[DÚVIDA] Perda de potência

Beleza galera, notei uma coisa no meu A3 8L 180HP, quando dou umas esticadas nele com o motor já quente em seus 90ºC o carro perde potência, só que eu achei estranho, esses dias dei umas 4 puxadas seguido com ele, de primeira marcha a terceira marcha em todas as vezes, depois fui dar mais umas puxadas com ele o carro perdeu rendimento, demorava pra subir de giro e o carro ficava amarrado de alta...Porém quando o motor da uma esfriada ele volta ao normal.

É o primeiro Audi que tenho, é comum ele perder rendimento depois de umas esticadas com o motor já quente?

Já foi passado VAG e não acusou nada, o carro está 100%.
 
Mangueiras Ok também, bobinas, bomba de combustível ok, só não revisei os bicos, mas se fosse alimentação já teria sentido isso no pé mesmo em outras temperaturas...
 

André Brugnerotto

Hellspeed69
Mateus A-Tres disse:
Beleza galera, notei uma coisa no meu A3 8L 180HP, quando dou umas esticadas nele com o motor já quente em seus 90ºC o carro perde potência, só que eu achei estranho, esses dias dei umas 4 puxadas seguido com ele, de primeira marcha a terceira marcha em todas as vezes, depois fui dar mais umas puxadas com ele o carro perdeu rendimento, demorava pra subir de giro e o carro ficava amarrado de alta...Porém quando o motor da uma esfriada ele volta ao normal.

É o primeiro Audi que tenho, é comum ele perder rendimento depois de umas esticadas com o motor já quente?

Já foi passado VAG e não acusou nada, o carro está 100%.
Ontem aconteceu algo parecido comigo
depois de enfrentar um periodo em transito, carro quente normal, apareceu uma reta e resolvi esticar...no meu caso a pressão não passava de 0,4bar!! (tenho manometro) e o carro ta chipado, normal é chegar a 1,4bar de pico. e mesmo após andar e andar com o carro a pressão não passava de 0,4bar de jeito nenhum! carro amarradasso.. resolvi então desligar e ligar o carro no semáforo para ver se resolvia, isso depois ja de rodar vários kilometros com o carro nesse estado, feito isso pronto! o reset baiano resolveu e o carro voltou ao normal.
@overspeed sabe explicar o motivo da injeção limitar tanto a pressão assim e não voltar mais ao normal sem desligar/ligar o carro novamente? :help:
 

overspeed

Comerciante
Andre_Hellspeed disse:
Ontem aconteceu algo parecido comigo
depois de enfrentar um periodo em transito, carro quente normal, apareceu uma reta e resolvi esticar...no meu caso a pressão não passava de 0,4bar!! (tenho manometro) e o carro ta chipado, normal é chegar a 1,4bar de pico. e mesmo após andar e andar com o carro a pressão não passava de 0,4bar de jeito nenhum! carro amarradasso.. resolvi então desligar e ligar o carro no semáforo para ver se resolvia, isso depois ja de rodar vários kilometros com o carro nesse estado, feito isso pronto! o reset baiano resolveu e o carro voltou ao normal.
@overspeed sabe explicar o motivo da injeção limitar tanto a pressão assim e não voltar mais ao normal sem desligar/ligar o carro novamente? :help:
Sim, conforma aumenta a temperatura do ar é preciso usar mais pressão para obter a potência desejada (lembre que é uma ECU orientada a torque)...só que é um ciclo vicioso, qto mais pressão usar mais esquenta o ar, até que ultrapassa um valor considerado seguro (90°C) e a ECU entra em proteção... qdo é OEM (sem chip) a pressão final é muito parecida com a de proteção (até pela propria dinâmica do processo que é abrir a N75 100%) vc não sente tanto, qdo é chipado a diferença é grande se sente.

Qdo vc desliga e religa ela entende que o processo pode recomeçar e SE atingir novamente ele refaz o processo, até porque pode ser um defeito no sensor de temperatura do ar e a fabrica ta mais preocupada com não quebrar o motor (garantia)

Aposto que o dia estava bem quente (perto ou pra cima dos 30°C) certo ?

Pra que não aconteça vc teria que fazer um upgrade de intercooler ou eu desligar completamente a proteção do motor por temperatura do ar.
 

overspeed

Comerciante
Cfacioli disse:
Deve ser pq o intercooler nao eh grande o suficiente pra resfriar. Aí a injeção atrasa o ponto e perde rendimento!
Exato, conforme esquenta ela atrasa o ponto, pra compensar a perda de torque aumenta a pressão...e acontece o que relatei acima num certo momento pois qto mais pressão mais esquenta o ar e menos ponto => mais pressão.


curiosidade, se vc moer S3 OEM numa pista (trackday) chega uma certa hora em que a mistura vai a fator lambda 0,65 (Wideband) e a pressão que originalmente é perto de 0,9bar cai lá pros 0,6Bar e vc sente nitidamente que esta em proteção (a fabrica usa a palavra desativação do estagio de potência = powerstage disable kkkk) e só volta se vc desligar e religar novamente... nos Golf 180 OEM a pressão vai pros 0,45Bar (a pressão mecânica) e a sonda vai pra 0,75
 

André Brugnerotto

Hellspeed69
overspeed disse:
Sim, conforma aumenta a temperatura do ar é preciso usar mais pressão para obter a potência desejada (lembre que é uma ECU orientada a torque)...só que é um ciclo vicioso, qto mais pressão usar mais esquenta o ar, até que ultrapassa um valor considerado seguro (90°C) e a ECU entra em proteção... qdo é OEM (sem chip) a pressão final é muito parecida com a de proteção (até pela propria dinâmica do processo que é abrir a N75 100%) vc não sente tanto, qdo é chipado a diferença é grande se sente.

Qdo vc desliga e religa ela entende que o processo pode recomeçar e SE atingir novamente ele refaz o processo, até porque pode ser um defeito no sensor de temperatura do ar e a fabrica ta mais preocupada com não quebrar o motor (garantia)

Aposto que o dia estava bem quente (perto ou pra cima dos 30°C) certo ?

Pra que não aconteça vc teria que fazer um upgrade de intercooler ou eu desligar completamente a proteção do motor por temperatura do ar.
sim dia quente, e como eu estava em transito com certeza a temperatura do ar estava perto ou mais que os 30ºC, no painel tava marcando 27ºC com o carro rodando.

Usando o VAG-COM em um outro dia mais frio durante transito fiz a medida do sensor de temperatura de ar e estava próximo dos 60ºC SEM nem fazer esforço no carro, apenas naquele anda e para desgraçado!

Agora ficou claro, vou jogar gelo no intercooler! rsrs
Obrigado pelos esclarecimentos!
 

overspeed

Comerciante
Então foi bem isso que aconteceu... deve ter passado dos 1,5Bar (maior requisição de pressão porcausa do ar quente) e no fim acabou entrando em proteção... até tenho como eliminar esta proteção se vc quiser... fica a seu critério (o correto é na verdade melhorar o IC mesmo com pelo menos um bombado)
 

André Brugnerotto

Hellspeed69
overspeed disse:
Então foi bem isso que aconteceu... deve ter passado dos 1,5Bar (maior requisição de pressão porcausa do ar quente) e no fim acabou entrando em proteção... até tenho como eliminar esta proteção se vc quiser... fica a seu critério (o correto é na verdade melhorar o IC mesmo com pelo menos um bombado)
Tranquilo, essa proteção afeta pouco meu uso, no pior dos casos desligo e ligo o carro e boa. :eek:k: o dia que eu for passear no deserto pode ser que ela salve a turbina kkk

valeu!
 

Guihx3

Membro
Estava com essas duvidas de perda de rendimento quando motor esta quente.. boa overspeed! Vou tentar dar um up no intercooler.
 

Guihx3

Membro
Up feito.. porem no trackday, carro amarradasso.... fiquei decepcionado. Na rua ta canhao, mas no track quando frito mesmo, ficou pior q antes. :(
 
Meu carro, em dias com mais de 25 celsius, faz essa merda, também. Aí, estou tendo que desligar e ligar o carro, em plena estrada, a cada 2 minutos, porra!!!. Mas ele começou a fazer isso de agosto pra cá, quando troquei o módulo. Minha pressão chega a 1,5 bar, nos dias frios, e não passa de 1,3, no dias quentes. Mas não tem essa não de ir aumentando a pressão para manter torque, em função do atraso de ponto causado pelo ar quente. É sempre 1,5 ou 1,3.
 

Guihx3

Membro
Massambaba disse:
Meu carro, em dias com mais de 25 celsius, faz essa merda, também. Aí, estou tendo que desligar e ligar o carro, em plena estrada, a cada 2 minutos, porra!!!. Mas ele começou a fazer isso de agosto pra cá, quando troquei o módulo. Minha pressão chega a 1,5 bar, nos dias frios, e não passa de 1,3, no dias quentes. Mas não tem essa não de ir aumentando a pressão para manter torque, em função do atraso de ponto causado pelo ar quente. É sempre 1,5 ou 1,3.
Pois eh ainda n resolvi este problema. Vou ter q ver com o Over, como ele disse acima. Excede o limite da pressao na ECU e o carro entra em proteção. Tem q tirar algum limitador de temperatura do motor.
 
Guihx3 disse:
Pois eh ainda n resolvi este problema. Vou ter q ver com o Over, como ele disse acima. Excede o limite da pressao na ECU e o carro entra em proteção. Tem q tirar algum limitador de temperatura do motor.
Massambaba disse:
Meu carro, em dias com mais de 25 celsius, faz essa merda, também. Aí, estou tendo que desligar e ligar o carro, em plena estrada, a cada 2 minutos, porra!!!. Mas ele começou a fazer isso de agosto pra cá, quando troquei o módulo. Minha pressão chega a 1,5 bar, nos dias frios, e não passa de 1,3, no dias quentes. Mas não tem essa não de ir aumentando a pressão para manter torque, em função do atraso de ponto causado pelo ar quente. É sempre 1,5 ou 1,3.
 
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