Dúvidas - Sistema de Escape

Scatman

Membro
Senhores,

Está quase na hora de fazer o escape do meu A3, pois começou a dar ressonância dentro do carro.
Acredito que o catalisador já esteja no fim de sua vida útil (107.000 KM, ainda original).

Pois bem, o tamanho do sistema de escape original do 180 2005 é de 2,25", correto?
Quero dizer, contando desde o downpipe até o abafador final.

Pesquisei bastante aqui no fórum, porém continuo na dúvida se:

- Troco apenas o catalisador por um de alto fluxo, tipo este (http://www.ebay.com/itm/Magnaflow-99205HM-Universal-High-Flow-Catalytic-Converter-Round-2-25-In-Out-/261238135917?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item3cd3019c6d&vxp=mtr), mantendo o restante
original?

- Retiro o miolo do catalisador e deixo a passagem "livre"?

- Parto pra ignorância e compro logo um escape completo de inox 2,5" no EBay?

- Ou faço completo em uma oficina sob medida de 2,5" ou 3"?

Se trocar tudo, desde o downpipe, por 2,5" sem o catalisador (Cat delete) e sem reprogramação, o carro perderá um pouco de torque em baixa?
Não tenho a intenção de trocar a turbina e nem fazer upgrades do mal, apenas TALVEZ remapear com o Over futuramente.

Só tenho K&N inbox e velas de irídio.
Não quero muito barulho pois uso o carro diariamente.
A idéia é que, já que vou mexer, fazer algo bom e que dure o resto da vida.
Se alguém tiver uma solução plug and play, melhor ainda.

Pelo que pesquisei em sites gringos, o pessoal reclama que as sondas passam a ler de forma errônea depois que é removido o catalisador. É necessário reprogramar a ECU para "ignorar" a informação da sonda?

Se não fui claro em algo, favor avisar.

Agradeço as sugestões.


Abraço!
 

gabrielm

Novato
cara, só pra dizer. ...
meu fechou 130kkm. eu tava achando que tinha problema no cat tambem. mandei olhar e tava tudo 0km;

só pra constar.

tambem ia fazer umas mudanças, mas no fim nao fiz nada.
 

Júnior

Antoniooo Nunessssssss!!!!!!!
catalisador so estraga se usar combustivel de pessima qualidade.
O meu com 157 mil kms ta funcionando perfeitamente ainda, mas desde o primeiro dono (eu sou o segundo) ele so roda com pódium, entao....

Mas vamos a sua duvida:
pode tirar o catalisador e botar um cano direto que o carro nao vai perder nada em torque, e vc ainda vai ganhar uns hp´s..é uma diferença BEM perceptivel!
Quanto a sonda ficar dando zica, tbm tem jeito de consertar...pergunte pra quem tem 180 mexido q eles sabem (o meu é 150).
Se eu fosse vc e nao quisesse gastar dinheiro so botava um cano reto no lugar do cat.
Se quiser gastar dinheiro, ai eu faria o escape todo em 2,5 (estou vendendo o meu antigo)...se for fazer em 3 polegadas ai sim talvez vc perca um pouco de torque pois ja é uma alteraçao pra quem tem carro chipado e etc. (por isso fiz em 3)
NAO gastaria comprando cat de alto fluxo.
 

Scatman

Membro
Obrigado a todos pela ajuda.

cara, só pra dizer. ...
meu fechou 130kkm. eu tava achando que tinha problema no cat tambem. mandei olhar e tava tudo 0km;...
Opa.
Pois é, Gabriel.
O meu está dando uma tremedeira quando liga. O mecânico falou que pode ser o catalisador, porém também está com o coxim do câmbio (redutor de torque) estourado. Talvez seja um pouco disto também. Já comprei para substituir.

...
pode tirar o catalisador e botar um cano direto que o carro nao vai perder nada em torque, e vc ainda vai ganhar uns hp´s..é uma diferença BEM perceptivel!...
Blz, acho que vou fazer isto mesmo, pra não dar estresse.
Vou apenas remover o miolo ou colocar um cano direto.
Não vai ficar barulhento?

...
Quanto a sonda ficar dando zica, tbm tem jeito de consertar...pergunte pra quem tem 180 mexido q eles sabem (o meu é 150).
Se eu fosse vc e nao quisesse gastar dinheiro so botava um cano reto no lugar do cat.
Se quiser gastar dinheiro, ai eu faria o escape todo em 2,5 (estou vendendo o meu antigo)...se for fazer em 3 polegadas ai sim talvez vc perca um pouco de torque pois ja é uma alteraçao pra quem tem carro chipado e etc. (por isso fiz em 3)
NAO gastaria comprando cat de alto fluxo.
Vou trocar uma idéia com o mecânico, mas acho que vou apenas remover o catalisador.

Valeu!
 

Cfacioli

Membros VIP
Eu no seu caso e pelo q vc disse colocaria o oem.

Sem barulho, durável e prático. Ainda mais pra carro sem up e sem previsão de ter.

Catalisador eh mto difícil dar problema, só revisa o seu.


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freple

Membro
como ai no RJ tem inspeção veicular, tira o seu, manda soldarem flanges nas extremidades e daí vc deixa ele guardado em casa....pra usá-lo só na inspeção...depois disso, vc o substitui por um tubo flangeado...pra rodar no dia-a-dia
 

Scatman

Membro
como ai no RJ tem inspeção veicular, tira o seu, manda soldarem flanges nas extremidades e daí vc deixa ele guardado em casa....pra usá-lo só na inspeção...depois disso, vc o substitui por um tubo flangeado...pra rodar no dia-a-dia
RS, no caso, hehehe.

Acho que vou fazer isso mesmo.
Se algum dia resolverem colocar esta inspeção aqui no sul, aí coloco o catalisador.
Me diz uma coisa: não tem problema de perder torque, ou dar falhas na leitura da sonda?
 

Scatman

Membro
@Scatman

Eu só não entendi pq vc quer tirar o catalisador.
É como um ciso mal formado: Um dia ele poderá incomodar. E sem ele, a única inconveniência é a poluição, pelo que os amigos falam.
Ah, e já ganho uns cv a mais...

O único carro aqui da família que rodou mais de 100.000 KM foi o antigo Astra do meu pai, que foi comprado zero e o catalisador foi pro espaço perto dos 105.000KM.
Já é um indício de que a gasosa daqui não é das melhores. Cidade pequena é $#%&!

Não quer dizer que eu vá ter o mesmo problema, por isso, quero saber se não dá nenhuma zica com as sondas quando tirar o cat.
 

thomas1186

Membro
Gente, pra tirar o catalisador tem que cortar o cano? quero tirar e poder colocar de volta caso tenho necessidade.

Não é plug and play?
 
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