invista num bom escape, uma borboleta nova sem o chip correto vai levar o carro pra tras pq os dezenas de testes que a motronic faz vao acabar dizendo que seu corpo de borboleta com problemas e vai limitar a pressao do turbo....tiro no pé total...
de toda forma... borboleta eletrônica é impossivel mandar abrir o corpo ... só comprando pronto mesmo, tipo da S.E.M que chega a ter corpos com 80mm de diâmetro...
Se realmente dá ganho... num sei dizer... acho que só qdo for um fluxo muito grande, tipo um carro com muita modificação como comandos, cilindrada, etc... pra um carro com poucas modificações é totalmente dispensável...
Não disse que não funciona...disse que EU considero dispensável exceto qdo o motor tem alterações significativas... de toda forma num 180 não é possivel, só substituindo...
Não tem muito a ver com o tópico, mas eu coloquei por uns dias uma TBI de golf (nao sei qual) que tem uma mangueira emcima pra esquentar com a agua do radiador, acredito que seja do 2.0...
O carro perdeu mto torque em baixa, tinha que abrir mais o acelerador, e ela era levemente menor, coisa de 1mm...
Isso pode ter sido devido à calibragem da central, colocando uma borboleta diferente, e com um mecanismo de acionamento diferente altera totalmente o acerto do motor...