[DIY] Desmontar Parachoque traseiro A3

markinho

Membro
Alguem sabe como desmontar o parachoque traseiro do A3?

Podem me chamar de barbeiro, mas comprei um sensor de estacionamento para prevenção, pois acabei de sufilmar os vidros do audera e a visibilidade nos vidros trazeiros a noite ficou 0%. hehehe...

Entaum para evitar maiores transtornos, decidi comprar o bendito sensor de estacionamento, mas agora tenho de desmontar o parachoque traseiro do carro, e o pior de tudo, que estou com muita dó, vou ter que fazer quatro furos.. hehehe.

Não cheguei a verificar como estarei desmontando o parachoque, pretendo instalar o sensor neste fim de semana, por isso gostaria de verificar (coletar esperiencias) a respeito de como devo desmontar o parachoque para realizar a bendita instalação.

Fico no aguardo e caso ninguem possa me ajudar, estarei montando aki o devido [DIY] de instalação de sensor de estacionamento no A3.

Desde já agradeço. :legal:

ItsoJ

Novato
Sugiro colocar na parte preta do parachoque, como nos Golf. Fica melhor esteticamente, e eventualmente se precisar reverter, é mais barato.
boa sorte!
abraço!

roxo

Moderador
Meu caro,

ë muito simples a desmontagem dessa peça ... eu vou ver o que tenho aqui e colaborar com seu Diy ....

rodrigopu

Novato
Desmontei outro dia e não tirei fotos, vou tentar explicar.

Tirar 3 parafusos presos no parabarros, atrás da roda traseira. (6 no total, 3 para cada lado)
Tirar 2 parafusos que prendem o spoiler ao chassis do carro, localizados na parte debaixo. (Um próximo ao abafador final e o outro próximo ao engate do reboque)
Tirar o acabamento final do porta-malas, em cima do parachoque. São dois parafusos que prendem ao lado das lanternas. Com eles soltos, é só puxar que sairá a peça inteira, ela fica presa com um "velcro" no parachoque, pode puxar sem medo.
Com a retirada da peça acima, irão se revelar 4 parafusos que prendem o parachoque no carro pela parte superior dele. Retirar esses 4 e pronto, o parachoque está solto.

Desculpe não ter fotos, mas podem ir tranquilos que não tem mistério!

markinho

Membro
Como desmontar o parachoque traseiro do A3 e instalar sensor de estacionamento.

1-Retirar os Quatro (4) parafusos localizados nos paralamas trazeriros, sendo tres (3) na parte inferior e um (1) na parte superior.
11024x768ik.jpg

21024x768p.jpg

2- Retirar dois (2) parafusos de baixo do parachoque.
31024x768q.jpg

3- Retirar os dois (2) parafusos das laterais da tampa do porta malas.
41024x768w.jpg

51024x768e.jpg

4- Apos efetuar a retirada da tampa de plastico od porta malas, remover os seis (6) parafusos restantes.
61024x768e.jpg

5- Por fim, desencaixar cuidadosamente o parachoque.
71024x768v.jpg

81024x768g.jpg

91024x768r.jpg

10576x768.jpg

111024x768o.jpg

6- Sensor.
161024x768.jpg

7- Ligar os fios (Positivo/Negativo) do sensor no chicote da luz da marcha RÉ.
171024x768l.jpg

8- Passar os fios dos sensores.
141024x768b.jpg

181024x768z.jpg

9- Sensores instalados.
211024x768o.jpg

201024x768.jpg

191024x768.jpg

markinho

Membro
Pessoal, não consegui fazer com que as fotos fiquem aparecendo.

mas para visualizar as imagens, podem clicar com o botão direito e mandar exibir imagem,.

Se alguem puder me ajudar para mostrar as fotos eu agradeço.

Valeww.

markinho

Membro
Valew codezito...

Espero que tenham gostado das fotos...
Caso possuam alguma dúvia, ajudarei no que puder....

:yahoo:

markinho

Membro
codezito disse:
Markim,

O que você utilizou para fazer os furos no parachoque ?

Qual a marca do sensor ?

To querendo colocar um desses no meu heim... Alguma dica ?

Dae codezito!!

No Kit que comprei juntamente veio a broca correta do mesmo diametro dos sensores (broca "serra-copo"), simplificando, veio completo (conforme imagem apresentando o kit).

A marca do Kit é PARKING SENSOR, um amigo meu comprou do exterior, paguei 80 reais e eu mesmo instalei. hehehe

A dica que eu deixo é cuidar do posicionamento dos sensores,

Não deixe ele muito virado para as laterais. No meu caso ficou perfeito, pois do geito que está, se estiver um poste na lateral do carro (tipo dois palmos de distancia, mesmo eu vendo que não irá bater), ele já apita e apresenta a distancia do obstaculo.
Se deixar os sensores posicionados muito para as laterais, quando vc for manobrar ele irá pegar obstáculos não desejados da calsada que não irão interferir na sua manobra, mas que estarão fazendo com que os sensores apitem como loucos. heheheh...

Outro cuidado em relação ao posicionamento é o angulo de altura, basta fixar os sensores em um lugar do parachoque onde os mesmos não apontem para o ceu, e nem para o chão (hehehe). Ex: Na casa de minha namorada, tenho que subir/descer uma rampa com muito cuidado para não enrroscar em baixo do carro. quando estou descendo (marcha ré, sensor ligado) o sensor apita e apresenta a distancia até o chão. huahuahu... neste caso não tem solucão. huahuahua.

Espero ter ajudado... Valew

Galera, no fds passado instalei os sensores de estacionamento no meu A3, achei legal, e afinal é mais um ítem de segurança. Coloquei a tela em cima do retrovisor, foi o local que achei melhor, ficou parecendo uma extensão da peça, um acabamento. seguem as fotos... outra coisa coisa: para quem não sabe o A3 possui em alguns modelos os faróis de neblina dianteiros, e tb, luzes de neblina traseiras (só podem ser, não li meu manual). O botão que liga os faróis quando puxado para trás possui dois estágios: quando puxado 1 vez para trás os faróis de neblina dianteiros são acionados, e puxando para trás novamente aciona-se as tais lanternas de neblina traseiras, que ficam na parte superior da lanterna. Mais uma da Audi... :heiehei:

dsc09308cr.jpg

dsc09306s.jpg

dsc09315z.jpg

dsc09313g.jpg

dsc09308cr.jpg

http://imageshack.us/photo/my-images/716/dsc09306s.jpg/[img]
[img]http://imageshack.us/photo/my-images/821/dsc09315z.jpg/[img]
http://imageshack.us/photo/my-images/402/dsc09313g.jpg/[/img]

ops... uma correção: sobre as lanternas traseiras de neblina que havia dito no post anterior: hoje desmontei as lanternas traseiras de meu A3 e percebi que é apenas uma mesmo que funciona, a do lado esquerdo do carro (lado do motorista) ou seja: o painel de Lâmpadas traseiras esquerdo do A3 possui 04 lampadas e o painel de lâmpadas traseiro direito possui 03 lâmpadas, é isso. abç...

markinho

Membro
Isso mesmo Gustavo, nunca vi algum carro com luz de neblina em ambos os lados, sempre na lateral esquerda.

Em relação ao sensor, ficou show de bola... Vendo as fotos até parece que é a mesma marca. huahuahuhau....

Valew

Markinho é sim, mesma marca, gostei funciona bem, tem uns outros bem legas tb, com tela maior, digitais, mas esse nosso é mais discreto. Tem um interruptor para ligar e desligar o beep que é alto e chatinho né seria bom tb um controle de volume, no meu colei um pedacinho de fita isolante preta na saída de som do sensor, aí ficou mais baixo e menos chato :legal: . Valeu, abç...

markinho

Membro
GustavoRibeiro disse:
Markinho é sim, mesma marca, gostei funciona bem, tem uns outros bem legas tb, com tela maior, digitais, mas esse nosso é mais discreto. Tem um interruptor para ligar e desligar o beep que é alto e chatinho né seria bom tb um controle de volume, no meu colei um pedacinho de fita isolante preta na saída de som do sensor, aí ficou mais baixo e menos chato :legal: . Valeu, abç...

huahauhahu,, Boa idéia essa da fita isolante. Fiz o mesmo no painel para tapar a luz indicadora de LUZ ALTA. uahuhauuhaha

Gustavo, foi fácil passar os cabos pelo teto, markinho onde passou os seus?
Estou pensando em colocar o sensor sem o display, ou esconder o mesmo dentro do painel, pelo que li o volume é bem alto, o som sai desse display?

AdrianoY

Membro
Plinio, pelo que sei o som do sensor sai pelo display, no caso dos modelos s/ display, tem um falante minusculo... A dica é colocar um pedaço de esponja pra reduzir o som, ou até mesmo um pedaço de isolante.
Eu já comprei o meu sensor (s/ display), pessoalmente eu não gosto desse display, acho feio demais (pelo menos o modelo que eu tenho no meu outro carro, e ainda por cima queimou um led e ficou zuado a indicação, aff).

To querendo instalar no spoiler traseiro preto, alguem já instalou lá? Será que compromete a sensibilidade ficando ali? (fica muito baixo?)

Plínio, se for fazer tire um dia só pra isso, é trabalhoso. Passei o cabo do sensor pelo piso do lado esquerdo, retirei as calhas (são de encaixe, é só puxar pra cima) e com um cabo guia fui passando o fio do sensor, retirei a carenagem que fica do lado esquerdo dos pedais (acelerador e freio) e subi até o painel, passando o fio pela calha esquerda, que desce acompanhando o parabrisa (tb é de encaixe é só puxar). Como deve ter visto botei o sensor em cima do espelho retrovisor foi o melhor lugar que encontrei. Acho interessante o display pq indica de qual lado está o objeto, ou seja: se tiver um obstáculo do lado direito do carro, acenderão os leds da direita e da mesma forma para o lado esquerdo. Os leds ficam na frente do sensor e o som sai por trás, tem uma saída, um furinho, e como o som é alto, colei nesse furo um pedacinho de fita isolante preta (mesma cor do sensor), nem aparece e diminui bem o som que incomoda um pouco. Qualquer dúvida poste aí... abç.

markinho

Membro
pliniodemarco disse:
Gustavo, foi fácil passar os cabos pelo teto, markinho onde passou os seus?
Estou pensando em colocar o sensor sem o display, ou esconder o mesmo dentro do painel, pelo que li o volume é bem alto, o som sai desse display?

Plinio, desculpe a demora, estou enrrolado com meu TCC..

entaum, o cabo do sensor passei da mesma forma, desencaixei as laterais passando o fio e encaixando novamente, a unica coisa xata foi desparafuzar os suportes do "escoro do pe esquerdo" e lateral esquerda (onde fican os fusiveis).

Como nosso amigo disse, compra uma coca ou cerveja se preferir, e tira uma tarde soh pra isso. Ai faz um serviço bem feito, pois eh tinhoso pra mexer.. hehehe.
Mas vai fundo pois eh super tranquilo de instalar..

Vlw pelas respostas, assim que der tempo compro um e instalo, agora to sem painel no Audi pq mandei trocar o painel do CB, pq to com o carro parado, mas não queria furar o A3.