Dúvidas (Luz de freio / Embreagem / Temperatura)

Bom dia amigos.
Preciso de uma ajudinha em relação a algumas dúvidas que me surgiram por esses dias com meu carro.
Meu carro é uma A3 1.6 2004, totalmente original com exatos 80.000 rodados.
Pois bem, no começo de uma rodovia e quando acelerei o carro em terceira a embreagem deu uma boa patinada.
Pensei logo que teria que trocar, porém o carro não apresentou mais esse defeito e mesmo após fazer um teste saindo de 1º, 2º e 3º a embreagem não patinou?
Gostaria de saber se alguém já passou por isso? Pode ter sido algo relacionado ao acionamento hidraulico?

Ref. a luz de freio, como disse meu carro está original. Gostaria de saber como é feita a ligação para acender aquela segunda lampada de lanterna e freio. A minha a lampada já está no lugar, assim como a ligação do soquete, só não entendo o porquê que não funciona. O certo é jumpear da original pra ela, ou tem outra forma de fazer a ligação?

Por último, percebi que de uns dias pra cá meu carro não está esquentando muito.
Está certo que o tempo está um pouco mais gelado, mas antes ele atingia 90º em média 4 mins e agora está demorando bem mais.
Seria valvula termostática?

Galera, fico no aguardo de opiniões e sugestões.

Um abraço a todos!
Fernando Farias
 

RafaPR

Consultor Técnico
Sobre a embreagem ter patinado, meio estranho ter acontecido isso, mas pode ser que tenha a ver com o sistema hidráulico sim. Numa dessa seria bom você fazer uma sangria de todo sistema, tanto da embreagem, quanto do freio (eles compartilham o mesmo fluído).

Mas se não aconteceu denovo, eu não me preocuparia mais com isso.

Referente a luz de freio, ela não é uma luz de freio. Essa é a luz de neblina traseira, pra ligá-la você deve puxar duas vezes a chave de farol para trás. Tu vai ver se que os dois símbolos que tem abaixo à esquerda da chave de farol vão acender verde e amarelo.

Quanto à temperatura, é normal demorar um pouco mais sim em função do frio. Se depois de esquentar a temperatura não varia mais, provavelmente tá tudo certo. Pegando estrada no frio a temperatura baixa? Se não baixa, tá tudo certo!
 
Obrigado por sua explicações Rafa.

Também achei bem estranho esse lance da embreagem, pois isso aconteceu em uma reta.
Após isso peguei subida e não aconteceu, daí ontem fui dar uma olhada por desencargo e aí que reparei que o acionamento é hidráulico e imaginei que pudesse ter tido alguma pressão fazendo com que a embregem fosse acionada.

Sobre o lance da luz de neblina da traseira estou a 6 meses com o carro e não sabia... rs...
A chave do farol do meu carro está sem esses indicadores, provavelmente o antigo dono pintou ela de preto e por isso não vi a sinalização. A propósito, alguém já usou esses kits de adesivos para reparação dos botões do ar condicionado e da chave do farol? Se sim o resultado foi satisfatório?

Quanto a temperatura, hoje farei uma viagem de 50km e vou ficar de olho, amanhã eu posto aqui como o carro se comportou.

Outra coisa, queria saber se tem como programar a troca de óleo no painel, se eu não me engano o Golf da minha chefe faz essa função.


Obrigado,
Fernando Farias
Vivendo e aprendendo


rafapr disse:
Sobre a embreagem ter patinado, meio estranho ter acontecido isso, mas pode ser que tenha a ver com o sistema hidráulico sim. Numa dessa seria bom você fazer uma sangria de todo sistema, tanto da embreagem, quanto do freio (eles compartilham o mesmo fluído).

Mas se não aconteceu denovo, eu não me preocuparia mais com isso.

Referente a luz de freio, ela não é uma luz de freio. Essa é a luz de neblina traseira, pra ligá-la você deve puxar duas vezes a chave de farol para trás. Tu vai ver se que os dois símbolos que tem abaixo à esquerda da chave de farol vão acender verde e amarelo.

Quanto à temperatura, é normal demorar um pouco mais sim em função do frio. Se depois de esquentar a temperatura não varia mais, provavelmente tá tudo certo. Pegando estrada no frio a temperatura baixa? Se não baixa, tá tudo certo!
 

RafaPR

Consultor Técnico
Não sei se tem o furo do lado direito beirão.

E sobre a luz de ré, de fábrica só branca. Essas fumês são lanternas aftermarket ou feitas pelo dono...

Marcão, tem sim. Acho que todo A3 usa acionamento hidráulico na embreagem!

Fernando, vc pode programar as revisões no painel, mas se bem me lembro intervalo é bem maior que a troca de óleo (15 ou 20 mil km). O manual explica como fazer isso...aí ele mostra o aviso "Service!" no PC de bordo!
 
Sobre a luz de neblina consegui ligar, porém a do lado direito não está funcionando.
Verifiquei que na pinagem do lado esquerto tem 6 fios e 6 pinos, já na direita tem 6 fios para 5 pinos, ou seja, tem 2 fios ligado em um pino só.
Exatamente o pino da lanterna que é refertente a ligação da luz da neblina está desligado, isso é orinal assim? Ou foiu mexido?

Vou dar uma olhada no manual pra ver sobre esse lance de serviço.

Sobre a temperatura, como havia dito ontem, fiz uma viagem de uns 50 km. A temperatura era de 13 a 15º. A temperatura de meu carro ficou na média de 70º. Está normal?

Obrigado pela ajuda..


Um abraço a todos.

Fernando Farias

rafapr disse:
Não sei se tem o furo do lado direito beirão.

E sobre a luz de ré, de fábrica só branca. Essas fumês são lanternas aftermarket ou feitas pelo dono...

Marcão, tem sim. Acho que todo A3 usa acionamento hidráulico na embreagem!

Fernando, vc pode programar as revisões no painel, mas se bem me lembro intervalo é bem maior que a troca de óleo (15 ou 20 mil km). O manual explica como fazer isso...aí ele mostra o aviso "Service!" no PC de bordo!
 

Northon

Membro
E, por favor, utilize somente a luz de neblina traseira quando estiver sob neblina! :rolleyes:
Pois a luz é forte e atrapalhará quem vem atrás de você, podendo causar acidentes.

Dá raiva quando o "esperto" vem com seu possante, normalmente 0km, e liga aquele facho de luz traseiro! Eu meto luz alta até o "cidadão" se ligar...
 

RafaPR

Consultor Técnico
Fernando, como já falaram, a luz de neblina é só do lado esquerdo. Tá certo nesse caso.

A temperatura de 70º durante a viagem não tá certa não, acho que é melhor você trocar a termostática mesmo.

O meu carro na estrada, pode tar a temperatura que for que sempre fica cravado nos 90º!
 
Pois é, estava pensando em ligar as duas, acho que fica bacana e acho que não incomoda tanto quem vem atrás. Hoje o problema maior são os faróis de xenon de "365.000k" que usam por aí.
Lanterna traseira é para ser vista mesmo.

Vou fazer os testes.

Sobre a temperatura eu bem que tô achando estranho mesmo, antes ele ficava sempre pelos 90º, mas o tempo estava mesmo mais quente.

Tô pensando em comprar um cabo do VAG COM pra scanear esses tipos de defeitos.
É viável? Fácil de usar?

Acredito que seja algum sensor ou até mesmo a valvula termostática que foi pro aço...




rafapr disse:
Fernando, como já falaram, a luz de neblina é só do lado esquerdo. Tá certo nesse caso.

A temperatura de 70º durante a viagem não tá certa não, acho que é melhor você trocar a termostática mesmo.

O meu carro na estrada, pode tar a temperatura que for que sempre fica cravado nos 90º!
 
Beirão, tanto na lanterna esquerda, quanto na direita em o furo e os soquetes para colocar a luz de neblina, só é necessário fazer a ligação da lanterna direita para a esquerda.
A lampada de ré é fácil de trocar sim, dá pra fazer tudo isso de uma vez...



beirao disse:
alguem ja abriu a lanterna traira direita e sabe si tem furo la aonde seria luz de neblina? Minha luz de ré da esquerda esta queimada é facil arrumar?
 
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