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Diferença Bobina Tiptronic vs Manual

Iniciador do tópico #1
Bom dia a todos, gostaria de saber se por ventura a bobina do A3/Golf GTI 180CV Tiptronic é diferente de uma bobina de manual, pois um vendedor contou que seria diferente, que no caso a minha por ser tiptronic seria estilo do R8 (?). Pois preciso comprar as bobinas e agora estou em dúvida, pois tem gente que fala que é igual, outros não.
 
#2
É diferente sim, mas hoje em dia os A3/Golf já estão tão mexidos, que tem que ter cuidado.
Hoje tem muito A3/Golf que era automático e foi feito swap para manual, que foi trocado cabeçote e colocado outro com código gravado diferente... isso gera muita confusão na hora de comprar algumas peças que diferem entre eles.

No caso dos 150cv é fácil, pois o sistema de ignição deles é mais antigo, a bobina é de 3 pinos, então é fácil identificar. E nos 150cv, a versão da ECU é a mesma no manual e no aut.

Nos golf/a3 180cv, todos* (com exceção do A3 180cv manual) que tem motor AUQ usam bobina de encaixe, estilo R8 mesmo.
No A3 180cv manual (cuidado para não ser um tiptronic com swap para manual), ele usa motor APP, que usa a mesma tampa de valvulas do 150cv, porém com bobinas iguais em funcionamento que as de encaixe. Por isso a bobina desse motor é um misto entre as 2, parafusada e de 4 pinos com módulo de ignição integrado.
 
Iniciador do tópico #4
Então, o meu é um Tiptronic original mesmo, motor AUQ, no caso você saberia me dizer qual a numeração correta para adquirir sem erro? não me recordo se tem a numeração em cima das minhas bobinas