Defletor de calor no coletor de escape, existe?

André Brugnerotto

Hellspeed69
Estou com uma duvida, acho intrigante não haver nenhum defletor de calor entre coletor de escape / tubo de pressurização da admissão pois noto que este tubo inox fica muito quente com uso normal, vou medir a temperatura dele assim que der e posto o valor, e como em carro turbo temperatura de ar é um fator muito relevante resolvi buscar no ETKA se existe algum defletor e encontrei o seguinte:




Meu carro não tem esse defletor e eu gostaria de colocar algo para segurar o calor ali do coletor, sabem me dizer se eu sou premiado em não ter ou se realmente os A3 não usam?

Sds


Código da peça: 06A 129 597H
 

Furia

Membro
Ola Andre, snme o a3 nao vem com esse defletor nao, e tbm nao sei se seria de grande ajuda,
geralmente carro que precisa de defletor no coletor de escape e aquele que tem cabeçote com fluxo unilateral que
é admissao e escape do mesmo lado do cabeçote. Como os cabeçotes de audi 20v tem fluxo cruzado,
admissao de um lado e escape do outro, um defletor ia ser de pouca funcionalidade!
Se que melhorar o fluxo dos gases do escape, coloca uma termotape axo que seria melhor que comprar um defletor!
 

André Brugnerotto

Hellspeed69
Furia disse:
Ola Andre, snme o a3 nao vem com esse defletor nao, e tbm nao sei se seria de grande ajuda,
geralmente carro que precisa de defletor no coletor de escape e aquele que tem cabeçote com fluxo unilateral que
é admissao e escape do mesmo lado do cabeçote. Como os cabeçotes de audi 20v tem fluxo cruzado,
admissao de um lado e escape do outro, um defletor ia ser de pouca funcionalidade!
Se que melhorar o fluxo dos gases do escape, coloca uma termotape axo que seria melhor que comprar um defletor!
Apesar de ser fluxo cruzado nao da pra esquecer que tem a turbina ali, e a saida dela passa logo por cima do coletor de escape e isso que eu gostaria de ver se melhoraria com um defletor, da pra notar após o uso que o tubo fica muito quente mesmo sem ter pisado fundo

chuto que por ter o intercooler a fabrica dispensou o defletor
 

Furia

Membro
Independente de onde a turbina esteja ela sempre vai esquentar, pois a carcaça quente trabalha com os gases
do escape que acabarao de sair da combustao e a temperatura e muito alta.
Se vc colocar um defletor no escape nao vai parar de vir alta temperarura para turbina.
Quer melhorar o fluxo e baixar a temperatura do compressor?
Coloca a termotape no coletor de escape, e coloque tbm um protetor termico na turbina(carcaça quente) tipo esse
da foto, mais acho que vai ter q mandar confeccionar um pois nao sei existe pro fomato das carcaças quentes dos A3.

oya5.png
 

André Brugnerotto

Hellspeed69
Na verdade assim, até onde eu sei essas termotapes ou capas SEGURAM mais o calor no componente, seja escape ou tubina e serve para diminuir a irradiação que é o que busco, mas nao vou por nenhuma termotape pois ao contrário, a temperatura tende a aumentar onde a fita esta enrolada e não diminuir, quanto a fluxo desconheço qualquer melhoria, posso estar enganado mas é o que eu tenho em mente.

a minha ideia com o defletor é refletir parte do calor gerado pelo escape para baixo e livrar um pouco o tubo de inox do aquecimento da irradiação do escape, mas também nao sei se vai ajudar muito, eu vou medir a temperatura do tubo de admissão após o uso normal pra saber se vale a pena ou nao por um defletor pra TENTAR ver se ameniza
 

Furia

Membro
Amigo pelo o que parece seu carro é turbo correto?
Essa imagem que vc posto com esse defletor é pro aspirado, so dar uma olhada no coletor que se percebe.
Provavelmente esse defletor nao ira servir no seu carro!
A termotape é exatamente para melhorar o fluxo dos gases
Segue utilizaçao da termotape segundo a fabricante Dei:

Melhor performance

- Suporta até 2.500°F / 1.970°C de radiação, criando uma barreira térmica inigualável (O QUE VC ESTA PROCURANDO)
- Altamente maleável, proporciona melhor aproveitamento em relação aos similares do mercado
- Acelera o fluxo do gás de escape, melhorando a performance (IMPORTANTE)
- Reduz a temperatura interna do cofre do motor, permitindo ganho de potência e aumentado a vida útil de
outros componentes
- Maior durabilidade
- Alta resistência ao contato com óleo lubrificante / produtos químicos
- Possui reforço interno de componentes metálicos que evitam o rompimento das fibras sob vibração


Andre so estou tentando te ajudar, por isso estou dizendo que compensa mais comprar a termotape,
ou pelo menos axar uma peça que seja realmente para seu carro!

[SIZE=11.818181991577148px]Espero ter ajudado em algo[/SIZE]
 

André Brugnerotto

Hellspeed69
Esta ajudando sim

então, isso que o fabricante diz de melhorar o fluxo eu acredito ser marketing pois o apelo de performance é o melhor que se tem no ramo automotivo. Falam que diminui a densidade dos gases e ganha performance com isso, deve ser um ganho bem pequeno. Vou ver se acho algum teste, se alguem tiver informação pratica do uso da fita posta ai..

Meu A3 é turbo, as outras imagens de coletor que vi no ETKA tinham defletor também, vou procurar outra imagem pra ver e coloco aqui

Colocar o defletor é bem mais pratico nao precisa tirar o coletor, sei que o desempenho também nao é mesmo. Minha duvida era mesmo se vinha algum defletor no nossos A3 aqui do Brasil, pelo visto não vem :/

agradeço a ajuda!
 

André Brugnerotto

Hellspeed69
seguem fotos medidas do tubo de admissão logo após parar o carro, uso normal em transito, 27ºC ambiente

A medição ocorre um pouco abaixo do ponto onde o laser esta apontando, abaixo no eixo do equipamento


Aqui medi cerca de 2cm mais abaixo da medição acima (mais proximo do coletor/motor)


Temperatura da admissão (superfície)



Lembrando que a medição com o termometro infravermelho pega a temperatura da superfície externa

em alguns pontos cheguei a medir 150ºC, e no tubo que sai da turbina que é de borracha, medi cerca de 80ºC
 
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