Dúvida: Ter ou não ter um Audi A3 Sportback?

Olá, pessoal do Fórum. Me chamo Leonardo e sou novato aqui. Acredito que não há melhor lugar para tirar algumas das dúvidas que tenho, então sem mais delongas, vou logo encomodá-los com elas;


Então, moro em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Sou Desenvolvedor de Software e Analista de Sistemas em uma cidade aqui perto chamada "São João do Polêsine", que fica por volta de 35km da minha casa. Vou e volto todos os dias de carro. O carro em questão é um incrível Citroën C4 VTR 2007 Rouge. O veículo está impecável, mesmo com 90 mil kilômetros. Tenho todas as notas das revisões feitas pelo dono anterior (que comprou zero kilômetro), este que cuidava muito bem do mesmo, algo que continuei fazendo rigorosamente. Suspensão, motor, câmbio, estética, freios...etc; Deixo tudo em dia.

Pois bem. Pego trânsito relativamente pesado (algo em torno de 10km) de manhã quando vou e de tardezinha quando volto com alguns paras-e-arrancas, mas logo após pego uma bela rodovia por 25km até meu destino.
O câmbio manual não ajuda nessa hora. Em alguns dias minha perna/joelho doem de tanto acionar o pedal da embreagem. Além disso, o carro é arisco. O motor tem um torque muito grande em baixa rotação, dificultando mais as arrancadas em pouco espaço, assim forçando o conjunto da transmissão. Outro problema é a estabilidade. O projeto do carro não ficou bom nesse quesito. A distribuição de peso é ruim e o carro perde tração muito facilmente. Na estrada, especialmente em dias chuvosos, fica realmente perigoso.


Agora que vem a pergunta;
Surgiu a oportunidade de vender o VTR e comprar um Audi A3 Sportback 2.0T DSG, ano 2007 com 55 mil kilômetros de um amigo por um preço bem atraente. O indivíduo é confiável e tem todas as notas das revisões também.

Para vocês que tem esse modelo de Audi, ele é mecânicamente confiável? Ele é do tipo de carro que resiste ser usado para trabalho e passeio? O câmbio de dupla-embreagem reage bem as condições relativamente adversas de trânsito que vou pegar 5 dias por semana? Tenho que me preocupar com alguma coisa além do óleo do motor, óleo do câmbio, líquido de arrefecimento e peças de desgaste natural ou ele tem algum problema crônico?

Andei com ele algumas vezes e gostei bastante, mas gosto muito do VTR também. O Audi ganha muitos pontos pelo conforto, algo que preciso para as manhãs sonolentas e tardezinhas cansativas.

Bom, desculpem o monôlogo.
Qualquer ajuda será bem vinda.


Atenciosamente;
Leonardo.
 

Reinaldo.a3

Membro
Caro,

Nao quero ser rude, mas leia MAIS antes de postar tais tipos de duvida.
Esse forum é recheado de informações bacanas, basta procurar e ler. É isso que realmente vai te ajudar a tomar uma decisão de compra ou nao.


Seja bem vindo e boa leitura!
Reinaldo
 
Eu já procurei e li alguns relatos sobre o carro em questão, mas achei insuficiente. Então criei o tópico justamente para poder elucidar algumas questões mais particulares referentes ao meu caso.
O que vai me ajudar a tomar uma decisão de compra ou não é justamente as experiências que os donos do carro vão relatar através do que ilustrei no tópico.


Atenciosamente;
Leonardo.
 

merotti

Membro
É assim mesmo @[member="Leonard Wilhelm"], é com o tempo que você vai vendo as informações e amadurecendo a ideia de comprar. O problema é que todo dia existem usuários novos e estes criam tópicos repetidos, do tipo: Qual comprar ? Qual a diferença entre modelo x e y? A manutenção é cara ? e o seguro ? e etc...

Por isso existe a ferramenta de busca, e ela funciona bem se você colocar palavras chave. Joga Sportback na busca que você vai ter leitura tranquilamente para mais de uma semana. Olhe os tópicos nas sessões manutenção, estética, vídeos, garagem, lá tem fotos dos carros, desabafos dos donos, reclamações, elogios e etc.

Mesmo assim se ainda tiver dúvidas, eu me disponho a te ajudar, claro que dentro do meu limitado conhecimento, é só me enviar uma mensagem. Eu não tenho um SPB nem sou mecânico mas entro nesse fórum faz bastante tempo diariamente. Creio que alguma forma posso contribuir em algo.

Att, Merotti
 
Excelente @[member="merotti"]

Como antes mencionado, já dei uma boa lida nesses tópicos através da ferramenta de busca. Me deu uma boa base, mas eu realmente gostaria de informações mais detalhadas de alguêm que use o modelo que citei no dia-a-dia. Entendo como deve ser chato tópicos com essa temática, mas não tive outra escolha.
Agradeço imensamente a atenção e ajuda.


Atenciosamente;
Leonardo.
 

DrekTo

Novato
O carro de forma resumida é uma nave...
Tenho a minha a pouco mais de 2 anos e nao penso em troca-lo tao cedo, e na hora da troca sera outra sportback ou uma s3 sportback... é coisa de outro mundo.
É um carro robusto, te garante segurança, nao tem um seguro alto e é um carro que com baixo investimento ja se consegue muita potencia em comparacao a outros modelos...

Os cuidados basicos sendo tomados e estar sempre atento, nao tera novidades, geralmente o carro avisa antes de dar qualquer problema, basta estar atento.

Suas peças estao dentro do valor medio de mercado e as mais caras hoje tem como importar facilmente...

Pode ir sem medo...
 

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
pontos fracos para verificar / cuidar são tucho do comando, bomba de combustível de alta pressão que muitas vezes da problemas, sensor de baixa pressão de combustível e a válvula pcv (recirculacao de gases). fora disso o carro e bem robusto e essas peças mencionadas são relativamente baratas de trocar no caso de problema. passa um scanner no carro para ver se tem alguns erros.. Só isso..
 
Excelente, pessoal. Muito obrigado pelo feedback.

Vou ficar um dia inteiro com o carro essa semana e, se gostar, já vou ficar com ele!
Qualquer coisa posto umas fotos para vocês verem ele.


Atenciosamente;
Leonardo.
 
@[member="Leonard Wilhelm"] , minha opinião quase não vale nada mais vo deixar meu relato aqui, tive experiencia com um manual ainda. Putz achei um tesão de carro, estabilidade, segurança, conforto do carro. Acho que o mais basico é passar o scanner e ver oque acusa na hora da compra.
 

Felipe-bsb

Membro
Galera, to no mesmo barco que o nosso amigo...
Agora não ví ninguém relatando sobre o cambio.
Como é feita essa manuteção?? Com qual km deve trocar as embreagens e o oleo??
Referente a correia dentada e tensor, qual a km correta para a troca?

Leonard, por curiosidade essa Sportback do seu amigo tem teto solar, Dvd de fábrica, xenon e etc..?
Qual seria o valor que ele está fazendo? Queria ter uma ideia de valores, pois inicio do ano que vem devo começar a busca.
 

della

Membro
Bom, já fizeram um breve resumo, mas segue meu relato:
O mais importante em comprar um carro desses usado é a procedência, pois apesar da robustez que muitos citaram, se o carro não foi bem tratado desde o início pode te dar problemas...
Os mais comuns neste ano que você está buscando estão relacionados a uso de gasolina comum e intervalos elevados nas trocas de óleo, isso causa carbonização das válvulas de admissão e o carro fica ruim, beberrão e com desempenho fraco (passei por isto, a solução é simples, porém trabalhosa), outro ponto são a Diverter de membrana e a válvula PCV que costuma vazar, mas tudo isso se resolve com custo relativamente baixo.
Troca de velas e filtro de combustível a audi recomenda aos 90.000Km, absurdo, faça antes.
Troca de óleo e filtro do cambio devem ser feitas aos 60.000 ou 5 anos, o que vencer primeiro, este serviço custa entre 1.000 e 1.500.
Troca de correia dentada, outro absurdo, recomenda-se 180.000Km no manual, pense em fazer com 90.000 ou 5 anos (prazo médio de vida útil da correia).
Troque imediatamente o camfollower (tucho que aciona a bomba de alta) sobre isto tem bastante informação no forum.
S-tronic, faça o seguintes testes:
  • Num piso bem liso e com espaço para o carro desenvolver velocidade, deixe a alavanca em D e tire o pé do freio, sem acelerar. O carro deve arrancar suavemente sem vibrar ou patinar a embreagem, vibrações nesta situação indicam desgaste da embreagem.
  • Em uma rampa de subida ou parada em semaforos fique atento aos ruídos do cambio, um "clanc" nestes casos também indicam folga das embreagens (faça estes testes com a janela aberta)
Em resumo é isto, o carro é excelente para uso diário e permite fazer uns upgrades de potência espetaculares com investimento relativamente baixo.
 
Excelentes informações @[member="della"]. Muito obrigado.

Ocorreram novidades hoje em relação a quest de compra do carro. Andei a manhã inteira com o Sportback do meu amigo. Adorei o carro.
De tarde, no entanto, meu pai me ligou falando que um amigo dele está vendendo um A3 Sport 2011 com teto-solar. O valor está 8 mil reais @mais do que o Sportback.
Ou seja, 8 mil reais por um carro 4 anos mais novo, com teto e, nossa, incrívelmente novo. 26 mil kilômetros. Está novo mesmo, parece que saiu ontem da fábrica.

É muito provável que eu fique com o Sport. Vou andar nele amanhã, fazer esses testes e levar no meu mecânico de confiança. Acho que agora vai, galera.

@[member="Felipe-bsb"], O valor do Sportback é 58 mil. Não tem teto-solar, mas tem central multimídia, câmera de ré, freios maiores/melhores e rodas aro 18. O Sport é 66 mil.
Baita custo-benefício!



Qualquer coisa, estou à disposição.

Atenciosamente;
Leonardo.
 

Felipe-bsb

Membro
della disse:
Bom, já fizeram um breve resumo, mas segue meu relato:
O mais importante em comprar um carro desses usado é a procedência, pois apesar da robustez que muitos citaram, se o carro não foi bem tratado desde o início pode te dar problemas...
Os mais comuns neste ano que você está buscando estão relacionados a uso de gasolina comum e intervalos elevados nas trocas de óleo, isso causa carbonização das válvulas de admissão e o carro fica ruim, beberrão e com desempenho fraco (passei por isto, a solução é simples, porém trabalhosa), outro ponto são a Diverter de membrana e a válvula PCV que costuma vazar, mas tudo isso se resolve com custo relativamente baixo.
Troca de velas e filtro de combustível a audi recomenda aos 90.000Km, absurdo, faça antes.
Troca de óleo e filtro do cambio devem ser feitas aos 60.000 ou 5 anos, o que vencer primeiro, este serviço custa entre 1.000 e 1.500.
Troca de correia dentada, outro absurdo, recomenda-se 180.000Km no manual, pense em fazer com 90.000 ou 5 anos (prazo médio de vida útil da correia).
Troque imediatamente o camfollower (tucho que aciona a bomba de alta) sobre isto tem bastante informação no forum.
S-tronic, faça o seguintes testes:
  • Num piso bem liso e com espaço para o carro desenvolver velocidade, deixe a alavanca em D e tire o pé do freio, sem acelerar. O carro deve arrancar suavemente sem vibrar ou patinar a embreagem, vibrações nesta situação indicam desgaste da embreagem.
  • Em uma rampa de subida ou parada em semaforos fique atento aos ruídos do cambio, um "clanc" nestes casos também indicam folga das embreagens (faça estes testes com a janela aberta)
Em resumo é isto, o carro é excelente para uso diário e permite fazer uns upgrades de potência espetaculares com investimento relativamente baixo.
De todos os tópicos que lí, este foi o melhor resumo falando sobre pontos "críticos" do carro, prazo das manutenções e como verificar alguns componentes!!
Parabéns mano!! Ajudou MUITO.

Vejo muitos sportback's 2007 na faixa dos 80mil km...e poucos sabem referente a troca do oleo de cambio, teria algum problema caso efetue essa troca; mesmo que nunca tenha sido feita?
Pergunto isso pois o cambio das bm's rola um papo no bimmerclub que se sua bmw não fez a troca com 100.000 e você efetuar a troca passado uns 25mil~30mil km desses 100mil você literalmente detonou o seu cambio, pois o oleo novo seria fino d+ e como já havia um desgaste pela falta da manutenção ele acaba desgastando as engrenagens mais rápido...existe muitos relatos no forum. Já ví isso acontecer com hondas também.
No caso dos cambios DSG da vw ocorre isso?
 
Então, @[member="Felipe-bsb"]

Em relação ao câmbio DSG, acho que trocar o óleo de 2 em 2 anos seria interessante para manter ele em bom funcionamento. Aqui na minha região custa por volta de 550 reais para efetuar a troca (óleo+mão de obra) pelo que andei pesquisando. 275 reais diluídos por ano para manter o câmbio em ordem é de um ótimo custo-benefício.
 
Ainda não sei detalhes, @[member="merotti"].

Quem me deu essa informação foram alguns donos de Audi aqui da cidade. Tem uma oficina em uma cidade próxima (Faxinal do Soturno) que é especialista em câmbios automáticos. "Automatic" o nome. Para quem é de Santa Maria, eles cobram menor valor na mão de obra. O serviço então fica por volta de 550 à 600 reais. Todos eles trocam o óleo do câmbio DSG lá nessa oficina e nunca tiveram problemas.

Atenciosamente;
Leonardo.
 

guiguigui

Membro
Leonard Wilhelm disse:
Ainda não sei detalhes, @[member="merotti"].

Quem me deu essa informação foram alguns donos de Audi aqui da cidade. Tem uma oficina em uma cidade próxima (Faxinal do Soturno) que é especialista em câmbios automáticos. "Automatic" o nome. Para quem é de Santa Maria, eles cobram menor valor na mão de obra. O serviço então fica por volta de 550 à 600 reais. Todos eles trocam o óleo do câmbio DSG lá nessa oficina e nunca tiveram problemas.

Atenciosamente;
Leonardo.
Sempre bom saber de outras oficinas aqui no RS. Eu que sou de Marau sofro muito com isso, só em POA e São Leopoldo pra mexer no carro!
 
Boa tarde.
Gostaria de contar com a ajuda dos colegas, já tive 3 Audi A3 1.6, o primeiro SR o os outros dois com motores nacionais, no total já rodei algo em torno de 150.000km com tais carros, o desempenho e consumo atendem minhas necessidades, além de serem carros com manutenção barata, no mesmo nível de preço de Polo e Golf 1.6.

Atualmente estou pensando em comprar um Sportback 1.6 2007 ou 2008, gostaria de saber se alguém do grupo tem informações sobre desempenho, consumo e principalmente gastos com manutenção do mesmo.

Desde já agradeço a atenção

Fábio
 
Topo