Dúvida sobre nível do óleo e quilometragem

jnimet

Novato
E aí galera, tenho um Audi A3 1.8T 20V. A 6 meses aproximadamente fiz a troca de óleo e filtro de óleo. Coloquei o óleo da Castrol 5W40 100% sintético. Foi colocado 4 litros e meio de óleo. A uma semana +-, quando estava quase completando 6 meses da troca de óleo, acusou no painel óleo no mínimo. Fiz 4.300km nesse tempo. Minhas dúvidas são;

É normal baixar o óleo assim em 6 meses?

De quanto em quanto tempo devo realizar a troca do óleo e filtro?

Ta certo colocar 4 litros e meio de óleo? qual é a quantidade recomendada?

aguardo.

xerminada

Membro
A quantidade colocada está correta, são 4,5 L junto com a troca do filtro.
Com certeza, tem um vazamento no seu carro, verifica a junta da tampa de válvulas pois costuma vazar bastante por alí ...

É normal baixar um pouco, mas não essa quantidade nesse período de tempo.

boa sorte

jnimet

Novato
A quantidade colocada está correta, são 4,5 L junto com a troca do filtro.
Com certeza, tem um vazamento no seu carro, verifica a junta da tampa de válvulas pois costuma vazar bastante por alí ...

É normal baixar um pouco, mas não essa quantidade nesse período de tempo.

boa sorte

então, já olhei todo o motor, não tem nenhum sinal de vazamento =/.

de qto em qto tempo vc faz a troca de óleo no seu?

vou verificar essa tampa da válvula (essa tampa é a do motor por onde coloca o óleo?)

xerminada

Membro
Realizo a troca a cada 5 mil km, porém não abaixa a ponto do sensor acusar ...

Segue o desenho de onde fica essa junta a qual me refiro:
junta-tampa-de-valvula-audi-a3-a4-a6-e-tt-20-tfsi-vw-g_MLB-O-3197252127_092012.jpg

O vazamento geralmente ocorre na parte de trás do motor, dificultando a percepção ...

Peça para o mecânico retirar as bobinas, se tiver oleo nelas, pode trocar a junta ...
Verifica também outros componentes como o próprio sensor de óleo, e o parafuso e bujão do carter, esses também podem apresentar vazamentos, apesar de que nesse caso você iria ver no chão onde o veículo passa a noite.

jnimet

Novato
Valeu xermiada, vou falar com o cara que vai trocar o óleo para ver essas coisas que vc falou. Obrigado pela ajuda, abraço.

roxo

Moderador
Meu caro,

Ta com cara de vazamento ou queima de oleo .. quantos KM ja tem rodado seu bolido ???? observe no protetor do carter se ta melado .. mas mesmo assim vc veria mancha no são pela quantidade perdida ... estamos no aguardo

jnimet

Novato
tem 79 mil km. não tem bora na tampa onde se coloca óleo no motor, no carter tudo limpo (nunca pingou uma gota de óleo. Já fui olhar o óleo logo depois de andar, motor quente e tudo mais, e não tinha cheiro algum, tudo normal.

Não uso água e sim líquido de arrefecimento, faz uns 8 meses e ta de boa ainda. Completei com 500ml de óleo que tinha e está de boa, quando olho o óleo com o carro parado um tempo, está acima da metade, ou seja, certinho.

Mas como já fez 6 meses, comprei 5 litros do Castrol profissional 100% sintético 5W40, em breve vou trocar.

não achei essa junta da tampa de valvulas, essa imagem não consegui entender e achar =/.

EduGalaxe

Novato
aproveitando o tópico, tem problema colocar o filtro largo (dos modelos turbo) no aspirado? surgiu a oportunidade de pegar um K&N, mas é do modelo mais largo... isso mudará em que? na quantidade de óleo colocada somente?

roxo

Moderador
aproveitando o tópico, tem problema colocar o filtro largo (dos modelos turbo) no aspirado? surgiu a oportunidade de pegar um K&N, mas é do modelo mais largo... isso mudará em que? na quantidade de óleo colocada somente?

Meu Caro,

Influencia na quantidade de oleo e nas pressões do oleo no motor .... aconselho a vc colocar o propio do veiculo e não faria o investimento em um K&N para oleo não !!! sei que é um puta filtro, mas vc pode usar um man filter de R$18,00 pilas que é padrão OEM, dentro das especificações e andar de boa !!! faça um investimento de um K&N para o filtro de ar ... fica a dica !!!

Jordan

Novato
jnimet disse:
E aí galera, tenho um Audi A3 1.8T 20V. A 6 meses aproximadamente fiz a troca de óleo e filtro de óleo. Coloquei o óleo da Castrol 5W40 100% sintético. Foi colocado 4 litros e meio de óleo. A uma semana +-, quando estava quase completando 6 meses da troca de óleo, acusou no painel óleo no mínimo. Fiz 4.300km nesse tempo. Minhas dúvidas são;

É normal baixar o óleo assim em 6 meses?

De quanto em quanto tempo devo realizar a troca do óleo e filtro?

Ta certo colocar 4 litros e meio de óleo? qual é a quantidade recomendada?

aguardo.
Amigão, é normal sim, no próprio manual do Audi informa isto, ele baixa em média 400 a 500 ml a cada mil km