[Dúvida] Barulho ao acelerar o carro.

NEJI

Novato
Olá prezados, venho aqui solicitar a ajuda de vocês, não consegui descobrir o problema. Meu carro está fazendo um barulho estranho ao acelerar, gravei um vídeo para demonstrar. Esse barulho sai perto do corpo de borboleta, mas não encontrei nenhum vazamento, suspeito que seja da correia dentada. Sempre que inicio a aceleração independente da marcha ele faz esse barulho, agora imagina a minha situação quando está trânsito e tenho que subir uma ladeira com esse barulho a todo momento :hehehe2: .

https://youtu.be/dAtjh5nyksA
 

flaviocrp

Membro
99,9% de certeza, tensionador da corrente de comando, desliga o sensor do tensionador e veja se para o barulho, caso sim providencie a troca.
 

NEJI

Novato
Ricardo Auto Som disse:
Qual motor é seu a3!?

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1.8 Aspirado 20V 125 cv AGN


flaviocrp disse:
99,9% de certeza, tensionador da corrente de comando, desliga o sensor do tensionador e veja se para o barulho, caso sim providencie a troca.
Obrigado por responder, irei testar, se for eu estou ferrado. Acabei de trocar a junta tampa de válvulas pela 3º vez :/

Obs: Peças originais.
 

flaviocrp

Membro
Esse tensionador na aspirada é tenso!! O meu começou agora a fazer barulho e nas acelerações esta bem baixinho nem se percebe. Mas voce pode andar um tempo com ele desligado até tomar um folego. Se a troca da junta é bem recente nao precisa trocar novamente da pra reutilizar.

Flávio
 

NEJI

Novato
Boa tarde @[member="flaviocrp"], tudo tranquilo?
Então, pesquisei na internet em vários websites onde fica esse sensor, mas não encontrei, só consigo encontrar a peça em si. Você teria algum print?
Não teria problema em desligar esse sensor? Ele não afeta o motor diretamente?
 

flaviocrp

Membro
Bom dia,

Tira a capa grande do motor, olhando de frente o sensor fica do lado direto(lado do cambio), na lateral do cabeçote próximo das tubulações de respiro do óleo, entre a tampa de válvulas e o cabeçote. Veja se acha caso contrario tiro uma foto.
 

NEJI

Novato
flaviocrp disse:
Bom dia,

Tira a capa grande do motor, olhando de frente o sensor fica do lado direto(lado do cambio), na lateral do cabeçote próximo das tubulações de respiro do óleo, entre a tampa de válvulas e o cabeçote. Veja se acha caso contrario tiro uma foto.

Desculpe a demora para responder, só hoje tive tempo de fuçar no carro hahaha.
Agradeço o seu suporte, você está 100% certo o problema é nessa peça mesmo. Agora só me resta comprar a peça e levar no mecânico.
Obrigado.
 

flaviocrp

Membro
Aproveita e faz um diagnostico completo ao trocar a peça, faz a medição da pressão de óleo e se possível tirar o cárter e olhar o estado da peneira, pois a borra causa esse problema no tensionador.

Se estiver apertado pode andar um tempo com ele desligado, ele é acionado com o carro frio e pelo que li é apenas para fins de emissão de poluentes.

Flávio
 

JulioRJ

Membro
rapaz esse assunto é longo, já foi debatido várias vezes aqui. tem um monte de topicos.

até o momento alguns conseguiram resolver trocando o tensor. tem que ser alemão, chines é problema certo.

alguns mesmo trocando não resolveu ou voltou com menos de 40k. andando com a solenoide desligada vc perde torque em baixa sim pq aquilo é um VVT

no meu ainda não troquei mas consegui amenizar usando pentosin 5w50. também já limpei pescador em casa com calma e não resolveu. ja usei molykote e militec que deram uma solução temporária mas depois voltou.

muito provavelmente essa peça oferece um desgaste acima do normal, não acompanhando o desgaste natural do motor, por isso "cansa" prematuramente.


aqui com o 5w50 e o motor bem quente (logo ao chegar em casa de uma viagem)

[YouTube]https://www.youtube.com/watch?v=gVJlMwlu7lY[/YouTube]


o ideal era usar um 10w60 100% sintetico que é um óleo pra competição, com certeza com esse não vai bater, porém acho que com umas 3 trocas de oleo dessas vc compra um tensor original kkk
 

JulioRJ

Membro
ah, lembrando que o meu não bate à frio. só começa isso aí quando o motor começa a atingir uns 70-80 graus. antes com oleo 5w40 ele batia mais e um pouco mais cedo, com 60 graus já dava pra ouvir. fiz muito teste mesmo, sou pão duro demais... kkk como faço em casa sou preguiçoso tb dá um trabalho fudido tirar esse esticador vou ver se faço quando trocar a dentada daqui uns 30kkm
 
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