Dúvida temperatura do motor

phabran

Membro
Pessoal,

Eu tinha um Brava HGT (132CV) que possuía válvula termostática e que deixava a temperatura sempre no meio, não importando se estava quente ou frio. Quando esquentava mais e o eletroventilador era acionado, o ponteiro não tinha subido quase nada. No A3 eu notei que ele estava ruim, que demorava demais para esquentar e quando esquentava, ao pegar uma avenida marginal ou rodovia, com o vento frontal a temperatura descia até o mínimo. Na hora pensei: válvula termostática travada aberta. Levei no mecânico que disse que a válvula termostática do A3 só trava fechada, ou seja, pode superaquecer, mas nunca esfriar demais e que o problema era no sensor de temperatura. Trocado o sensor parece que voltou ao normal, porém esses dias eu reparei que na estrada a temperatura saiu do meio, perto dos 90 e caiu lá pelos 80ºC (aprox. já que não tem marcações).

Pergunto: isso é normal? Se fosse meu carro antigo eu teria certeza que não porque ele não oscilava, sempre estava na mesma faixa de temperatura de trabalho.

Abraço,

Patrick
 

Jordaum

Aro 99
O meu nunca oscilou acima dos 90ºC, mas na estrada, quando era uma descida boa, ou uma madrugada fria, a temperatura abaixava um pouco sim. E em compensação o rendimendo do carro melhorava muito :)
 

Northon

Membro
A termostática fica sempre fechada, começando a abrir a partir dos 90 graus até abrir totalmente a uns 100 graus, a fim de impedir que a temperatura fique menor de 90º, o que traz diversos danos ao motor a longo prazo, e a curto prazo piora o consumo.

Quando comprei meu a3 a bomba dagua estragou e quando a troquei coloquei uma termostatica nova, da MTE... 1 ano de meio depois essa porcaria deixou de vedar totalmente a passagem dagua, demorando pra esquentar e na estrada chegava a cair a 70º. COloquei uma nova e agora a temperatura nao sai dos 90º :)

Uma dica, o termometro do painel nao marca a temperatura real, por querer... de 85 a 109º o ponteiro é programado para ficar marcando 90º, a fim de nao preocupar o motorista... Porém, quando chega nos 110, ele salta hehehe

Bom, pra ver a temp real, é só usar o climatronic do a/c, aperte simultaneamente o botao de circulador e o de jogar o vento pra cima, altere pra 49C e aperte o circulador novamente, que irá mostrar a temp de forma digital

Espero ter ajudado

abraçoss
 

phabran

Membro
Vou fazer o teste. Nesse sábado fui para o Guarujá e notei que descendo os túneis da Imigrantes engatado sem nem tocar no acelerador a temperatura caiu para o mínimo! Sei que quando estamos engatados e embalados o cut-off entra em ação, mas mesmo assim deveria ter mantido a temperatura na mesma faixa, acredito eu. E acho que demora bem para esquentar, uns 20 minutos pelo menos.
 

Júnior

Antoniooo Nunessssssss!!!!!!!
Meu carro funciona CRAVADO no 90...esteja derretendo o asfalto (situaçao comum aqui no RJ) ou esteja muito frio (como na cidade serrana de Friburgo onde tenho casa). E esquenta "rapido" tbm ao dar a partida.
Carro q oscila temperatura em movimento e dependendo da variaçao da temp externa, vcs vao me perdoar, mas ta com problemas nas valvulas-sensores de agua e temperatura.
 

Serious

Novato
to no nivel do phabran.

minha valvula é nova.
agua trocada todo ano , aditivo original VW vermelho. Nao lembro o nome.

e... 10 a 15min para esquentar
e em estrada , descidas longas , periodos sem mt aceleracao... desce pra 80 graus.

agora , andando cidade acima de 10 , 15minutos , metendo o pe normal, cravado 90.
 

RafaPR

Consultor Técnico
Júnior disse:
Meu carro funciona CRAVADO no 90...esteja derretendo o asfalto (situaçao comum aqui no RJ) ou esteja muito frio (como na cidade serrana de Friburgo onde tenho casa). E esquenta "rapido" tbm ao dar a partida.
Carro q oscila temperatura em movimento e dependendo da variaçao da temp externa, vcs vao me perdoar, mas ta com problemas nas valvulas-sensores de agua e temperatura.

Concordo, o meu com 5 minutos já começa a sair o ponteiro de temperatura do mínimo, um pouco mais de tempo já tá nos 90 e não sai mais de lá nem por decreto! :mrgreen:

Se a válvula termostática tá nova, deve ser algum sensor msm...já tentaram passar o VAG pra ver se não tem alguma leitura errada ou coisa do tipo?
 

House

Fundador do A3Clube
acho q nao ta errado nao....esses dias andei com scanner no meu carro e vi que ele chega a 75 graus rapidinho e é o que o ponteiro marca....o meu esta incrivelmente preciso! ja a de um amigo meu chega aos mesmo 75 graus nos mesmos 4 minutos mas o ponteiro marca 90 e fica em 90 até a temp real de 96. Ou seja esses ponteiros tem muita dispersão de medida é bem provavel que de todo mundo esteja bom.

Abs!
 

phabran

Membro
Heitor, o scanner que montou é aquele do Deal Extreme? Se for vou comprar! O software que vem junto funciona ou baixou outra versão?
 

phabran

Membro
Legal. Vou comprar o cabo do DX se ainda tiver e ligo no notebook. Se rolar legal depois penso em ligar no CarPC. Estou correndo atrás para ver se consigo montar um em breve.
 

Rodrigom

Novato
Heitor disse:
phabran disse:
Heitor, o scanner que montou é aquele do Deal Extreme? Se for vou comprar! O software que vem junto funciona ou baixou outra versão?


nesse caso eu estava usando o scanner via kiwi wifi da PLX.....

http://www.youtube.com/watch?v=GoSz5Td97CM

http://www.plxkiwi.com/kiwiwifi/

mas o scanner do dealextreme tmb funcionaria perfeitamente!! se o vag-com deles nao funcionar te passo o meu...

Fala Carlinho,

Tenho um iphone e tenho interesse nesta interface wifi.

Qual site vc comprou? Ficou caro o frete e quantos dias demorou para chegar?

[],s
 
Topo