Dicas para manutenção

Olá, pessoal;

Meu nome é Leonardo, sou de Santa Maria/RS e adquiri um Audi A3 Sportback 2007 ontem. Tinha um Hyundai Azera 2011 que achava incrível, mas recebi uma proposta em dinheiro muito boa por ele espontaneamente na rua e não pude recusar. O Audi é de um amigo de longa data, que resolveu vender para comprar um Jetta TSI.

Enfim, ele está com 102 mil kilômetros, mas está muito bem cuidado. O câmbio não dá trancos, a suspensão está nova, o arrefecimento está limpo e o óleo sempre foi trocado em conjunto com Militec, comprovado por diversos documentos que estavam junto ao carro. Vou fazer uma revisão pós-compra agora e vou trocar as correias e o tensor. No entanto, gostaria de saber o que mais deveria me atentar nesta revisão. É necessário a troca do óleo da transmissão automática, mesmo com funcionamento perfeito? Existe algum vício oculto, algum problema crônico que seria interessante checar?

Agradeço desde já o auxílio.


Atenciosamente;
Leonardo.
 

Almeida

Membro
A nao ser que o ex-proprietário te comprove, através de nota fiscal e carimbo no manual de concessionária ou oficina renomada, a troca do óleo e filtro do cambio a menos de uns 50.000km, troque de imediato, não pague pra ver, a mecatronica é a peça mais cara desse carro. O item a seguir a revisar é o cam follower (tucho da bomba de alta)

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Entendido. Tem uma oficina especializada em câmbio automático bem conceituada aqui perto da minha cidade, vou marcar a troca lá. Sabe me dizer qual é o óleo recomendado e quanto é a média de preço do serviço?

Agradeço as informações.


Atenciosamente;
Leonardo.
 

Almeida

Membro
O óleo recomendado é o pentosin ffl-2, o @[member="mfractal"] vende com um preco campeão, o valor da troca incluindo mão de obra fluido e filtro está por volta de 1000 (oficina multimarcas) a 1500 (concessionária), muita mais barato desconfie, muito mais caro não aceite.

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É, a cotação que fiz ficou em 750 reais com esse mesmo óleo e o filtro. Vamos revisar as velas e o 'cam follower' também.


Obrigado pelas informações, @[member="Almeida"]. Quando estiver tudo revisado, volto aqui para compartilhar minhas impressões.


Atenciosamente;
Leonardo.
 
Voltei da revisão, pessoal;

Ficou em 450 reais tudo (troca das correias, fluído de arrefecimento e mão de obra). As velas estavam boas, o cam follower tinha sido trocado com 60 mil km e estava em perfeito estado ainda. Agora só falta a troca do óleo do câmbio, que será feito semana que vem. Agradeço imensamente as dicas.



Atenciosamente;
Leonardo.
 
@[member="merotti"], vou tirar algumas fotos amanhã e já posto. Estou pensando em pintar as pinças de vermelho para destacar um pouco o carro, já que ele é preto.
 
Então, tenho algumas novidades;

Hoje fui realizar a troca do óleo do câmbio. Me custou 850 reais com a mão de obra (6 litros de Pentosin ffl-2 + o filtro). O óleo ainda estava bom, mas agora as trocas de marcha ficaram perfeitas, nenhum tranco sequer.
No entanto, no caminho para o mecânico, uma bobina resolveu queimar! Tive que trocar também (Bosch, me custou 300 reais). Devo me preocupar com alguma outra bobina queimar em breve ou foi uma eventualidade?

Bom, amanhã vou ver se tiro umas fotos do carro (estou pensando em pintar as rodas de preto/grafite em breve).
 
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