passa tudo pelo modulo conforto la do porta malas.
tu colou um 5v pro terra atraves de um resistor baixo... isso o modulo pode detectar quase como um curto...

pra colocar esses leds aí, faz uma fiação separada puxando um 12v la da caixa de fusiveis, e coloca um fusivel de proteção tb pra esses leds.

é mais trabalhoso, mas é o certo.
abraço

JulioRJ

Membro
rsr beleza ja botei num 12v q vai pra porta... só q coloquei 2 resist de 330 em cada.. se queimar eu refaço, só quero saber qnto tempo dura. pena q no celular fica uma porcaria mas depois eu arrumo umas fotos melhores

se queimar vou ver se arrumo uns leds melhores com resistores certos pra nao queimar, pq se botar 1k fica muito fraco...

2015_08_24_06_08_35.jpg

2015_08_24_18_43_24.jpg

Andr3T

Membro
Não dá para generalizar assim. O resistor que irá limitar a corrente do LED depende da tensão fornecida, da tensão do LED e da corrente do LED. A tensão e a corrente do LED dependem da sua cor e do seu tamanho (entre outros fatores, como fabricante e suas especificações).

Um LED varia a sua tensão de 1,7 a 2,0V, e a corrente de 10 a 50mA. Esses modelos comuns de LED "pequenos". Se ligar ele em 12V, você precisa provocar uma queda de tensão para chegar ao valor do LED e limitar a corrente no valor que o LED aceita. Como a alimentação é 12V e o LED 2V (exemplo), teremos que "dissipar 10V em 50mA (exemplo de um LED de 50mA)". Basta jogar na lei de Ohm. R = V / I = 10 . 0,050 = 0,5Ohm. Da mesma forma o resistor está dissipando 0,5W de potência em forma de calor, portanto é necessário um resistor de 1/2W.

Se ligar o mesmo LED em 5V, um resistor de 0,15Ohm (150miliOhm) é o suficiente.

JulioRJ

Membro
@[member="André Dal Molin"]

oba você entende! eu sou intrometido em eltrônica/elétrica. mas se puder, me ajuda? coloquei 2 resistores de 330ohms um após o outro nos 12v do carro. tenho quase certeza que esses 12v são os que alimentam o relé dos motores elétricos dos vidros.

está certo? oq que leds eu botei sãO 1,9 a 2,2v

vou ver se meço a corrente depois...

Andr3T

Membro
Você colocou os resistores em série, dessa maneira a resistência equivalente será a soma das resistências, porém a corrente vai continuar a mesma, pois ela não se divide em 2 ou mais caminhos. O caminho é apenas um com dois resistores. Então a resistência equivalente aí seria uma de 660mOhms (acho que você esqueceu o m de mili alí, porquê 330Ohms é MUITO hehe). Essa resistência de 660mOhms na faixa correta, porém eu não posso te falar o valor exato da resistência "ideal", pois a corrente dos LEDs variam de acordo com a cor, tamanho, fabricante, então não dá pra eu te falar um valor exato. Mas pode usar esses dois de 330mOhms em série que está ok, como disse, está na faixa correta.

JulioRJ

Membro
beleza cara, valeu mesmo. obrigado. vou ver quanto eles duram. comprei aqueles baratinhos da soldafria.com.br sai muito barato e tem um monte de coisa q eu uso lá ai aproveitei

vlw

djleob

Membro
JulioRJ disse:
beleza cara, valeu mesmo. obrigado. vou ver quanto eles duram. comprei aqueles baratinhos da soldafria.com.br sai muito barato e tem um monte de coisa q eu uso lá ai aproveitei

vlw
E se você alimentar esse seu led com a mesma fonte de energia que alimenta as luzes da porta quando vc tá com a meia luz ligada? Quando a gente liga o farol, ele ilumina os botoes dos vidros, do espelho, trava central, etc. Não seria mais fácil obter energia diretamente dali? Provavelmente também precisará dos resistores pra reduzir a voltagem, mas o acréscimo de corrente é bem baixo e acredito que náo vá dar outros problemas.
Daí você pega em cada porta o sinal eletrico que ilumina o botão do vidro elétrico, por exemplo.

Vale o teste.

( corrigindo )

Reli agora e vi que você usou também o fio da iluminação. ....... Bah...
Tanto com o 12v como com o 5v, a coisa não funcionou?

JulioRJ

Membro
entao, nas portas tem 2 positivos 12v e esse 5v que vem do módulo

todos os dois 12v ligam e desligam junto, ou quando abre a porta ou quando o temporizador das luzes desarma.

ta funcionando no 12v bonito, até agora nao queimou, vamos ver...