Diferença de consumo gigante entre o ponteiro e o computador de bordo

Olá amigos! Sou novo no fórum e acabei de adquirir um 150cv 1997 2p vermelho manual.

Peguei o carro depenado (ia ser utilizado para arrancada, então tudo que dava pra ser retirado e vendido foi), mas como o projeto não andou, meu amigo me vendeu ele com motor todo novo, peças originais, e teoricamente tudo original (com exceção dos pistões que são do 180).

Na primeira volta que dei com o carro, fiquei bastante animado com o consumo (cerca de 9km/l ou mais) andando tranquilamente, mas logo notei que o ponteiro de combustível estava diminuindo BEM rápido (coloquei 60 reais na sexta feira, no domingo já estava no final da reserva).

Abasteci 170 reais para viajar (cerca de 100km) e no computador consegui uma média de 17km/l (!!!!!) andando entre 80 e 100km/h, mas a gasolina baixou bastante no ponteiro, praticamente 1/4 de tanque em 100km...

Teria como o computador estar marcando tão errado? (o consumo instantâneo aparentemente marca certo, quando é exigido em 1a e 2a marcha o consumo vai para uns 6km/l) e a velocidade média também está correta.

E existe algum problema que possa estar causando esse alto consumo e isso não estar passando pelo computador de bordo?

Desde já agradeço!!!
 

sosomrio

Membro
Boa noite, Pode acontecer que ao ser remapeado, O programador esqueceu de mudar a constante do consumo. E facil resolver, só pegar o mapa. e editar e colocar o percentual da diferença, e fazer o Remap corrigido, e coisa simples mesmo.
 
Boa noite, Pode acontecer que ao ser remapeado, O programador esqueceu de mudar a constante do consumo. E facil resolver, só pegar o mapa. e editar e colocar o percentual da diferença, e fazer o Remap corrigido, e coisa simples mesmo.
Obrigado pela resposta amigo, mas não foi feito remapeamento, o carro está com toda a parte de injeção original...
 

sosomrio

Membro
Obrigado pela resposta amigo, mas não foi feito remapeamento, o carro está com toda a parte de injeção original...
Se não foi feito remap. só poder ser 3 coisas. 1 - Bicos trocados por vazão diferente ao original. 2 - Mais comum ! Regulador de pressão trocado por pressão maior tipo 3.5 ou 4 Bar. 3 - Maf com leitura errada ou trocada por uma MAF com escala diferente da original do carro. Comece nessa sequencia.
 
Se não foi feito remap. só poder ser 3 coisas. 1 - Bicos trocados por vazão diferente ao original. 2 - Mais comum ! Regulador de pressão trocado por pressão maior tipo 3.5 ou 4 Bar. 3 - Maf com leitura errada ou trocada por uma MAF com escala diferente da original do carro. Comece nessa sequencia.
Os bicos acredito serem os originais, o regulador de pressão lembro de o mecânico falar ser 3.5 bar, está errado? A pressão de combustível influenciaria tanto assim no consumo a ponto de gastar quase meio tanque em 110km? (90 de estrada e 20 de cidade, nunca chegando a 3000rpm)

Vou testar o MAF também assim que possível.

A propósito, a partir de quais sensores é feita a medição de consumo no computador de bordo?
 

sosomrio

Membro
Os bicos acredito serem os originais, o regulador de pressão lembro de o mecânico falar ser 3.5 bar, está errado? A pressão de combustível influenciaria tanto assim no consumo a ponto de gastar quase meio tanque em 110km? (90 de estrada e 20 de cidade, nunca chegando a 3000rpm)

Vou testar o MAF também assim que possível.

A propósito, a partir de quais sensores é feita a medição de consumo no computador de bordo?
O principal sensor e a MAF. Através da razão de ar lido por ela que a injeção determina quantos milesegundos aplicar ao Bico. Outro responsavel pela economia e a sonda lambda que ajuda sem no processo de correção do alvo de lambda. Eu começaria trocando os sensores . do mais barato para os mais caros. Temperatura de agua. Depois sonda Lambda e depois MAF. Sem esquecer de trocar as velas. cuidado com as falsificações.
 
O principal sensor e a MAF. Através da razão de ar lido por ela que a injeção determina quantos milesegundos aplicar ao Bico. Outro responsavel pela economia e a sonda lambda que ajuda sem no processo de correção do alvo de lambda. Eu começaria trocando os sensores . do mais barato para os mais caros. Temperatura de agua. Depois sonda Lambda e depois MAF. Sem esquecer de trocar as velas. cuidado com as falsificações.
O estranho é que praticamente foi tudo colocado novo, ou usado e original, o sensor de temperatura de água está funcionando corretamente (deixamos o carro sem termostática durante os primeiros km para limpar radiador e etc, mas isso não influenciaria tanto no consumo na cidade, além de que o computador de bordo iria ler o consumo elevado corretamente), sonda lambda é nova original bosch (comprada em autopeças confiável). Foi tudo testado antes de ir pro carro, o mecânico (que é meu amigo, e montou o carro com todo carinho para me entregar, além de eu acompanhar todo o processo de montagem) testou tudo e aparentemente não há nenhuma anomalia além do alto consumo.

O estranho é que o computador parece marcar corretamente: em subidas de 2a marcha, o consumo instantâneo cai para entre 4 e 6km/h, o que acredito ser o normal para esse carro (meu antigo marea fazia menos kkkk) e na estrada o computador marcava em média 17km por litro, com o instantâneo caindo para 11 ou 12 em ultrapassagens leves...

A única alteração maior que o carro possui é uma bomba de 12bar (que ficou do antigo projeto), mas como o regulador é o original de 3 bar, isso não teria como influenciar, certo? Qualquer coisa tenho a bomba original para testar, mas não consigo ver problema com essa bomba de 12 bar se os bicos e regulador de pressão são originais.
 

sosomrio

Membro
O estranho é que praticamente foi tudo colocado novo, ou usado e original, o sensor de temperatura de água está funcionando corretamente (deixamos o carro sem termostática durante os primeiros km para limpar radiador e etc, mas isso não influenciaria tanto no consumo na cidade, além de que o computador de bordo iria ler o consumo elevado corretamente), sonda lambda é nova original bosch (comprada em autopeças confiável). Foi tudo testado antes de ir pro carro, o mecânico (que é meu amigo, e montou o carro com todo carinho para me entregar, além de eu acompanhar todo o processo de montagem) testou tudo e aparentemente não há nenhuma anomalia além do alto consumo.

O estranho é que o computador parece marcar corretamente: em subidas de 2a marcha, o consumo instantâneo cai para entre 4 e 6km/h, o que acredito ser o normal para esse carro (meu antigo marea fazia menos kkkk) e na estrada o computador marcava em média 17km por litro, com o instantâneo caindo para 11 ou 12 em ultrapassagens leves...

A única alteração maior que o carro possui é uma bomba de 12bar (que ficou do antigo projeto), mas como o regulador é o original de 3 bar, isso não teria como influenciar, certo? Qualquer coisa tenho a bomba original para testar, mas não consigo ver problema com essa bomba de 12 bar se os bicos e regulador de pressão são originais.
Na teoria o regular teria que aliviar o excedente , independente da bomba 12bar ou original. Sobre o consumo quais são as medias cidade e Estrada? ele e 150 ou 180?
 
Na teoria o regular teria que aliviar o excedente , independente da bomba 12bar ou original. Sobre o consumo quais são as medias cidade e Estrada? ele e 150 ou 180?
Bom dia, é um 150 manual, o consumo NO COMPUTADOR DE BORDO marca certa de 9~9.5km/l na cidade, e consegui fazer 17,5km/l na estrada (entre 80 e 100km/h), mas o estranho é que ando 10km na cidade e o PONTEIRO do combustível já baixa consideravelmente...

O tanque estava quase cheio no ponteiro quando abasteci, rodei 90km de estrada (nessa média ali de cima) e uns 28km na cidade (sempre com pé leve, média também igual a de cima), e já está praticamente na metade hoje.
 

derek

Membro
Vc chegou a conferir se só o indicador esta baixando ou o nível mesmo do combustível esta realmente baixando? Oque pode estar acontecendo é uma leitura incorreta do sensor de nível (normal nestes carros) o meu mesmo ao chegar no 1/4 baixa rapidamente e não corresponde ao real dentro do tanque.
Outra coisa que seu CB precisa de um ajuste pois esta média esta bem amigável, diria que até impossível chegar nestas médias que vc citou, mas isto corrige pelo vagcom.
 
Vc chegou a conferir se só o indicador esta baixando ou o nível mesmo do combustível esta realmente baixando? Oque pode estar acontecendo é uma leitura incorreta do sensor de nível (normal nestes carros) o meu mesmo ao chegar no 1/4 baixa rapidamente e não corresponde ao real dentro do tanque.
Outra coisa que seu CB precisa de um ajuste pois esta média esta bem amigável, diria que até impossível chegar nestas médias que vc citou, mas isto corrige pelo vagcom.
Ainda não verifiquei o real nível de combustível que tem no tanque, estudo numa cidade diferente da que resido, e aqui não tenho ferramenta para retirar a tampa de vedação do copo da bomba. Vou ver se consigo afrouxar com a mão e verificar o real nível.

Sobre o CB, eu também achei a média meio utópica, a da cidade nem tanto, mas a da estrada achei quase impossível (por mais que eu tenha vindo MUITO tranquilamente, bem devagar mesmo, pois acabei de pegar o carro com motor zero e não queria que ocorressem quaisquer problemas durante o trajeto), a questão é que quando o motor é exigido, numa subida por exemplo, o CB parece marcar corretamente, entre 4 e 5km/l de 1a ou 2a marcha, então teria como o CB estar desajustado mas marcar corretamente o consumo com o motor sendo exigido?

Quando estava na rodovia fiz o teste, no consumo instantâneo andando de boa marca 17km/l em média, mas se eu pisasse (simulando uma ultrapassagem) o consumo cai para 10~12km/l. Isso está errado ou correto?
 
Bem, retirei o copo da bomba para ver quanto de gasolina tem no tanque. O carro está praticamente no terreno plano, uma leve subida, e como não sei como se dá o tanque do a3 (profundidade e etc) fiz algumas fotos para vocês me ajudarem.

Obs: o ponteiro no painel está marcando praticamente meio tanque, pouquíssima coisa acima.

Realmente tem só meio tanque aí, ou tem mais?

IMG_20190606_162600.jpgIMG_20190606_162638.jpgIMG_20190606_162730.jpgIMG_20190606_162643.jpgIMG_20190606_162713.jpg
 

derek

Membro
Tire uma foto da cerâmica do sensor de combustível, não da para saber pela foto o nível mas parece que tem mais de meio tanque aí.
Outro teste seria medir a resistência do sensor de combustível montado no tanque, 58 ohms tanque vazio 280-290 tanque cheio.
 
Tire uma foto da cerâmica do sensor de combustível, não da para saber pela foto o nível mas parece que tem mais de meio tanque aí.
Outro teste seria medir a resistência do sensor de combustível montado no tanque, 58 ohms tanque vazio 280-290 tanque cheio.
Pois é, aparentemente tem mais de meio tanque mesmo, até porque gastar meio tanque em 120km, sendo 90 deles em estrada, é praticamente impossível...

Assim que for pra casa vou testar o sensor de nível, mas pelo " olhômetro" a trilha parece estar meio gasta, amanhã mando aqui uma foto da placa do sensor.

Mas o estranho é que quando abasteci o ponteiro subiu, quase encheu (170 reais), então não consigo entender...
 

sosomrio

Membro
Tire uma foto da cerâmica do sensor de combustível, não da para saber pela foto o nível mas parece que tem mais de meio tanque aí.
Outro teste seria medir a resistência do sensor de combustível montado no tanque, 58 ohms tanque vazio 280-290 tanque cheio.
Ta muito escuro o tanque dele. o certo e acender um fosforo ali para iluminar na hora da foto!
 

derek

Membro
Pois é, aparentemente tem mais de meio tanque mesmo, até porque gastar meio tanque em 120km, sendo 90 deles em estrada, é praticamente impossível...

Assim que for pra casa vou testar o sensor de nível, mas pelo " olhômetro" a trilha parece estar meio gasta, amanhã mando aqui uma foto da placa do sensor.

Mas o estranho é que quando abasteci o ponteiro subiu, quase encheu (170 reais), então não consigo entender...
É assim mesmo, o problema de nível é geral no A3, ele gasta tanto a placa de resistência quanto o mecanismo que faz o contato na placa e acaba gerando leitura incorreta, em certos pontos lê certo em outros não e acaba deixando o marcador louco.
 
É assim mesmo, o problema de nível é geral no A3, ele gasta tanto a placa de resistência quanto o mecanismo que faz o contato na placa e acaba gerando leitura incorreta, em certos pontos lê certo em outros não e acaba deixando o marcador louco.
Ta muito escuro o tanque dele. o certo e acender um fosforo ali para iluminar na hora da foto!
Poxa, só porque sou ex dono de marea, não precisa fazer piada com fogo :( kkkkkkkkkkkkk
 
É assim mesmo, o problema de nível é geral no A3, ele gasta tanto a placa de resistência quanto o mecanismo que faz o contato na placa e acaba gerando leitura incorreta, em certos pontos lê certo em outros não e acaba deixando o marcador louco.
Então teoricamente o problema está no sensor? Vou tentar pegar um emprestado ou comprar um paralelo pra testar
 
Topo