Dúvida sobre Acionamento das Ventoinhas (Radiador e AC)

Fala Galera, blz? Já acompanho o clube há alguns meses desde que adquiri meu Audi, e desde então já sanei várias dúvidas vendo os problemas solucionados.

Pois bem, o antigo dono maltratava um pouco o carro e estava rodando (não sei por quanto tempo!) com a ventoinha do radiador queimada. Assim que peguei o carro fiz a troca da mesma por uma nova em um mecânico de confiança. Até aí tudo bem, mas a minha dúvida é se ela está mesmo armando ou não e também se ela arma apenas atingir certa temperatura etc..

A Temperatura no painel fica sempre estável em 90ºc, mas já dei um coro no bicho pela BR e quando cheguei ao destino também não percebi nenhum sinal da ventoinha armando..(ao levantar o capô percebo que fica um vapor beeem quente mesmo em trajetos curtos). Eu fiz um teste bobo de levantar o capô, ligar o carro, o ar condicionado, dar umas pisadas e deixar um tempo lá.. e ainda nada de NENHUMA das ventoinhas armarem, nem que seja uns giros e parar.

Pode ser paranóia de minha parte, até porquê este é meu primeiro carro e estou pegando várias "manhas" agora. Estou pensando em levar num eletricista, mas antes queria sanar esta dúvida pois pode ser bobeira e ainda assim vou ter q pagar o cara pelo diagnóstico.

OBS.:
Pesquisei no fórum e já chequei a caixa de fusíveis que fica acima da bateria, estão OK pelo menos visualmente, nenhum sinal de anormalidade.

Agradeço a todos antecipadamente ;-)
 

The Rock

Novato
Stiffmeister,

Qual a temperatura que mostra no climatronic?

A do painel tem que ficar no 90º sempre, porem no climatronic vc consegue ver a temperatura real, a ventoinha aciona a temperatura por volta de 102º a 108°, as duas independente do ar estar ligado. se não esta acionando estão com problemas

Já verificou tbm o sensor de temperatura? fica do lado direito do motor olhando de frete, geralmente é verde.
 
The Rock disse:
Stiffmeister,

Qual a temperatura que mostra no climatronic?

A do painel tem que ficar no 90º sempre, porem no climatronic vc consegue ver a temperatura real, a ventoinha aciona a temperatura por volta de 102º a 108°, as duas independente do ar estar ligado. se não esta acionando estão com problemas

Já verificou tbm o sensor de temperatura? fica do lado direito do motor olhando de frete, geralmente é verde.
Obrigado pelas informações, vou verificar o sensor de temperatura.

Fiz o teste pelo climatronic e nos trajetos curtos a temperatura fica estável abaixo dos 95°.. Vou fazer um teste na Estrada para ver. Mas neste caso as ventoinhas não armariam pois está abaixo dos 100°, certo?

To quase levando num eletricista caso não ache nada de anormal no sensor, pois estou para fazer uma viagem de 200km e tô com receio de ferver a nave kkk



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Andr3T

Membro
O cebolão do carro é de 2 estágios, em 92 e 102 graus. Qual a lógica de disparar o primeiro estágio só com mais de 100 graus?
Muitos A3 por ai rodam sem o primeiro estágio da ventoinha e nem sabem.

O normal é disparar com 93-95 o primeiro estágio, e só caso necessário, disparar o segundo, quando o carro já passa dos 102.
 
Enfrento o mesmo problema amigo. Minha ventoinha só está armando a 102º.

Já troquei sensor de temperatura, termostática, rele da ventoinha ( aquele que fica abaixo da bateria) e meu cebolão é novo ( comprei em dezembro de 2016)

Tenho uma vaga recordação que a ventoinha acionava a 95º porem não tenho certeza.

Fiz o teste direto no conector da ventoinha alimentando direto 12V e os 2 estágios funcionam.
Estou pra comprar outro cebolão pra tirar essa duvida, já tentei de tudo pra ela acionar a 95º como é informado no próprio cebolão mas não adiantou.

Assim que tiver uma posição te atualizo aqui.

André Dal Molin disse:
O cebolão do carro é de 2 estágios, em 92 e 102 graus. Qual a lógica de disparar o primeiro estágio só com mais de 100 graus?
Muitos A3 por ai rodam sem o primeiro estágio da ventoinha e nem sabem.

O normal é disparar com 93-95 o primeiro estágio, e só caso necessário, disparar o segundo, quando o carro já passa dos 102.
André, minha duvida é: em algum momento apenas uma ventoinha é acionada?
 

The Rock

Novato
Andre

Entao provavelmente o cebolao do meu carro esta com problemas correto?? Esse fim de semana troquei o sensor de temperatura, o antigo marcava ate 102° ai acionava as duas ventoinhas, a temperatura baixava a 96° e ficava nesse ciclo sempre, porem agora com o sensor novo a temperatura chega a 108° pra acionar as ventoinhas depois cai pra 103/104.....agora estou em duvida se esse eh o primeiro ou segundo estagio pq ligadas ficam uns 5 segundos funcionando.
Estou desconfiado que seja o cebolao.

Sobre acionar as ventoinhas com ligaçao direta, como faço? No forum ate achei um DIY mas as fotos nao abrem, sei q o meu sao 3 pinos, eh soh puxar um fio do positivo da bateria e encostar em um desses 3?
 
The Rock disse:
Andre

Entao provavelmente o cebolao do meu carro esta com problemas correto?? Esse fim de semana troquei o sensor de temperatura, o antigo marcava ate 102° ai acionava as duas ventoinhas, a temperatura baixava a 96° e ficava nesse ciclo sempre, porem agora com o sensor novo a temperatura chega a 108° pra acionar as ventoinhas depois cai pra 103/104.....agora estou em duvida se esse eh o primeiro ou segundo estagio pq ligadas ficam uns 5 segundos funcionando.
Estou desconfiado que seja o cebolao.

Sobre acionar as ventoinhas com ligaçao direta, como faço? No forum ate achei um DIY mas as fotos nao abrem, sei q o meu sao 3 pinos, eh soh puxar um fio do positivo da bateria e encostar em um desses 3?
apos os106º é o segundo estagio

Para testas as ventoinhas basta tirar o conector dela, sao 3 fios ( marrom, vermelho+preto, vermelho+ branco) se nao me engano é isso.
Puxa 2 fios da propria bateria, um positivo e um negativo, o negativo voce liga no marrom da ventoinha, e o positivo no vermelho. Cada vermelho corresponde a um estagio da ventoinha
 

The Rock

Novato
Danylo disse:
apos os106º é o segundo estagio

Para testas as ventoinhas basta tirar o conector dela, sao 3 fios ( marrom, vermelho+preto, vermelho+ branco) se nao me engano é isso.
Puxa 2 fios da propria bateria, um positivo e um negativo, o negativo voce liga no marrom da ventoinha, e o positivo no vermelho. Cada vermelho corresponde a um estagio da ventoinha
Valew Danylo, vou fazer o teste no fim de semana e depois posto aqui o resultado.
 
Então galera, decidi ir em um auto elétrico aqui próximo, ele fez aquele teste do jumper e os dois estágios armaram.
Deixamos em teste acompanhando pelo Climatronic e a ventoinha armou o primeiro estágio por volta dos 95/97° e após baixar ela parou, como era de se esperar, ela não roda nem 40 segundos direito, como os amigos disseram, funcionando o primeiro estágio o segundo dificilmente precisará ser acionado. Então acredito que era paranoia da minha parte mesmo, mas fica aí a dica, pois na dúvida podemos rodar apenas com o segundo estágio, sem estar ciente.

Obrigado a todos pelas informações, acredito que já ajude quem tiver nesta dúvida a identificar quais podem ser as causas dos problemas.
 
Boa noite, estou passando o mesmo problema, meu carro chega a 108C sem o ar ligado.
Com o ar ligado ele N passa dos 82C.
Já troquei a tampa do radiador que estava perdendo pressão mas mesmo assim não normalizou...
O que será que pode ser galera?
A3 180 2006 Manual

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MarceloSantana disse:
Boa noite, estou passando o mesmo problema, meu carro chega a 108C sem o ar ligado.
Com o ar ligado ele N passa dos 82C.
Já troquei a tampa do radiador que estava perdendo pressão mas mesmo assim não normalizou...
O que será que pode ser galera?
A3 180 2006 Manual

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Fez o teste das ventoinhas? Pra ver se os 2 estágios estão bons?
Sensor de temperatura e cebolão já conferiu?
 
Danylo disse:
Fez o teste das ventoinhas? Pra ver se os 2 estágios estão bons?
Sensor de temperatura e cebolão já conferiu?
Ventoinhas OK pq funciona com o ar ligado as duas. Tampa do radiador comprei hj nova.
Sensor de temperatura e cebolao ainda não olhei. Vou levar em uma oficina que só trabalha com radiadores e refrigeração de carro e comento aqui com vocês

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MarceloSantana disse:
Ventoinhas OK pq funciona com o ar ligado as duas. Tampa do radiador comprei hj nova.
Sensor de temperatura e cebolao ainda não olhei. Vou levar em uma oficina que só trabalha com radiadores e refrigeração de carro e comento aqui com vocês

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Ligas as ventoinhas não é o teste, cada ventoinha tem 2 estagios de velocidade, um lento e um rapido. Esse é o teste que vc tem que fazer, cada ventoinha tem 3 fios 1 marrom e 2 vermelhos, puxa um 12V direto da bateria e liga o negativo no marrom e o positivo nos vermelhos, cada vermelho corresponde a uma velocidade.
Se tiver tudo certo provavelmente será o cebolao.
 
Danylo disse:
Ligas as ventoinhas não é o teste, cada ventoinha tem 2 estagios de velocidade, um lento e um rapido. Esse é o teste que vc tem que fazer, cada ventoinha tem 3 fios 1 marrom e 2 vermelhos, puxa um 12V direto da bateria e liga o negativo no marrom e o positivo nos vermelhos, cada vermelho corresponde a uma velocidade.
Se tiver tudo certo provavelmente será o cebolao.
Vou fazer o teste e aviso aqui..
Obrigado

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Edner

Membro
Pessoal, dando uma revivida no tópico. Peguei um audi A3 1.8T que estava com todo o sistema de arrefecimento comprometido, nada funcionava. Primeiro fiz a limpeza do sistema, troquei o reservatorio e fiz e troca do sensor de temperatura (cebolinha ao lado do motor) pois não marcava a temperatura no painel. Daí em diante quando fui andar acionava as ventoinhas de forma aleatoria, as vezes sim as vezes não e com o climatronic marcando acima de 108º, liquido fervendo, tudo cheirando a óleo queimado... testei os estagios da ventoinha pelo chicote do cebolão, jumpeanndo, um estágio acionava e o outro não, testei as ventoinhas direto pelos dois chicotes puxando positivo da bateria e os dois estágios das duas funcionando ok. Então troquei o rele, testei novamente jumpeando o chicote do cebolão e tudo funcionou, porém quando fui andar, só acionava em 102º como o do "The Rock" falou aqui acima. Troquei o cebolão achando que ia resolver de vez e para a minha supresa, mesma coisa, só aciona em 102º. Dai li esse tópico, pois a lógica continua apontando o problema para o cebolão, afinal ele é a chave de liga e desliga, e tudo me levou a suspeitar que os cebolões vendidos no Mercado Livre ( que foi onde comprei o meu) só estão "switchando" em 102º, fiz uma pesquisa em alguns sites na gringa e vi que esse cebolão com o mesmo Part Number tem de váriações com especificações diferentes, melhor dizendo, com acionamento em temperaturas diferentes. (segue print em anexo) Então a questão, Andr3T, seu cebolão realmente aciona em 92º? Se sim, onde você comprou ele, tem como indicar? E ao pessoal que vier aqui em busca da solução do mesmo problema, antes de comprar um cebolão no Mercado Livre, certifique-se com o vendedor se ele realmente aciona em 92º, pois a maioria dos vendedores devem estar mandando vir da china e vendendo sem nem prestar atenção a esse detalhe. Afinal, é plausivel que haja essa diferença, pois tendo em conta que dependendo da região a temperatura ambiente é completamente diferente, então talvez haja realmente a necessidade de a ventoinha acionar apenas em 102º, em algum lugar muito frio por exemplo. Agora vou atrás de um cebolão que acione em 92º, (se é que ele existe) e se a minha teoria estiver correta coloco aqui depois o resultado. Abrass.
 

Anexos

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